Inteligência artificial: cientistas criam chip que imita o cérebro humano

Por , em 21.11.2011

Será que é possível simular, por computador, o funcionamento do cérebro humano? Um grupo de pesquisadores americanos garante que sim. Eles desenvolveram um chip que imita a maneira como o nosso cérebro responde a uma nova informação recebida. Seria um primeiro passo, conforme eles visualizam, para a criação de uma inteligência artificial.

O chip foi concebido no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. A capacidade deste dispositivo, basicamente, é fazer sinapses. Um cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de neurônios, e a comunicação entre eles é feita sempre através de sinapses. Imitar essas sinapses artificialmente foi a base para a construção do chip.

A diferença é que esse cérebro artificial não é composto de células, e sim de 400 transistores dispostos de forma a simular a “comunicação interna” das nossas mentes. Da mesma maneira que os íons correm, no nosso cérebro, através de átomos carregados eletricamente como sódio, potássio e cálcio, os íons correm através desses transistores no “cérebro” do MIT.

Professores de neurobiologia da Universidade da Califórnia (EUA) foram convocados para analisar o cérebro artificial em funcionamento, e se mostraram impressionados com o seu realismo. Em um futuro talvez não muito distante, um chip como esse poderia atuar exatamente como o nosso cérebro, e de maneira ainda mais rápida. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,60 de 5)

13 comentários

  • Helô:

    Eu queria um robô dentro de casa que limpasse, lavasse, passasse, e cozinhasse… Se for assim eu concordo com tudo isso ai de inteligência artificial, se forem robôs para nos servirem, e jamais substituirem. To esperando um robô igual do filme “Eu robô” hehehe… que faça tudo pra mim… ai seria bom né gente! Mas será que, conforme mostra o filme, seria seguro?

  • rosangela de noronha:

    concordo com o Eduardo, mas pode ver que o avanço da tenologia tem dois lados , o bom e o ruim, como afeta os adolecentes , a rede de pedofilia , e muitas coisas negativas, será que este cerebro artificial não causara danos ao ser humano de alguma forma no futuro? espero não estar mais aqui neste tempo e espaço.

  • T.K:

    Concordo plenamente com um comentário citado abaixo,em que seria benéfico à medicina,entretanto,o nosso sistema nervoso é insubstituível quanto a eficiência inata de nossa hereditariedade.Não penso que isso seria totalmente benéfico,pois a ciência avança,mas extrapola muito quanto às expectativas do homem!Este mesmo possui o poder de se autodestruir,depende de seu caráter.

  • Fer Nando:

    ÍONS transportados no cérebro através de átamos carregados eletricamente??? Alguém ensina quem escreveu o artigo (ou traduziu) que átomos carregados eletricamente são sinônimo de ÍONS e o que é transportado são os ELÉTRONS.

  • marcio pardal:

    muito interesante aida acho que vai ser mais facil um prossesador de memoria liquida porem devera ser de um liquido amorfo para que a transmisao entre as celulas sejao melhores acredito nisso mas coma recuperasao de memoria humana nao cmo inteligencia artificial desculpe meu portugueis.

  • Jonatas:

    Os filmes Matrix, ricos em conceitos muito antigos, antigos e modernos sobre pensamento e inteligência artificial, são um reflexo do medo humano do desenvolvimento de tais máquinas raciocinantes. Gosto de tecnologia, gosto muito e vivo e trabalho com computadores, mas I.A. é um estudo aceitável até quando as máquinas forem manipuláveis. Mas quando forem realmente autônomas quanto a “decisão”, será uma ameaça real, porque tudo a nossa volta estaria funcionando por elas, e nossa existência seria obsoleta.

  • Romário Huebra:

    “Em um futuro talvez não muito distante, um chip como esse poderia atuar exatamente como o nosso cérebro, e de maneira ainda mais rápida.”
    Me desculpem, mais isso é ridiculo, todas as nossas informações ficam no cérebro, se nosso cérebro morrer nós morremos com ele, do msm jeito qe é impossivel fazer transplante de cérebro, diriamos qe no nosso cérebro fica a nossa “alma”.

  • Gui Melo:

    Beleza criaram, só que, o que adianta se só vão começar a usar daqui uns 50 anos? Vários avanços tecnológicos que poderiam ter salvado a vida de milhões, parentes, amigos, estão barradas por grandes corporações, é legal saber que nós estamos avançando muito, e é triste saber que não vamos avançar nada.

  • Álvaro:

    Matrix me veio a mente.

  • 3dx:

    isso vai ser um grande avanço para a tecnologia e a humanidade
    mas deveriam ter falado mais ou mais fontes isso PODE SER ATÈ BOATOS

  • fulano de tal:

    a skynet agradece

    • Asdrubal:

      eheheh 😉

  • eduardo:

    Isso sera muito importante na medicina, em tratamentos de esquizofrenia, mal de parkinson e ausaimer. a materia não fala sobre aplicaçoes medicas porem simular um cerebro mesmo que artificialmente vai com certeza ajudar a desenvolver até mesmo chips que trabalhariam nessas regiões afetadas por estas doenças

Deixe seu comentário!