,

Invasão alienígena é uma ameaça para o ecossistema Antártico

Por , em 7.03.2012

No continente gelado da Antártida, cientistas temem uma invasão alienígena, mas não do espaço; de bolsos e malas. Sementes e plantas acidentalmente levadas até a Antártida por turistas e cientistas podem introduzir espécies de plantas alienígenas, uma ameaça às plantas nativas e a um ecossistema balanceado.

A situação fica ainda pior considerando as mudanças climáticas que estão atingindo o continente gelado.

Mais de 33 mil turistas e 7 mil cientistas visitam a Antártida a cada ano, por barco e aviões, e uma pesquisa de dois meses com os visitantes descobriu que muitos estavam carregando sementes de outros países que já haviam visitado.

O estudo vasculhou bolsos, mangas, sapatos e mochilas das pessoas que passaram por lá. Em média, cada pessoa tinha 9,5 sementes. “As pessoas que estavam carregando mais, tinham muitas, muitas sementes. Eram grandes ameaças”, comenta Dana Bergstrom, que participou do estudo.

“Quando trazemos sementes, trazemos espécies que são competitivas. As plantas e animais que estão lá não são necessariamente competitivos, então há uma boa chance de perder uma biodiversidade preciosa no continente”, explica Bergstrom.

Algumas das espécies “alienígenas” eram de climas frios, e capazes de crescer na Antártida. “Apesar de que a península está esquentando em um dos maiores ritmos do planeta”, afirma. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Et Valdo:

    Realmente o título é equivocado. O site cresce e não deve mais deixar lugar para amadorismos como este. Tão simples resolver…

  • Vinicius:

    Ué, não vejo nada de errado no título…

  • eduardo:

    Gente… se o Hypescience não chamar atenção com seus títulos, quem lerá suas matérias?…..
    Brincadeira, hein hype… kkkkkkkkkkkk…. não vão me censurar novamente, por favor…
    Ao invés de me censurarem não postando meu comentário, por que simplesmente não me criticam?

    Mas poste aqui… chega de censura!!!

  • ColdZeiss:

    Titulo pior que esse?????
    Bem… tem o titulo da copa do mundo de 1998…
    Na moral… tú tah de sacanagem neh???

  • Elton:

    Não vo nem falar nada sobre o título, eles fazem de propósito…

  • John jones:

    acho que o titulo da matéria devia ser invasão de plantas e animais de outros continentes são uma ameaça para o ecossistema
    antártico

    • Octavio:

      concordo

  • Jonatas:

    Não é de hoje que a presença humana causa desequilíbrio ambiental pela introdução voluntária ou involuntária de espécies extra-nativas. Mas hoje existe tecnologia e informação que podem ser usadas para que isso não aconteça, a responsabilidade começa nas pessoas, tem que passar pelas agências de turismo ou exploração nesses ambientes e principalmente garantida pelas entidades que administram o território.

    • BossGrave:

      Um bom exemplo disso eh a água de lastro dos navios que carregam (micro)organismos que mudam ecossistemas inteiros devido a falta de predadores naturais em determinadas areas onde sao despejados.

    • Jonatas:

      Os caramujos gigantes que os Europeus trouxeram são uma praga agrícola até hoje. Assim como os Sapos Cururu levados pra Austrália causam desequilíbrio na vida selvagem de lá. Já não chega os Cangurus, fizeram até uma guerra contra os Emus (e perderam) e agora os sapos cururus…

    • Germano:

      não sei se é pelo mesmo motivo mais …

      em fernando de noronha eles estão treinando gaviões para caçar gaivotas

      se tornou praga la tbm
      complicando até a rotina do aeroporto

    • Marcos-DF:

      Olá Jonatas, beleza ?
      Mas é EXATAMENTE isto que falta !!!
      🙂
      Abraços

Deixe seu comentário!