Infiltração de joelho com ácido hialurônico: mitos e verdades
Pacientes que sofrem com dores provenientes de artrose no joelho, amolecimento e presença de lesões nas articulações veem no ácido hialurônico uma possível solução para estes problemas, porém, a eficácia do uso dessa substância não é consenso entre os médicos.
A verdade é que não existe nenhuma medicação disponível que tenha se mostrado realmente eficaz na recuperação dos tecidos articulares que apresentam lesões já estabelecidas. Assim, a questão que se coloca é: qual a validade da infiltração do joelho com ácido hialurônico?
O uso do ácido hialurônico e seus efeitos
O consenso entre os médicos ainda não foi alcançado, uma vez que a aplicação e os estudos com o ácido hialurônico ainda estão sendo feitos e apresentam resultados que, na maior parte dos casos, não são uniformes e variam de paciente para paciente.
Daí a necessidade de avaliar cada caso para saber se o tratamento surtirá efeito ou não. Conheça alguns mitos e verdades sobre ele:
1. As aplicações podem ser feitas em articulações com lesões em qualquer estágio
MITO – A aplicação do ácido hialurônico é indicada apenas para lesões e processos inflamatórios leves ou moderados, como é o caso da condromalácia patelar e artrose moderada. Pacientes com lesões graves, como artrose severa, não apresentaram melhora;
2. Somente as aplicações surtirão o efeito desejado
MITO – As aplicações para pacientes com os quadros descritos acima devem ser realizadas em conjunto com outras ações, como a prática de atividades físicas para fortalecimento da musculatura e fisioterapia para correção da postura, que integram o tratamento;
3. A melhora é imediata após a aplicação
MITO – Muitos pacientes relatam redução da dor logo após a primeira aplicação, porém os resultados mais efetivos são observados entre cinco e doze semanas e se prolongam (em menor grau) por até um ano;
4. A aplicação reduz a dor na articulação
VERDADE – Um dos efeitos mais desejados e observados com sucesso nos pacientes que realizam a aplicação do ácido hialurônico é o alívio das dores. Além disso, ele atua reduzindo as células inflamatórias e, assim, melhora a inflamação; esta melhora, porém, é variável de paciente para paciente.
5. A aplicação lubrifica a articulação
VERDADE – Ao melhorar a retenção de água nas articulações, as aplicações geram um efeito viscoelástico e protegem contra futuros impactos. Não por acaso, muitos atletas optam pelas aplicações para que possam voltar à prática esportiva com segurança após as lesões;
6. A aplicação pode causar desconforto
VERDADE – Depois de realizada, a aplicação não impede a realização de atividades comuns à rotina dos pacientes, porém a área pode ficar dolorida. Nesse caso, recomenda-se aplicar gelo sobre o local. Já para voltar às atividades físicas, o ideal é aguardar entre 2 e 3 dias.
Mais saúde para os joelhos
Para saber quão válido será o tratamento auxiliado pela infiltração do joelho com ácido hialurônico, o mais indicado é passar em consulta com um ortopedista especialista em joelho a fim de avaliar o caso e decidir pela melhor forma de tratá-lo.
A realização de exames por imagem, a avaliação dos membros afetados e a análise dos hábitos, rotinas e práticas de cada paciente integram o passo a passo seguido para determinar se a infiltração será eficiente ou não.
Além dele, o fortalecimento dos músculos das pernas e quadris, prática mais consciente de esportes, terapia medicamentosa, fisioterapia e melhoramento da postura têm mostrado excelentes resultados para redução das dores e dos quadros inflamatórios.
O Dr. João Hollanda é ortopedista especialista em joelho e médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.