Ícone do site HypeScience

12 Impressionantes ‘ataques’ de aves contra aviões em pleno vôo

Se uma ave de 2Kg se choca contra uma aeronave a apenas 300 km/h o impacto resultante é de 7 toneladas. Mais do que o suficiente para causar muito estrago em um avião. Agora imagine o que ocorre quando um avião comercial a jato, que pode chegar a 1000 km/h, se choca com um pelicano de 10kg.

Recentemente vimos na prática o que um pequeno ganso pode fazer com uma aeronave quando este vôo da US Airways pousou no rio Hudson em Nova York e aprendemos porque isto ocorre: as turbinas de aviões são movidas a querosene e não se alimentam de aves. Na realidade carne dá uma severa congestão para o grande pássaro de metal, normalmente fazendo com que desça em trajetória totalmente descontrolada.

Infelizmente parece que alguns urubus, gansos, pelicanos, gaivotas entre outros animais empenados desligam seus transceivers e insistem em desobedecer as torres de controle voando na direção das aeronaves (ou seria o contrário?) e os resultados podem ser catastróficos.

Felizmente nas fotos e vídeos que você verá abaixo não houve nenhuma fatalidade, além dos pássaros que foram, na maior parte, cozidos por turbinas ou moídos pela fuselagem. Digo li-te-ral-men-te moídos.

12. Avião da Emirates
11. Ejeção dramática

Este caça é atingido por uma ave exatamente na turbina. Você consegue ver a ave entrando na visão do piloto. Infelizmente a aeronave caiu, mas o piloto conseguiu ejetar logo depois de colocar o avião em uma direção segura para que ninguém se ferisse com sua queda.

10. Bico retorcido
9. Caça F-16


Imagine só, em uma fração de segundo uma batida forte e muito sangue espalhado no seu ‘pára-brisa’ todo rachado. O piloto deve ter se borrado de susto. Eu me borraria.

8. Integração


Neste caso parece que a ave ficou perfeitamente embutida na asa deste pequeno avião de passageiros.

7. Duas aves


Aqui parece que um casal foi desfeito.

6. F-111 é atingido por grande pelicano

Não me pergunte como foi que o piloto conseguiu aterrissar com o bico todo retorcido.

5. Carne moída


Se a ave atingisse poucos centímetros acima possivelmente este avião não teria pousado.


E esta cena digna do açougue mais high-tech do mundo nunca seria vista pela humanidade.

4. Urubu


“Alfredo, liga o limpador de pára-brisa, por favor.”

3. Delta Airlines


Bando de curiosos. Possivelmente por causa desta mesma curiosidade esta ave não está mais viva.

2. Estas fotos não tem preço

É claro que a física esclarece o que ocorre aqui, mas na minha pequena mente é difícil imaginar que um pouco de carne, ossos e penas possam cortar metal como se fosse manteiga.

1. Avião digerindo ave

Este incidente mostra um avião de passageiros enquanto é atingido por uma ave e a turbina passa a cospir fogo. Em apenas 10 min a aeronave já havia aterrissado em segurança.

Sair da versão mobile