Homens não sabem “ler” as mulheres, aponta estudo

Por , em 18.04.2008

Em geral as mulheres classificaram mais imagens corretamente do que os homens. Quando o caso são gestos amistosos os homens tinham mais chance do que as mulheres de interpretar estes sinais como interesse sexual.

O mais surpreendente foi a descoberta dos pesquisadores de que os homens também ficam confusos com os sinais sexuais. Quando as imagens de garotas na tela mostravam sedução, os estudantes homens os interpretavam como sinais amigáveis.

Portanto as mulheres que estão tentando “dar encima” de um homem no trabalho ou na academia pode ter que ser mais “diretas”. Os homens no estudo também tiveram mais dificuldades em distinguir mulheres que expressavam rejeição das que mostravam tristeza.

Programados para o sexo

Os resultados ajudam a definir as causas que definem os erros masculinos em interpretar o flerte. Uma explicação comum para estes resultados de homens interpretando gestos amistosos como “ela me quer”, é baseado no interesse inerente do homem em sexo, o que se pensa ser resultado tanto da sua biologia como de sua educação.

Seguindo esta idéia, homens e mulheres estariam atentos às mesmas dicas sexuais, mas os homens teriam uma capacidade menor de entender o que se qualifica como interesse sexual. Em contraste as mulheres teriam que esperar por evidências mais convincentes antes de rotular algum comportamento masculino como interesse sexual.

No entanto, Coreen e seus colegas não descobriram que seja este o caso. Ao invés de ver o mundo através de seus “óculos sexuais” os homens parecem apenas ter uma visão mais anuviada sobre as coisas em geral. Por exemplo: os estudantes universitários homens muitas vezes interpretaram avanços sexuais como gestos de amizade.

“Eu diria que há muitos fatores que podem estar relacionados a insensibilidade masculina às dicas sutis e não verbais das mulheres”, disse Pamela McAuslan, professora de psicologia da Universidade de Michigan-Dearborn, nos EUA, que não estava envolvida no estudo. Estes fatores incluiriam socialização, papeis de cada sexo e estereótipos sexuais, ela disse.

Por exemplo, “as mulheres supostamente seriam melhores comunicadoras em respeito à relações e outros… homens supostamente são menos preocupados com comunicação e estão constantemente em alerta para oportunidades sexuais”, Disse Pamela. “Isso pode significar que os homens em geral podem ser menos sensíveis a comportamentos sutis não-verbais do que as mulheres.”

Isso não significa que os homens não podem aprender a ler os sinais ou que todos os homens são péssimos decodificadores dos gestos femininos.

“Estas são diferenças medianas. Alguns homens são bastante hábeis em ler sinais de afeição”, disse Coreen ao site LiveScience.com, “e algumas mulheres acham essa tarefa difícil”. [Fonte]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 3,83 de 5)

14 comentários

  • Antônio Reis:

    Em resposta ao título: A menos que seja gay.

  • Miguel Barroso:

    Eu acho que os homens leem bem os sinais das mulheres, o que por vezes acontece é que a mulher gosta de se sentir desejada e como tal envia esses sinais no fundo para sentir esse poder, para sentirem que são facilmente desejadas. Os sinais são claros, um sorriso, um olhar mais demorado seguido de várias vezes, o dançar e tocar “sem querer” várias vezes, etc. Os homens vem facilamente estes sinais e por vezes decidem avançar. Nessa altura é que a mulher cai em si, e se ela realmente tiver interessada deixa o homem aproximar caso contrario arranja uma desculpa. Não é uma questão de ler os sinais, mas sim o motivo porque elas enviam esses sinais quando não estão interessadas. Dai a confusão.

    • Lyla:

      Miguel, bom dia!
      Não acho que um olhar, ou algo do tipo quer dizer que uma mulher está se insinuando pra você (ou qualquer homem). As vezes, um bom papo, nos leva a descontração e talvez seja isso que acontece. Eu mesma, trabalho viajando e vivo longe dos meus familiares, ou seja, moro em hotéis pelo Brasil, logo sinto necessidade de conversar com alguém. Eu tenho um jeito muito particular, sou extrovertida e rio muito, não que esteja “dando bola”, é que estou realmente gostando da conversa sem nenhuma conotação sexual, mas os homens (culturalmente) não pensam assim, logo pensam que eu quero alguma coisa a mais e partem pra cima. Isso é constrangedor! Muitos respeitam, mas outros não! Tenho 33 anos e estou ha mais de 2 anos sem sexo e pra mim, particularmente, não faz falta alguma, talvez por questões éticas ou morais (não sei), mas não me faz falta. Espero que saiba realmente quando alguém quer algo mais, pois os sinais, são muito evidentes. No meu caso, se estivesse interessada diria: “O papo está muito bom e hipocrisia a parte, você é uma pessoa muito interessante, gostei de você!” Eu seria bem direta, porém com sutileza, mas infelizmente, a mulher sente vergonha dos seus desejos. Sente vergonha de ser “pra frente”, o que, no meu ver, é muito normal se expressar de forma clara e objetiva. Espero que tenha esclarecido parte da sua duvida.
      Abraços!
      Lyla

