Humanos só andam em círculos – e ninguém sabe por que
Uma pesquisa do Instituto Max Placnk de Cibernética Biológica mostrou que, quando não há um ponto fixo de referência, nos andamos em círculos e, inevitavelmente, acabamos nos perdendo.
Se caminharmos em uma neblina densa, em uma noite sem estrelas, por exemplo, não conseguimos, de jeito nenhum, manter uma trajetória reta – lembrando, novamente, sem usar nenhum ponto de referência.
Isso porque, normalmente, temos uma tendência inexplicável a andar mais para um lado do que para o outro (e o lado varia de pessoa para pessoa). Alguns acreditam que a pessoa anda mais para o lado do cérebro que é dominante. Outros acham que o motivo é mecânico, já que uma perna é sempre mais curta do que a outra.
Seja lá qual for o motivo, não se aventure em um deserto ou uma floresta escura sem uma bússola. [Gizmodo]
24 comentários
Só andamos em circulo e ainda conseguimos nos perder??!!! E ainda dizem que somos inteligentes!
E na verdade eu acho que entre as duas explicações é mais provável a hipótese da diferença no comprimento das pernas.
Rodrigo, o lado dominante do cérebro não determina necessariamente que o indivíduo será destro, canhoto ou ambivalente.
Isso pode, sim, determinar uma certa inclinação para um raciocínio mais lógico – no caso do lado esquerdo dominante – ou mais intuitivo – no caso do lado direito do cérebro -, independente de a pessoa ser destra ou canhota. Consulte “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro” de Betty Edwards.
Mesmo sendo destra a pessoa poderá andar para o lado oposto, e vice-versa. Portanto, realmente, “não tem nada haver com o fato de ser destro ou canhoto”. Então o lado dominante do cérebro pode, talvez, influenciar o lado para o qual a pessoa anda mais quando está sem pontos de referência.
Não tem nada haver com o fato de ser destro ou canhoto. E quem é ambidestro ? E quem é destro e mesmo assim vira pra esquerda ou quem é canhoto e mesmo assim desvia pra direita ?
ATE EU Q TO NO SEXTU ANO SEI Q ANDAMOS EM CIRCULOS PQ O MONDU É REDONDO
kkkkkkk, oh pai, até que tem certa lógica, se você andar paralelamente a linha do equador, vai andar em circulo, que prodigio! kk pura ironia..
toda reta é um recorte de um círculo bem maior
Geometria analitica… Toda reta é a linha que passa por dois pontos..
O que acontece é o seguinte, e não é nenhum mistério. Ora, se a pessoa é destra, ela terá a perna direita mais desenvolvida que a esquerda e vice-versa. Se você tem a perna direita mais desenvolvida, é óbvio que tenderá a andar para a direita. Nada disso aconteceria se todos fossemos destros e canhotos ao mesmo tempo.
Simples assim.
Mas eu sei porque, o mundo é redondo.
Já ouvi dizer que se a pessoa é destra, por exemplo, firmará mais o pé direito no chão. Isso faz com que ela ande em círculos no sentido horário.
A força também interfere, acho… Uma vez fui fazer nado costas de olho fechado, deu em círculo!!! Macho que é pelo fato de meu braço direito ser um pouco mais forte que o esquerdo.
SENAM .. “Então é só fazer antes o alinhamento e cambagem para poder segui reto ”
Comentario mto bom bom hahahahaha !
Obs: sou ambidestro e não tenho problema mecanico algum, bom pra é ;D
Então é só fazer antes o alinhamento e cambagem para poder segui reto kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Faz sentido, pois costumo caminhar uns cinquenta metros com os olhos fechados e, ao abri-los a uns dez metros percebo que que desviei aproximadamente um metro para a esquerda.
Obs; sou destro.
Faz sentido, pois costumo caminhar uns cinquenta metros com os olhos fechados e, ao abri-los a uns dez metros percebo que que desviei aproximadamente uns dez metros para a esquerda.
Obs; sou destro.
Usem sempre o GPS caso ñ queira se perder ^^
“Tem aqueles que quando estão sentados e querem soltar um traque, dão uma levantadinha nada discreta no traseiro, e bombaaaa”
—————–
Eu juro que um dia vou ser culto o bastante pra entender o sentido desse comentário.
Sempre leve seu GPS …
Tem aqueles que quando estão sentados e querem soltar um traque, dão uma levantadinha nada discreta no traseiro, e bombaaaa
Mais uma vez penso que o ser humano é incrível e inesplicável.
Quando a pessoa se embriaga pende mais para a direita.
Se for assim o problema se resolve caminhando um instante de frente e outro instante de costas e sempre alternando.
parece ser bem claro que o motivo é mecânico, se uma perna é maior que a outra a pessoa vai ter um deslocamento maior para um dos lados.