Médicos podem passar a receitar músicas em vez de remédios

Por , em 9.09.2010

Segundo uma nova pesquisa da Universidade Caleidonian de Glasgow, as emoções que a música desperta podem ser usadas para tratar dores físicas e depressão.

O projeto, que reuniu engenharia de áudio e psicologia musical, procurou analisar de que forma a música nos ajuda quando estamos passando por momentos difíceis na vida. Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram que isso é mais complicado do que assumir que a música rápida nos deixa mais felizes enquanto a música lenta faz com que fiquemos tristes.

Primeiro é importante saber que as letras das músicas, e não apenas o ritmo, influenciam o nosso humor. Outro fator importante apontado pelos cientistas é o que você associa com a música (se você estava se sentindo bem quando a ouviu pela primeira vez, por exemplo).

Durante a pesquisa, voluntários ouviram várias músicas de diferentes estilos que nunca haviam escutado antes. Depois eles indicavam que sentimento a música passava. O resultado mostrou que as músicas associadas com sentimentos positivos têm uma batida regular, timbre claro e constante.

O próximo passo da projeto é criar um modelo matemático que “traduza” a habilidade das músicas de transmitir emoções e convertê-lo em um programa de computador que analise as necessidades de cada indivíduo e componha uma música especial para ele, podendo substituir antidepressivos e remédios para a dor física. [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • AMFR:

    vejam só, o que é estudado e comprovado tem fundamento de verdade, assim que constatar realizado na prática, é só acreditar pois se é real!!!!. Então se confirmado é por que realmente se pôde descobrir que a música cura. Esta idéia será descartada para os amantes de medicamentos, mas será também aderida pelos intolerantes a remédios. Quem nos dera O Senhor enviar meios tão belos para as doenças de toda natureza!!! Que continuem os estudos, parabéns para quem está em busca de dias melhores para os seres humanos, Oh Senhor que toda criatura deste mundo volte o seu olhar, a sua dedicação nesta filosofia, ajudar a melhorar a vida do semelhante, quantos estão estudando para acabar com ela, para piorá-la!!! Hem?

  • Carol:

    Ouçam músicas do gênero gospel, vai melhorar e muito!
    Nada melhor pra acalmar do que música!

  • Cristiane:

    Gente, não existe uma terapia alternativa contra doenças e dores físicas que usam sons de sinos, tambores e outros instrumentos musicais?
    … Onde é que eu ouvi falar?! Sons graves pra tal coisa e sons mais estridentes para outras mais…
    Alguém mais já ouviu falar nisso?! Sonhei?! Delirei?!

  • Joel Z. Marconcin:

    A música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.
    Conhece isso?

  • P. Praxedes:

    Que bom !
    Vamos todos escutar o I-Doser entao e se sentir ótimo ;D

  • Marianna:

    Maravilhoso esse artigo, como estudante de psicologia, me agrada essa idéia. Os medicamentos, “drogas” receitadas pelos psiquiatras sao paliativos, é uma maquilagem das doenças. Música, tolerância, respeito, trabalho, dignidade, ser útil é a cura.

Deixe seu comentário!