Incríveis imagens mostram como uma pequena lua de Saturno distorce seus anéis

Por , em 26.08.2016
Impressão artística de Kevin Gill

Kevin Gill é um cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que tem um talento artístico incrível.

Em seu novo projeto, ele criou duas visualizações que nos mostram a forma como os anéis de Saturno são impactados por uma de suas luas.

Para fazer isso, Gill se inspirou em uma série de imagens de Daphnis, pequeno satélite do grande planeta, e do efeito que ela tem sobre o Keeler Gap (algo como “vão de Keeler”). O Keeler Gap é um “buraco” de 42 km de largura em um anel de Saturno, a aproximadamente 250 km da sua borda externa, mantido vazio por conta da órbita de Daphnis ao redor do planeta.

Daphnis e o anel A

Gill utilizou as mais recentes fotografias de Saturno fornecidas pela sonda espacial Cassini para fazer a capitulação artística de como a lua interage com o seu sistema de anéis.

Como uma das menores luas de Saturno, medindo apenas 8 km de diâmetro, a existência de Daphnis tinha sido anteriormente inferida por astrônomos com base nas ondulações gravitacionais observadas na borda externa do Keeler Gap.

Impressão artística de Kevin Gill

Em 2005, a sonda espacial Cassini finalmente confirmou a existência desta pequena lua. Depois de analisar as imagens fornecidas pela sonda, a equipe da Cassini concluiu que o caminho e a órbita de Daphnis induziam um padrão ondulado na borda do vão.

Estas ondas chegam a uma distância de 1,5 km acima do anel A, devido ao fato de que Daphnis está ligeiramente inclinada ao plano do anel.

Ajudinha artística

Todas as imagens captadas pela sonda Cassini mostram o efeito de uma grande distância. A fim de ajudar as pessoas a apreciar o que deve ser observado em close-up, Gill decidiu criar as visualizações.

Imagem feita pela sonda Cassini