Índia vai explorar a Antártica em busca de provas das mudanças climáticas

Por , em 3.11.2010

Cientistas indianos estão se preparando para embarcar numa gelada missão: pela primeira vez, pesquisadores do país do Ganges vão montar uma expedição à Antártica. Na semana que vem, oito cientistas vão embarcar em uma jornada de 40 dias pelo Pólo Sul. O objetivo principal da viagem será mensurar precisamente as mudanças ambientais que o continente gelado sofreu ao longo dos últimos mil anos.

A base de operações deles, no entanto, não será tão perto do gelo. A Índia tem um centro de pesquisas instalado no Oasis Scrimacher, uma área próxima à África do Sul. De lá, são mais de 2000 km até a Antártica. Os testes vão incluir experimentos meteorológicos, medição de umidade, temperatura, velocidade do vento, além de pressão atmosférica.

A meta dos cientistas, como eles mesmos explicam, está diretamente relacionada ao aquecimento global: trata-se de uma tentativa de confirmar ou refutar algumas das muitas teorias sobre o assunto. Enfim, buscar algumas respostas. E pode parecer estranho, mas a Índia tem um interesse incomum pelo Pólo Sul, considerando o seu próprio clima e localização. Esta missão vai constituir a terceira base do país na Antártica ao longo da história, e não é um fenômeno recente: a última dessas bases foi abandonada em 1990. [BBC News]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!