Ícone do site HypeScience

Homens das cavernas pintavam sob efeito de alucinógenos

A ideia de misturar alucinógenos e arte talvez não seja tão “moderna” quanto parece: recentemente, um grupo internacional de pesquisadores encontrou indícios de que homens das cavernas faziam pinturas enquanto estavam em estado de consciência alterada.

Ao analisar pinturas de mais de 40 mil anos atrás, os autores notaram que havia certos padrões, conhecidos como “instabilidades de Turing”, que normalmente são vistos sob efeito de alucinógenos. As “instabilidades” lembram a própria estrutura do cérebro, com curvas e reentrâncias.

“Quando esses padrões visuais são vistos em estados alterados de consciência, são experimentados diretamente como se estivessem carregados de sentido. Em outras palavras, são percebidos como algo importante e digno de ser usado em rituais”, escrevem os autores, em artigo publicado no periódico Adaptative Behavior.


Curiosamente, os mesmos padrões foram vistos em pinturas feitas por grupos distantes uns dos outros, ou seja, sem nenhuma espécie de influência mútua.

Em 2011, foram encontradas pinturas de cogumelos alucinógenos na caverna de Selva Pascuala (Espanha), de 6 mil anos atrás. Supostamente, o cogumelo era consumido durante rituais religiosos. [Gizmodo, DailyMail UK, Adaptative Behavior]

Sair da versão mobile