Invenção maluca: roupas feitas de bactérias
O que é isso? Seda? Pele humana? Não, esse tecido pode ser até mais nojento do que pele: ele é feito de bactérias.
Usando uma mistureba de cevada, bactérias e chá verde a designer Suzanne Lee consegue produzir folhas finas de celulose à base de bactéria. Enquanto está molhado, o material pode ser moldado “em forma” de roupas. Não há costura – ainda molhadas, as folhas são cortadas e grudadas uma nas outras sem cola.
Quando a roupa está seca, ela fica com uma textura descrita como “parecida com papiro” – não soa muito confortável, mas pelo menos é um tecido sustentável!
No site de Suzanne, ela apresenta suas roupas com a seguinte frase: “imagine se pudéssemos cultivar roupas”.
Talvez as bactérias em si não sejam o maior problema dessas roupas – vamos combinar que o design dessa blusa não é grandes coisas também, certo? O bolso e os babados são meio suspeitos. E você, leitor, usaria algo parecido? Acha que a sustentabilidade vai fazer com que esse seja o tecido do futuro ou acha que algo assim não vai funcionar simplesmente por ser feio demais? [Gizmodo]
11 comentários
“imagine se pudéssemos cultivar roupas”.
Eu achava que era exatamente isso que a gente fazia plantando algodão e linho…
Curti o comentário do Bruno.
Realmente, seria muito cool e ao mesmo tempo mto ecológico, não precisaria de água e talvez essas proprias bactérias pudessem nos limpar, comendo restos de pele e suor.
E quanto às cores? Podem ser alteradas com o uso de corantes? Pois “ao natural” é muito feia!
hehe, parece roupas de algum jogo de rpg…
deve ser maneiro sujar a roupa com comida e a sujeira “sumir” alguns dias depois =P
Eca!
me parece bem estranho, e, mesmo se fosse liindooo, eu usaria só se fosse de extrema necessidade.
Diego, pelo que eu entendi a roupa não precisa de costuras, então aquelas costuras (sim, são costuras) estão ali mais por uma questão de estilo que qualquer outra coisa.
Se “não há costuras”, o que é aquilo no detalhe da manga?
Nossa, roupa de bactéria, e não há riscos ??
Pegou chuva, estragou a roupa
Acho que ficava melhor se tivesse uma modelo dentro da roupa, pelo menos se a idéia é avaliar a estética da roupa. De qualquer forma, ao “cultivar a roupa”, uma das possibilidades que se abre é a produção de roupas que só cabem em você, roupas que te vestem como uma segunda pele. Vai fazer sucesso no carnaval…