Em 4 horas, a inteligência artificial do Google absorveu todo o conhecimento de xadrez da história

Por , em 7.12.2017

Parece ação promocional da nova temporada de “Black Mirror”, mas não é. O programa de inteligência artificial AlphaGo Zero, desenvolvido pelo laboratório DeepMind, do Google, aprendeu todo o conhecimento da história do xadrez em quatro horas. O software foi alimentado com as regras do jogo e programado para aprender estratégias repetidamente por meio de simulações.

O artigo relatando a experiência ainda não foi publicada em um periódico revisado por pares e a empresa não está comentando o feito enquanto isso não acontecer. Mas o artigo que relata o experimento afirma que, em 100 partidas jogadas contra Stockfish 8, o principal software da área, todas ou foram vencidas pelo AlphaGo Zero ou acabaram em empate.

Eles estão se reproduzindo: inteligência artificial do Google aprende a criar inteligência artificial

Segundo a BBC, especialistas já consideram o feito como um argumento a favor da empresa em um setor competitivo. “Do ponto de vista científico, esse é o último de uma série de resultados deslumbrantes que a DeepMind produziu”, disse o professor Michael Wooldridge, da Universidade de Oxford, à rede britânica. “A trajetória geral no DeepMind parece ser resolver um problema e, em seguida, demonstrar que consegue aumentar o desempenho, e isso é muito impressionante”.

Inteligência superhumana

Em todas as partidas os programas tinham um minuto para pensar a cada jogada. Quando jogou com as peças brancas, que fazem o primeiro movimento das peças, o AlphaZero ganhou 25 jogos, e, com as pretas, venceu outras três. Os outros 72 jogos acabaram em empate. A performance foi descrita como “superhumana” pelos cientistas do DeepMind.

Inteligência artificial tenta criar cartazes inspiradores e falha terrivelmente

O AlphaZero já derrotou vários humanos campeões do jogo de tabuleiro chinês Go e também já ensinou a si mesmo como jogar video games como Pong e Space Invaders. Atualmente, a equipe do DeepMind tenta desenvolver um sistema que possa ganhar de humanos no jogo de estratégia Starcraft.

O Stockfish 8, por sua vez, ainda que seja um dos melhores softwares da área, foi derrotado por outro programa, Komodo, em dois grandes desafios de xadrez deste ano. Mesmo assim, Peter Heine Nielsen, um grande mestre de xadrez ouvido pela BBC, estava impressionado. “Eu sempre me perguntei como seria se uma espécie superior aterrissasse na Terra e nos mostrasse como eles jogam xadrez. Agora eu sei”.

Elon Musk propõe solução radical para ameaça da inteligência artificial

Pesquisadores, porém, são mais cautelosos, lembrando não apenas que esses jogos têm formatos bastante limitados quando que é aconselhável ter cautela com o marketing da gigante da tecnologia. “Não é apenas sobre contratar os melhores programadores”, avisou a especialista em inteligência artificial Joanna Bryson, da Universidade de Bath, no Reino Unido, em entrevista à BBC. “Também é algo muito político, já que ajuda a fortalecer o Google ao máximo possível quando ele negocia com governos e reguladores que analisam o setor de AI”. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,93 de 5)

Deixe seu comentário!