NASA lançará satélite para observar mudança climática

Por , em 17.10.2011

Na última quarta-feira, a NASA anunciou seu novo satélite que será o primeiro especialmente dedicado a observar os aspectos do clima terrestre e a mudança climática.

O “National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project” ou NPP, deve ser lançado no dia 27 de outubro. Ele é projetado para coletar informações que melhorem as previsões meteorológicas em curto prazo, aumentando nossa compreensão de longo prazo sobre a mudança climática.

O NPP está equipado com cinco instrumentos que poderão analisar a camada de ozônio, medir temperaturas atmosféricas e o movimento das placas polares. Esses registros são fundamentais para compreender e prever as mudanças do clima global.

“As observações do NPP nos darão uma ideia total das mudanças que ocorrem no nosso planeta”, explicou Jim Gleason, responsável científico deste satélite.

“Isso vai nos ajudar a melhorar nossos modelos de computador de previsão da evolução do meio ambiente no futuro”, acrescentou Gleanson.

Essas previsões mais apuradas permitirão que nós tomemos melhores decisões sobre coisas simples, como sair de manhã com um guarda-chuva, ou sobre questões complexas, como reagir à mudança climática.

Meteorologistas da Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) irão incorporar as informações obtidas pelo NPP em seus modelos de previsão do tempo para produzir previsões meteorológicas e de vigilância que auxiliem os serviços de emergência e no monitoramento para reagir aos vários tipos de catástrofes naturais.

Um foguete Delta II vai lançar o satélite em órbita a 824 quilômetros de altitude. Aproximadamente do tamanho de uma minivan, com o peso de 2,13 toneladas, a sonda irá circular a Terra cerca de 14 vezes por dia. [OurAmazingPlanet]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • The Solar System:

    Concordo com você Osmar leão, mas eles deveriam investir também em missões na lua ainda há muito mistério a resolver, sem esquecer de plutão que é muito misterioso.

  • osmar leão:

    Interessante e estimujlane saber que os Estados Unidos apesar da imensa crise, continua investindo em pesquisa que irá benficiar toda a humanidade

Deixe seu comentário!