Homem já cozinhava há 1,9 milhões de anos

Por , em 31.08.2011

Não são apenas os seres humanos modernos que descobriram as vantagens dos alimentos processados. Nossos antigos ancestrais hominídeos podem ter entrado na cozinha há 1,9 milhões de anos.

A descoberta pode explicar os pequenos dentes humanos modernos. Existe uma mudança drástica entre o tamanho dos dentes do Homo erectus, o que significa que a espécie já conhecia os benefícios do cozimento do alimento.

A partir do momento em que os hominídeos cozinharam os alimentos, eles tinham muito mais tempo livre ao longo do dia, pois não tinham que comer tanto para obter as suas necessidades diárias de nutrientes.

Os alimentos processados são muito mais fáceis de mastigar e digerir, já que a mastigação rompe o alimento e permite mais área de superfície disponível no intestino para absorver nutrientes. O resultado significa mais calorias por porção disponível e menos tempo necessário para o intestino realizar a digestão.

O tempo e as calorias extras provavelmente tiveram um grande impacto sobre a evolução dos humanos modernos, e até mesmo na evolução da linguagem e da vida social – você não pode comer de boca cheia, por exemplo, e o processamento de alimentos pode ser uma atividade social.

O cozimento e processamento de alimentos pelo Homo erectus teriam incluído práticas com fogo e o esmagamento com pedras. A dieta teria incluído legumes, tubérculos e vários tipos de carne.

O único problema em relação à hipótese é que os pesquisadores ainda não encontraram evidências de fogo ou de utensílios de cozimento tão antigos. A mais antiga evidência do uso de fogo por hominídeos é de cerca de um milhão de anos atrás. [LiveScience]

11 comentários

  • magoado:

    Só se você era um símio naquele tempo,por que humanos
    algum existia ainda!
    os humanos estão na terra há pouco tempo,e quando veio a existir já estavam completos….

    • Gustavo Augusto:

      Melhor voltar a ter aulas de biologia, falar que o ser humano “surgiu completo” é analfabetismo ciêntifico.

  • gloria:

    UM raio botou fogo no mato e queimou legumes, frutas e caça, o homem primitivo achou , comeu e gostou, então passaou a procurar comida assada onde caia raios q assavam os alimentos contidos naquela área, a comida ñ era cozida, era assada, e o sal tbm foi acidental, um homídio levou um pedaço de caça p\ lavar nomar p\ tirar terras, areias , e quando comeu gostou do sabor , daí começaram a lavar todas as caças no mar mesmo depois de assadas pelo fogo vindo do céu, e foram evoluindo até chagar as panelas de aço da tramontina.

    • Jean P. Carvalho:

      Pois é… e depois da tramontina, o gosto da comida piorou, e muito…;p

  • Bovidino:

    “Não são apenas os seres humanos modernos que descobriram as vantagens dos alimentos processados.”

    Essa declaração é no mínimo hilária.
    Alimentos processados só nos trouxeram desvantagens.
    A grande maioria das doenças atuais são causadas por isso.

    • Fernando:

      Exemplos?

    • Bovidino:

      Podemos começar com o açucar refinado que entre vários malefícios é causador do diabetes e contribui para a obesidade mórbida.
      O sal refinado – pressão alta.
      A lista é grande. Basta pesquisar.

  • paulo:

    com uma putz gorila…

  • Daniel Iserhard:

    “você não pode comer de boca cheia”

    Engraçado, eu tenho essa mania de comer de boca cheia. E costumo falar com a boca aberta também.

    E eu achando que o problema era FALAR de boca cheia.

  • Roberto:

    A culinária ancestral era bem diferente da nossa. Antes do cozimento foram milhões de anos comendo alimentos triturados a pedrada e pauladas, especialmentes amendoas, castanhas, côcos, ossos (tutano) e carne. O cozimento veio muito tempo depois. Pode-se dizer que seja uma arte moderna. E esse carinha aí da figura já era tão humano quanto nós, embora tenha meros 2 milhões de anos.

    • dj:

      não era assim era numa caverna e tainha buracos no telhado para o fumo sair,utilizavam 2 pedras para assenter o lume ou com paus tinha de ser muito rápido ou o fogo apagava

Deixe seu comentário!