Instrumento esquecido de Bach é recriado

Por , em 7.06.2009

Trezentos anos depois de ter sido tocado pela última vez, um instrumento há muito tempo perdido, chamado lituus – muito usado por Johann Sebastian Bach, voltou à vida. De acordo com reportagem da BBC, ninguém desta geração jamais tinha escutado, visto ou lido descrições do instrumento. Especialistas desenharam o “novo” lituus como um instrumento similar a um que era muito utilizado pelo povo romano e na era medieval, longo e semelhante a um trompete.

Para reproduzir o lituus, historiadores sugeriram instrumentos que acreditavam ser semelhantes, e fanáticos pela música de Bach fizeram seus “chutes” de como acreditavam que era o som e as notas produzidas pelo instrumento. Com todas as informações reunidas, engenheiros da Universidade de Edimburgo, na Escócia, colocaram as informações em um moderno software, o que resultou na construção de um tubo de madeira de cerca de dois metros e meio, que produz um som “assombroso”, de acordo com músicos profissionais.

A última canção conhecida que foi escrita com o uso do lituus é “O Jesu Christ, mein’s Lebens Licht” (“Oh Jesus Cristo, luz da minha vida”, em tradução livre), composição de Bach. [Live Science]

Você pode conferir um vídeo com imagens do instrumento aqui:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!