Gráfico da NASA mostra 1.235 prováveis planetas alienígenas

Por , em 5.04.2011

O gráfico é uma nova representação da missão Kepler da NASA. Foi ideia do cientista Jason Rowe, que o criou em uma tentativa de ilustrar de forma clara e concisa os resultados da missão de caça a planetas até agora.

Para desenhar a ilustração, ele criou um programa de software de plotagem científica, produzindo imagens devidamente dimensionadas.

A figura mostra todos os “candidatos” a planetas (a confirmação só virá por meio de observações de acompanhamento), cruzando suas estrelas-mãe. Isso fornece escala, e mostra a estratégia de Kepler para detectar os planetas: a nave identifica potenciais mundos alienígenas medindo a diminuição de brilho de uma estrela quando um corpo planetário transita por ela.

Desde março de 2009, a missão Kepler procura planetas girando em torno de outras estrelas. Para isso, a nave espacial observa continuamente um único pedaço do céu, destacando pequenas mudanças na quantidade de luz que vem de todas as estrelas que vê.

Astrônomos usam outros telescópios para acompanhar os resultados de Kepler, a fim de confirmar ou não se as estrelas de fato hospedam exoplanetas.

No gráfico, as estrelas-mãe dos potenciais planetas são organizadas por tamanho, com as maiores na parte superior esquerda do diagrama e as menores na parte inferior direita. Para referência, o nosso próprio sol é mostrado sozinho, logo abaixo da linha superior. Tanto Júpiter quanto a Terra são representados transitando o sol na ilustração.

Até hoje, a missão Kepler descobriu 1.235 possíveis planetas, 54 desses situados na chamada “zona Cachinhos Dourados”, ou seja, uma zona habitável que fica a distância exata de sua estrela para que possa existir água líquida na superfície de um planeta.

Como a NASA se deparou com resultados tão fartos, os astrônomos estimam que a Via Láctea pode conter até 50 bilhões de planetas alienígenas, 2 bilhões desses provavelmente do tamanho da Terra. [LiveScience]

• Davi Nonnenmacher:

Aos que acham impossível a existência de vida extraterrestre:

Há alguns séculos, a humanidade não tinha todo este conhecimento de astronomia e ciência que temos atualmente. Um exemplo disto é de quando Cristóvão Colombo teve a ideia de dar a volta ao redor do planeta para chegar nas regiões índias, não se sabiam que existiam outras terras. E há ainda quem dizia que a terra era plana, e, caso ele se afastasse muito do continente cairia para fora do então “planeta”, e, consequentemente morreria. Até hoje há pessoas que acreditam que a terra é plana.

Mas, aonde eu quero chegar com isso, é que a civilização onde habitava Cristóvão Colombo não fazia nem ideia que existia outro continente, quando mais seres diferentes nele. Por exemplo, quando o povo que habitava o continente americano avistou pela primeira vez o povo então europeu, acho que era um ser divino, e o adorou. Também pudera, o que iriam pensar de um espelho? Isto é um objeto divino, algo do gênero. Ainda mais quando viram um cavalo, como os continentes eram separados pelo oceano, nunca os povos americanos iriam ver um cavalo.
    Agora pense comigo: A pergunta de “existe vida além da terra?” existia nesta época. Se a humanidade moderna não tinha nem o conhecimento de que existiam formas variadas de vida em outro continente do seu próprio planeta, como iriam imaginar um ser extraterrestre?

Você que pensa que extraterrestres são impossíveis de existir no universo, saiba que a humanidade não sabe muita coisa de nosso próprio planeta. Há muitas formas de vida desconhecidas ainda, ainda não se tem tecnologia para ir ao centro da terra (se nem ao centro da terra conseguimos ir, o que falar em outro planeta, à muitos anos-luz?).

Os cientistas encarregados de descobrir vida alienígena procuram formas de vida SEMELHANTES à da terra. Procuram um planeta que esteja na zona aproximada de sua estrela, como está a terra do sol, que tenha água, gases, e tudo mais semelhantes à da terra. Mas, a vida não necessita necessariamente de água, oxigênio, e estar na distância aproximada da terra ao sol.
    Sabe-se que organismos evoluem conforme o ambiente. A primeira forma de vida na terra conseguiu se reproduzir uma vez no planeta, dando início à seleção natural. Agora, é possível existir vida em um planeta muito frio ou quente (em comparação com a terra), desde que surja uma primeira forma de vida que se reproduza com sucesso.

Tudo é testado na prática. Teorias só levam à mais teorias. Devemos primeiro possuir tecnologia suficiente para poder visitar estes planetas possivelmente habitáveis, para então tirarmos conclusões de que há vida ou não.

Contudo, quando possuirmos tecnologia, não é preciso ser muito inteligente para deduzir que se “mudaremos” para um planeta semelhante ao da terra, ou utilizaremos da engenharia genética para um planeta inabitável para humanos, assim como o povo europeu invadiu a américa.

A vida pode ainda não existir somente em planetas, em satélites naturais como a lua é possível existir vida, a vida (à meu ver) é possível em todo o espaço que há um campo gravitacional grande, como planetas e satélites naturais, e até mesmo estrelas, talvez seja até possível em pleno vácuo, mas, acredito que não. Usando um pouco mais de criatividade, poderemos chegar a conclusão de que é raro que surja um ser que se reproduza, então, a vida pode ser transportada por meteoritos para uma zona que se consiga a reprodução, para o ciclo da vida, o ciclo de tudo.

