Governo americano aumenta defesa contra hackers

A falta de segurança virtual, em alguns setores estruturais como energia e transportes levou o governo dos Estados Unidos a criar um novo programa de segurança, chamado de “Cidadão Perfeito”. Antes do lançamento, contudo, a iniciativa já foi apelidada pelos detratores de “Big Brother”. A ideia é da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) da terra do Tio Sam, temerosa de ataques de hackers cada vez mais espertos e ousados.
O programa, basicamente, é o seguinte: a NSA passa a ter controle sobre os sistemas de operação de setores críticos da estrutura (tais como distribuição de eletricidade e operação de usinas nucleares, controle dos metrôs e do tráfego aéreo), podendo observar todas as ações na intranet desses sistemas. Qualquer operação cibernética fora do comum é imediatamente identificada pela NSA, que tem tempo hábil para tomar medidas cabíveis.
O argumento dos defensores do projeto é que alguns sistemas básicos que estão sob a jurisdição do governo ainda mantém em funcionamento os primeiros computadores que receberam para isso. Estes computadores, já ultrapassados, são alvos fáceis para ataques cibernéticos, e a necessidade de vigilância vem dessa vulnerabilidade. No futuro, pretendem aperfeiçoar esse sistema e fornecê-lo a outras empresas, para que também melhorem a eficácia em suas defesas.
A vigilância do programa é restrita aos setores governamentais, não invadindo a privacidade dos computadores pessoais da população. Pelo menos por enquanto. [Gizmodo]
9 comentários
“Governo americano aumenta defesa contra hackers…
Por Rafael Alves em 18.07.2010 as 17:53
Hoje é 9 de junho de 2013; 17:17; deu mais do que tempo pro autor corrigir o título & a matéria: hackers não são criminosos; são os crackers(CRiminal hACKERS) =P
hackers e crackers são tudo umas Drogas ( com o nome parecido)
gargwlas claro que não… um hacer é um especilista em alguma coisa, se seu jardineiro é especilista em jardinagem ele pode ser considerado um hacker de jardinagem
Muitos hackers invadem sistemas mas não cometem nenhum tipo de crime… Por exemplo, Se eu invadir a sua máquina, eu não pegaria nada nela. Mas deixaria uma mensagem dizendo extamente como eu invadi, dando a opurtunidade de você melhorar o seu sistema de segurança.
Um Cracker invade, não deixa rastros, rouba informações e ainda pode vender essas informações para quem pagar mais.
A diferença de um hacker e um cracker é o modo como ele age. A sua conduta perante uma invasão.
white hat= “hackers do bem”, trabalham melhorando a segurança de redes e sistemas virtuais.
gray hat= são o meio termo entre os white hats e os black hats, acessar conteudo virtual protegido ou restrito sem, geralmente, cometer algum outro crime virtual.
black hat (crakers)= hackers que cometem crimes virtuais como vandalismo virtual, roubo de valores monetários e informações sigilosas, criam e espalham vírus e trojans pela web.
essa é uma classificação menos conhecida, creio ter visto isso na superinteressante.
bom.. entendeu neh?? hacker e cracker é apenas um nome
é igual padre e pastor… o nome muda mas o conhecimento é praticamente igual
Olá a todos !
Pois é, Eduardo, esta confusão sempre houve e sempre vai haver.
Abraços
Modificar o sistema a ponto de permitir acesso à intranet para a NSA pode é causar novas falhas de segurança. Pelo visto, os defensores do projeto são leigos em informática.
A idade de um computador não influencia em nada sua segurança… O importante é como seu software é configurado. Já peguei muito PC antigo pra transformar em firewall usando IPTables (firewall do Linux)… É muito seguro!
—————————————
Eduardo Garcia,
Hacker é quem tem muito conhecimento sobre computação, independente de como usa este conhecimento.
Crackers geralmente também são hackers.
Cara, hackers não faz isso, quem faz isso são os CRACKERS!!!
Essa mídia é dificil de entender as coisas!
Bem lembrado…