Implante no cérebro faz homem paralisado falar através de computador

Por , em 10.07.2008

Erik Ramsey possui todas as suas faculdades intactas apesar de ter sido totalmente paralisado por um derrame, nove anos atrás. Hoje ele está aprendendo a falar novamente, através de um implante em seu cérebro que está conectado a um computador.

Philip Kennedy, da empresa Neural Signals (EUA), implantou em 2004 um eletrodo no cérebro de Erik no córtex responsável pela fala e movimentos. A esperança é que o sinal vindo do cérebro de Erik pudesse ser usado para restaurar sua fala.

O trabalho mais difícil seria interpretar esses sinais. Mas Frank Guenther, da Universidade de Boston, nos EUA, estava trabalhando no mesmo problema, mas com outra abordagem. Ele estava estudando a atividade neural para descobrir como os sinais cerebrais controlam a posição dos lábios, língua, maxilar e laringe para produzir os sons básicos.

Frank e sua equipe desenvolveram um programa de computador que reconhece e traduz os padrões de atividade cerebral durante a fala.

Aprendizado rápido

Quando se juntou ao Philip foi possível usar seu software para interpretar os sinais vindos do eletrodo de Erik e trabalhar na forma do trato vocal que ele estava tentando criar. Essa informação é transferida para um sintetizador vocal que produz o som correspondente. Continua…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

2 comentários

  • jício saraiva:

    isso é apenas o início de um grande avanço tecnológico, que é alavancado pelo desenvolvimento da nanotecnologia, embasado firmemente pelo estudo da biofísica, isso é execelente!!!
    Gostaria que mais sitios colocassem informações assim!!!

    Acadêmico de Física.

  • Milton Mourão:

    Estão ainda engatinhando neste campo. Mas já é um avanço significativo!
    Muito promissor este estudo do interfaceamento dos sinais cerebrais e o controle motor. Parabéns aos cientistas envolvidos.

Deixe seu comentário!