,

Hormônios produzidos pelos ossos podem ajudar homens com problemas de fertilidade

Por , em 20.02.2011

Boa notícia para os homens que querem ser pais. O pesquisador da Universidade Columbia, Gerard Karsenty, de Nova York encontrou recentemente uma ligação entre células encontradas nos ossos e o aumento da produção de hormônios masculinos. Ele e seus companheiros de investigação misturaram osteoblastos, responsáveis pela produção dos componentes orgânicos da matriz óssea, na cultura de outras células retiradas dos testículos e dos ovários de ratos.

Eles verificaram que, nos ratos machos, a produção de testosterona foi triplicada, enquanto nas fêmeas, não houve mudança na produção de progesterona ou oestradiol. O curioso é que já era sabido que os hormônios masculinos ajudavam na manutenção de ossos fortes, agora, descobriu-se um benefício no caminho contrário. É importante que os homens estejam com os ossos fortes para manter os hormônios em dia e vice-versa.

Em outro teste, eles decidiram injetar no testículo dos ratos o hormônio osteocalcina, produzido pelos osteoblastos. O efeito foi o mesmo, quanto mais osteocalcina recebiam, mais testosterona os ratos produziam. Você deve estar se perguntando: tá, mas isso significa apenas que os ratos ficaram ainda mais machos? Não, o estudo foi importante porque esta sobredose de testosterona no corpo do bicho poderia alterar seus níveis de fertilidade. Para testar, os pesquisadores decidiram diminuir a quantidade de osteocalcina de outras cobaias e o resultado foi como esperado: eles produziram uma contagem baixa de esperma. Aqueles que conseguiram cruzar deram origem a uma ninhada com metade do tamanho normal.

A pesquisadora da Universidade do Sul da California, Rebecca Sokol, disse que “ficou particularmente surpresa pela ausência de efeitos nas fêmeas”. O responsável pela pesquisa também ficou. “Não me pergunte por que só aconteceu nos machos, porque eu não sei”, disse Karsenty. Contudo, ele acha que o hormônio poderia ajudar os homens com baixas taxas de fertilidade, porque vários hormônios têm o mesmo efeito em ratos e homens. A equipe da Columbia já está trabalhando em utilizar a osteocalcina no tratamento de fertilidade para humanos do sexo masculino. [Newscientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Silvestre Filipe Gomes:

    É uma boa notícia para a humanidade. Esperamos que isso venha a surtir efeitos positivos nos humanos, para ajudar aqueles homens que gostariam de ser pais mas que não o conseguem.

  • Loren:

    E todo mundo pensando em ter filho…Não tem nada melhor pra fazer então vão ter filho XD

  • Sheik Ghalib:

    Será que existem suplementos com esse osteocalcina pra aumentar a massa muscular?

  • EP:

    Bá, se em 2003 / 2004 eles tivessem descoberto isso, o Chandler do seriado Friends não teria problemas para ter filho. 😛

Deixe seu comentário!