Estudo: há duas dimensões de tempo

Por , em 11.05.2017

De acordo com Itzhak Bars, físico da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), pode haver não apenas uma, mas duas dimensões de tempo no universo.

Não estamos falando daquela ideia de “entrar em outra dimensão” que a ficção científica fomenta. O cientista explica que as dimensões são uma forma como vivenciamos o mundo. E alguns aspectos da física do universo realmente sugerem que existe mais de uma dimensão temporal.

Se for verdadeira, sua hipótese poderia unir duas teorias importantes e incompatíveis da física: a mecânica quântica e a relatividade geral.

A unificação

Existem três dimensões normais (cima-baixo, esquerda-direita e frente-trás), além do espaço-tempo. Na teoria de Bars, o tempo não é linear, mas sim um plano 2D em curvatura entrelaçado em todas essas dimensões.

Bars vem elaborando sua hipótese há mais de uma década. Tudo começou quando ele questionou o papel do tempo em relação à gravidade e outras forças.

Embora a ideia de mais dimensões soe bizarra, mais e mais físicos estão a considerando, porque isso poderia permitir uma cobiçada teoria unificada da física, a chamada “teoria de tudo”, reunindo todas as forças fundamentais do universo em uma única e limpa equação matemática.

Viagem no tempo

As duas dimensões de tempo tornariam possível a viagem no tempo, por exemplo. Em vez de ser linear, em algum ponto o tempo volta para si mesmo. Desta forma, você poderia viajar para trás ou para a frente.

Então, se existem todas essas dimensões extras, como é que não as experimentamos? Segundo Bars, é porque elas são tão infinitesimalmente pequenas que sequer podemos vê-las. Nós nos movemos através dessas dimensões minúsculas, mas nunca as percebemos.

O físico acredita que a tecnologia a nível subatômico pode ser capaz de detectar tais dimensões adicionais.

Teoria-M

O trabalho de Bars foi inspirado na Teoria-M, criada em 1995. De acordo com o físico Dr. Michio Kaku, esta é uma teoria das supercordas, e contém 10 dimensões de espaço e uma de tempo.

Em geral, os detalhes da teoria permanecem indefinidos. “Ninguém ainda nos disse qual é a forma fundamental da Teoria-M”, disse Bars.

Bars usou algumas de suas proposições para pensar em uma dimensão extra de tempo. Com suas duas dimensões de tempo e as 10 dimensões já presentes na teoria, isso significaria que habitamos um universo de 13 dimensões.

Teoria dos dois tempos

Na hipótese de Bars, as quatro dimensões que conhecemos são apenas uma “sombra” das seis que realmente existem. Se isso for verdade, toda a física terá de ser reexaminada.

O princípio de Heisenberg afirma que você pode medir o momentum ou posição de uma partícula, mas não ambos simultaneamente. Por quê? Talvez porque estejam em tempos diferentes.

De acordo com Bars, para calcular a velocidade, dividimos a distância pelo tempo. Mas se pudermos trocar a posição e o momentum indistintamente, isso significa que cada um pode receber sua própria dimensão de tempo. Desta forma, o universo pode estar escondendo uma dimensão extra de nós.

Bars insiste que a “teoria dos dois tempos” é mais do que apenas um truque matemático. Ele acredita que experimentos no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, podem provar que sua teoria está correta. [BigThink]