Helicóptero quebra recorde de velocidade no ar

Por , em 8.08.2010

Talvez seja o novo desenho da cauda. Talvez seja o piloto qualificado. Talvez tenham sido as lâminas duplas do rotor. Ou talvez todos esses fatores contribuíram para o helicóptero Sikorsky X2 acelerar mais de 400 quilômetros por hora e se tornar o helicóptero mais rápido do mundo. Ele quebrou o recorde de velocidade no ar, que não era ultrapassado desde 1986, durante um teste em West Palm Beach, na Flórida.

A nave experimental destina-se a demonstrar que um helicóptero pode viajar confortavelmente a cerca de 463 km/h (seu alvo máximo de velocidade), mantendo atributos desejáveis como excelente manipulação de baixa velocidade, pairar eficientemente e uma perfeita e simples transição de alta velocidade.

Os controladores querem continuar puxando o limite de velocidade do helicóptero, que nos últimos vôos alcançou com sucesso uma velocidade de 92.6 km/h mais rápida do que outros helicópteros.

Os níveis de vibração e performance da aeronave continuaram a atender ou exceder as expectativas do experimento, por isso os controladores informaram que farão uma missão para alcançar a velocidade de 463 km/h durante uma cruzada este ano.

No vôo anterior, uma nova configuração da cauda foi criada para diminuir a carga de trabalho do piloto conforme a velocidade do helicóptero fosse maior, melhorando em geral as qualidades de movimentação da aeronave.

O programa de tecnologia do X2 começou em 2005. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Falcone Big:

    E por incrível que pareça a principal limitação de velocidade dos helicópteros é o sistema do rotor principal, que acima de determinada velocidade (não sei qual) não resiste a turbulência e as hélices acabam se partindo.

  • Raimundo Santos:

    Existem dois tipos de helicópteros: os que já cairam e todos os outros… que cairão certamente!!!

    • Bruno Moretti:

      hehe, esqueceu de citar os dois tipos de motoqueiros tambem, os que foram atropelados e todo o resto por ae que se nao cairao, serao atropelados certamente…

  • Bruno Ávila:

    Pode ser usado para transportar pessoas gravemente feridas, que estão em lugares distantes ou de difícil acesso, para os hospitais, de maneira muito rápida.

  • renilton:

    Se for usado para boa causa q seja bem vindo.

  • DIEU MERCI DE ANGOLA:

    que safoda!!!!!!! o interesse é para fins belicos mesmo, então estou menos se lixando com essa treta toda!!!!

  • cesar:

    não é um helicóptero normal então não conta

    • Daãã:

      O que classificaria um helicóptero em anormal ou normal?.. se num é helicóptero não seria chamado de tal!! dããã

Deixe seu comentário!