Inventor amador cria carro que usa energia solar

Por , em 14.11.2010

E quem disse que grandes inovações são feitas apenas por grandes empresas? O carro de Chen Shungui, um inventor chinês amador, pode não ser uma obra prima do design, mas realmente funciona à base de luz solar.

Ele passou oito anos construindo dois carros, esperando montar veículos que não despejassem CO2 na atmosfera. O primeiro foi concluído em 2008 e, apesar de precisar de um bom polimento, consegue chegar a 45 km/h usando apenas energia solar. Boa parte da cobertura do carro é completamente coberta com painéis solares mas, como ele não tem bateria ou outra fonte de energia, pode ser usado apenas em dias ensolarados.

O segundo carro é uma versão “melhorada” do primeiro, que pode ser usado em percursos maiores e em dias nublados. Como tem uma bateria solar, ele pode fazer uma viagem de 150 km com sua “reserva” e pode chegar a uma velocidade máxima de 60 km/h.

Os dois carros solares custaram a Chen 74,936 dólares.



[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Diogenes Luca:

    Quero um desses!! Imaginem uma combinação dessas com o Tesla S!!! Uau! seria um Sedan tigrado que brilha de noite superesportivo que se abateceria com qualquer tipo de ondas ou particulas-onda! Bom demais. Dou o meu Sedan dinossáurico como entrada se quiser!

  • Thamiris Medeiros:

    Asiaticos,sempre nos impressionando,carro que utiliza energia solar legal

  • Bento:

    Boas
    Isto de carros solares , é uma grande fraude,
    porque se sabemos que o rendimento dos paineis solares se situa nos 15% , com o sol a incidir directamente, e que portanto por cada metro quadrado teremos 150w hora ( ao meio dia ), e se a potencia necessária para um veículo tipo papa-reformas, será pelo menos 3500w hora e que entre subidas , descidas e a direito, que se consiga um consumo médio de 2000w ,( a rodar devagar )seria necessário qualquer coisa como 12 metros quadrados de paineis solares.
    Ou então com um metro quadrado de painel solar , teremos de esperar pelo menos 12 horas para andar 1 hora.
    Se considerarmos ainda o custo das baterias,a sua longevidade e o custo dos paineis,é melhor esquecer.
    pelo menos até se conseguir rendimento dos paineis , próximo dos 100% , ou seja 1000w por metro quadrado, e baterias de maior capacidade e menor custo.
    Todas as pessoas são livres de se expressar, mas nestes comentários constato muita ignorancia.

    • Diogenes Luca:

      Bento já temos paineis solares proximos aos 35% e o carro utiliza baterias encarregareis. Ou seja não é unicamente recaregavel com o Sol. Pelo que entendi o Sol apenas diminui o consumo eletrico e o carro continua sendo um carro eletrico como qualquer outro.

  • idpol:

    Prezados,
    Aos olhos dos “empolgados” na “salvação” do planeta, o q parece não o é. Vcs tem celular…; pois este, pode ser solar, imagina o tamanho da célula solar para carregá-lo. Já faz parte do caldo contaminante as baterias e suas sucatas.

    Marcos, o motor a água na realidade não o é, pois utiliza apenas o hidrogênio concentrado como combustível – altamente inviável. http://www.emsintese.com.br/2008/economia-hidrogenio/
    E qto ao BR que andava por Brasília, foi preso e punido a desconverter o sistema de combustão. A lei não permite nenhum veículo usar qq meio de energia fora dos adotados no BR. A lei é “mundial”.

  • Carlos:

    Gostei muito da matéria pena que ele gastou muito pra construir estes 2 carros. Mais de 74 mil dolares, os carros movidos a GNV e álcool tbm têm boa participação na redução do Co2. Mas outras invenções que surgiram e ficaram no esquecimento como o carro movido a Ar comprimido que foi matéria do fantastico e o carro movido a água, mas é feita com uso do hidrogênio usa-se o elemento Boro na separação do oxigênio e do hidrogênio. Aqui vai o link desta matéria incrível http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_472608.shtml

  • criancinha:

    Meu tio tem um carro movido a energia solar.

    Antes de sair ele sempre pede uma ajudinha pra empurrarem o carro….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Entenderam? SAPATO – SOLA – SOLAR….

    Explicar a piada então….kkkkkkkk

  • Marcos:

    Olá a todos !
    O fato de não ter recursos não inibe o espírito inventivo e criativo das pessoas. No Brasil alguém inventou um carro que funciona a água mas não sei que fim levou … Outro, movido a óleo de mamona – também sumiu … Provávelmente, sucumbiram à grande indústria e seus recursos, que os viam como adversários de peso, devendo, portanto, serem neutralizados.
    Parabéns a este senhor chinês por sua útil invenção – a Terra e as futuras gerações agradecem !
    Abraços

  • anonimo:

    concordo com a margarida ,invento e trabalho podem andar muito bem juntos sem precisar agradir e destruir a natureza!

  • ademir:

    A o segundo carro é bonitinho, pena que so chega a 60km/h ;X
    Mas muito boa iniciativa…

  • ANDRÉ SOARES:

    ESTA TAL
    MARGARIDA ALACÚ K

    DEVERIA TOMAR VERGONHA

    A DESCULPA PRA QUEM NÃO GOSTA DE TRABALHAR E OU FAZER ALGUMA COISA DE BOA E ÚTIL

    SEMPRE É A FORTUNA DE QUEM FAZ

    VAI TRABALHAR/PESQUIZAR ALGUMA COISA SRA ALACÚ K

  • MARGARIDA ALACOOK:

    Só espero que os egoístas do sistema não mande matar esse inventor que está preservando mãe natureza sem poluir o nosso planeta ele está de parabéns.

    Pena que os grandes empresários ñ tenha interesse de levar a frente> Pq por trás tem outros grandes interesses do egoísmo em grandes faturamento no proprio bolso. PQ os homens de hj faz fortunas obsurdas e não terão vidas e nem tempo para gozar deste patrimônio, pq não temos estimativas de vida por mais de 70 anos de idade, são os verdadeiros idiotas trabalha para deixar para os parentes que ainda vão nascer no futuro que só a Deus pertence.E qdo estiver do outro lado com suas almas cheias de mazelas é que vão ver o pura burrice que fizeram qdo encarnados no planeta terra.

  • Celestino Silva:

    Esse veículo faria muito sucesso no nordeste do Brasil.

  • websurffer:

    Que genial, josias. Ri demais, cara!
    Viva ao pré-sol.
    ahuehauehuaeuhauehuahueae

  • josias:

    VIVA AO PRÉ-SOL.

  • alessandro antonio:

    Então se nao tem bateria, nao pode passar na sombra ou em um túnel, ai ele põe a veia pra empurrar 😀

  • ShadowsAV:

    Muito bom, ele fez a base resta agora às empresas melhorarem deixando mais bonito, mais aerodinamico e outros aperfeiçoamentos básicos…

  • Elizabeth:

    Parabéns ao inventor chinês se preocupando com a “saúde” do planeta e saindo à frente das indústrias.

  • António Toscano:

    Gostei muito esse carro horrível, mas melhor eco-sistema!
    Porém um dia pode ser um carro bonito, claro que sim.

  • Aloisio:

    Esse é o cara – Esse é o carro.. Parabéns

Deixe seu comentário!