Tudo no universo têm uma função. Uma estrela não existe “para bonito”, um meteoro não atinge um planeta por acaso, atinge para que fragmentos do planeta com microorganismos como o tardígrado consigam ser levados no espaço.
    Raciocine e reflita, e verás, com um pouco de criatividade, que tudo no universo foi colocado por Deus para que você, ser racional, raciocine como veio à existir.

• Anderson Luiggi:

É muito chato questionar se existe vida alienígena,isso sempre me dá nervo…tento esquecer isso,mas é praticamente impossivel,pois quando olho céu,e vejo várias (não sei quantas,talvez trilhões ou mais) estrelas,e logo esse questão volta,e volta…repete todos os dias! Quero alguém esclareça,pelo amor de deus!

Religião,bíblia,etc não ajudou nada!
    NÃO QUERO OFENDER!
    Respeito todos,somos humanos.
    😡

• neutrino:

o Kepler pifou.

• arlindo júnior:

“Os humanos pensam como humanos, se fossem extraterrestres, pensavam como extraterrestres.”
    Vanelkian
    “O que é mais assustador?
    A idéia de extraterrestres em mundos estranhos,
    ou a idéia de que, em todo este imenso universo,
    nós estamos sozinhos?”
    Carl Sagan

• Francisco Assis Gurgel Gurgel:

acredito em uma hipótese de que possa existir vida fora da terra na imensidão do universo, não animal de carne e sangue pelo que conhecemos.

• Evelyn:

como os cientistas tem tanta certeza de que pra outros seres sobreviverem precisam de agua? O organismo pode ser diferente, sem precisar da agua

• Henrique Cardoso:

já encontraram bactérias que sem alimentam de ácido sulfúrico, por que não seres que vivem sem água?

• willian:

A vida prospera em todo o universo.

• AlienXP:

Vida Longa e Prospera em todo o Universo!

• fabiano lourenço:

isto sera provado quando á humanidade não aguentar mais a violencia nem a robalheira dos politicos
    os cientistas não sabem nem á origem de simesmo

• TrueLogic:

Frases de Carl Sagan:
    “Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”

“Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.”

Um abraço a todos.

• Rey:

Essas frases são de Carl Sagan 😉

• Carlos Machado:

Daniel Sampaio Teixeira / 5.04.2011

bem pensado Daniel, e ainda completo nós só precisamos desses fatores pois somos feitos do mesmo, que a terra nos deu, quem sabe os “Alienígenas” não precisem disso pois a “terra” deles não tem água entre outras fontes, uma teoria bem mais que obviou

Esses dados não foram coletados na Via Láctea inteira. O Telescópio Kepler está mirando somente em uma parte da constelação do Cisne – SOMENTE! Tem muito o que se explorar na nossa própria galáxia, e imaginem então nas outras infinitas galáxias…

• EP:

É o que eu digo… uma poeirinha chamada Terra, a única capaz de sustentar vida neste imensurável Universo!

Afirmar que existam ETs que nos visitam até concordo que possa parecer insano, mas alguém afirmar “de pés juntos” que no Universo estamos só, isso sim é loucura!!

• anderea:

• Erick Edgard:

Ainda dizem que não há vida alienígena. Basta olhar para as longínquas galáxias e notar o tão pouco que sabemos da nossa galáxia a ainda ver que nem conhecemos direito a lua.
    Então quem dizer que não existe vida alienígena, está mentindo pois nem sabemos o que tem no quintal de casa.

• Ozzy:

mas nao imaginar vida fora da terra já é burrice, sao pelo menos 50 bilhões de planetas só NA VIA-LACTEA
    agora multiplica isso pelo numero de galaxias que existem, algumas mto, mas muito maiores do que a nossa, e nosso sol é considerado um adolescente, existem astros mto mais antigos no universo, como achar que tudo começou aqui???

São muitos planetas na zona habitável, é possível que em pelo menos um exista vida(inteligente ou não). Mas pode ser que a vida seja muito improvável e mesmo em bilhões de planetas nenhum seja parecido com o nosso. Não podemos falar em probabilidade, pois nossa amostra é limitada.

• James:

O planeta terra é apenas um pontinho dentro do infinito e desconhecido universo,é muita ignorância acreditar que somente aqui a vida inteligente.Mas um dia por bem ou por mal a verdade virá a tona.

• Darius Shayne:

a existencia de vida fora do planeta é só uma questão de logica, como o prorpio texto diz “são 50 bilhões de planetas alienígenas…”

• CHAPECOENSE:

Isso mostra o avanço cientifico a te pouco tempo nem sabiamos q avia planetas fora do sistema solar agora ja acharam 1.235 prováveis planetas extrassolares.

Em nenhum momento no texto foi mencionado a existência de extraterrestres no texto, e sim de POSSÍVEIS planetas habitáveis, que possa existir água líquida, e que giram em torno de outras estrelas. Pelo que li, o termo alienígena foi utilizado com esse sentido.

HAHAHAH… DITO E FEITO!

• Cético:

Darius Shayne,
    Não existe vida fora da terra! conforme-se… kkkkkkkkk

• AlienXP:

E nem entre o espaço de sus duas orelhas!

• Daniel Sampaio Teixeira:

O grande problema da ciência é só analisar as possibilidades de vida em outros planetas, a partir da própria vida humana, ou seja, a existência do carbono, da água e de condições semelhantes às nossas.

• Darius Shayne:

E ainda vão ter céticos que irão afirmar que não existe vida fora da terra!