  • Mario Antonio M.S. dos Reis:

    Como as mulheres são habitualmente mais sensíveis e espontâneas,suas manifestações em relação à amizade ou afeição
    ligada ao desejo sexual são mais sutís,mesmo porque normalmente
    elas não conseguem ter simplesmente desejo sexual sem vínculo
    ao afeto,ao amor.Os homens,ao contrário,tem normalmente e
    muito mais intensamente o desejo sexual sem vínculo ao amor.
    As mulheres só desejam quando amam e os homens desejam sempre
    e só conseguem amar depois.Conclusão:”A natureza,que é o
    espelho do Criador,é sábia,porque na verdade são as mulheres
    como cultivadoras do amor ligado ao desejo sexual que
    determinam a escolha do parceiro não só para a continuação
    da espécie,mas para a perpetuação do amor no seio da família
    e da sociedade

  • Lorena de Souza:

    A matéria faz parte mesmo de nosso dia-a-dia. Homens tem dificuldade de ser perceptível a certas atitudes de uma mulher. Porém eles dizem que somos complicadas… mas quem é que realmente os entende?

    Hehehe
    Abços.

  • marcelo:

    Eu mesmo ja me confundi muitas vezes, com esse lance de sorriso feminino. Nossa mas eram cada sorrisos !
    E em cada sorriso meu coração disparava achando que tinha ganhado a garota. Mas pelo outro lado era apenas um sorriso de começo de amizade e nao rolou nada.

  • Robson:

    Bem falando a respeito de mulheres, não existe coisa mais bonita do que um corpo de uma mulher. E pensar que tem gente que não gosta é incrível!!! Bom se existe algo melhor do que mulher, deus deve estar fazendo uma grande surpresa!!!!

  • Ben Hur Nascimento:

    Realmente tá aí uma tarefa árdua: enteder o comportamento não-verbal de uma mulher. Minha namorada mesmo faz umas caras que eu não entendo. 0% …
    O problema está nos feromônios femininos. Eles mudam nossa cabeça em segundos, e coloca nuvens em pensamentos racionais e de perspicácia como perceber esses sinais femininos.
    Uma ótima matéria.

  • Patricia:

    Os homens deveriam entender melhor nós mulheres, antes de qualquer coisa.
    Concordo com a Zenaida Soares….já ocorreu isso comigio, de eu querer amizade de um cara e ele entender que eu queria transar com ele. Nada mais falso e absurdo. Ele não se conformou.

  • Dacruz:

    Gostei da matéria, interessante por tratar de um tema que é de cunho diario, vez que nós os homens estamos diante dessas situações, na verdade nos equivocamos mesmo, mas faz parte da natureza do macho por trazer em seu dna a caracteristica de procriador, não esquentem com os ocorridos, vale continuar sua propagação , mesmo que somente pelo prazer.

  • Alberto Roberto:

    Os homens em sua maioria tem esta dificuldade mesmo. Seria melhor que elas fossem mais evidentes, quando estivessem no Cio.

  • Mendes Malude:

    Eu que as senhoritas devia adotar outras modalidades, para evitar que sejam mal interpretadas, por outro lado nem todos os homens interpreta da mesma maneira os sorrisos

  • zenaida soares:

    concordo com o resultado desta pesquisa, pq é o vem mesmo acontecendo atualmente. Agemnte se aproxima qurerendo amizade, e eles levam logo a ideia q o interesse é outro. tenho uma amiga que diz “são homens com a mente poluída”

  • Cláudio:

    Acho que as mulheres deviam dar menos sinais não verbais. Há quem diga que hoje em dia as mulheres são mais decididas e que quando querem vão a luta mesmo, tal qual o homem, mas infelizmente não é o que vejo. Gostaria que fosse assim. Ficarei aqui torcendo e esperando.

Deixe seu comentário!