“Ioga” para bebês: prática bizarra balança, gira e mergulha bebês para cima e para baixo [Atualizado]

Por , em 28.02.2012

Se eu te contasse sobre um lugar onde os bebês são repetidamente jogados, girados e mergulhados debaixo d’água, você imediatamente me diria que isso é tortura e que deveríamos ligar para a polícia, não?

Mas não é. É apenas uma sessão de “Baby Dynamics” (“dinâmica do bebê”). As pessoas que não estão familiarizados com as rotinas envolvidas nessa prática ficam, geralmente, e muito compreensivelmente, horrorizadas. Especialmente quando os bebês que estão sendo submetidos aos movimentos demonstram óbvio desconforto, choram e até vomitam.

Mas a praticante Lena Fokina simplesmente sorri e afirma que tudo “faz bem” para os bebês. A russa de 51 anos de idade pratica as técnicas de dinâmica do bebê há mais de 30 anos e garante que nenhum dano já foi feito para um bebê que ela tratou. “É muito bom para os bebês e não é perigoso”, diz. “Alguns bebês choram no começo, mas depois eles começam a gostar”.

Considerando como as pessoas são cuidadosas só para segurar bebês em seus braços, é bastante chocante a forma como Lena simplesmente segura um pelo tornozelo ou pulso e o balança.

Novamente, ela insiste que isso não é nada, mas normal. “A maioria das pessoas acha que os bebês jovens só podem ficar na cama, comer e chorar. Mas os bebês nascem com reflexos naturais, que podemos usar para ajudá-los a se desenvolver física e intelectualmente”, explica.

A dinâmica do bebê é destinada a ajudar bebês com problemas esqueléticos ou musculares, e também pode ser praticada com crianças saudáveis. É uma prática milenar que se originou com antigas tribos africanas.

O Dr. Igor Charkovsky, um parteiro russo, adaptou as técnicas para os tempos modernos e mais tarde Lena também seguiu esse caminho. A dinâmica do bebê é oferecida para crianças de até dois anos de idade e são realizados workshops para ensinar os pais a praticar em casa.

Você pode até achar que nenhum pai estaria disposto a fazer isso com seu filho, mas tem louco para tudo. Aparentemente, o método é bastante popular na Rússia e outras partes do mundo.

Lena diz que os adultos podem ser treinados com bastante facilidade, dependendo de suas sensibilidades. Alguns aprendem em apenas uma sessão de treinamento. A chave é adaptar o bebê gradualmente aos vários movimentos. “Mesmo o corpo de uma criança pequena pode se adaptar ao processo facilmente se você levá-lo aos poucos”, diz Lena. “Enquanto o instrutor ou o pai praticar e estudar os ensinamentos do Dr. Charkovsky, a criança vai ficar bem”. E, ela garante, vai começar a gostar depois de algumas sessões.

Lena, que tem um mestrado em Educação Física, é avó e mãe de cinco filhos. Ela começou a prática da dinâmica do bebê com seu primogênito, que tem agora 30 anos. Como todo mundo, ela estava preocupada no começo, mas ver a resposta do seu bebê a encorajou a seguir em frente.

Ela diz que todos os seus filhos passaram pela prática e tiveram excelentes desempenhos na vida, sendo campeões em mergulho livre, equitação e paraquedismo. Não pode haver melhor prova, de acordo com ela.

E você? Acha o método assustador ou acredita no seu potencial? [OddityCentral]

Atualização: Mais um vídeo

53 comentários

  • Aléh De Freitas:

    cara cade os direitos humano nessa hora, to com muito odio que so vem maldade na minha cabeça se eu encontrase essa mulher pela rua >:(

  • Luciana Loureiro:

    Vou dizer viu, cada loucura nesse mundo! Minha gente, isso é tortura, essa louca pode deslocar, ou até mesmo quebrar os ossos desses pobres e indefesos bebês , sem falar até mesmo em alguma ruptura de órgãos internos, eles são muito frágeis … Cadê os direitos ? Pelo amor de Deus…

  • Amadeus E:

    Bom, não vou criticar só pelas imagens, temos que analisar os dados e estudos, bom, se ela continua a fazer isso até hoje, é porque nada de “ruim” aconteceu, se não ela ja estaria presa, o grande horrer que todos apresentam aqui é o contraste com o custume de vocês, ninguem aqui vê isso com frequencia, ou acha normal, talvez o que ela faça realmente tenha algum valor para os bebes, ajude a musculatura, que, se depois de ser jogado, rodopiado, balançado e todos os movimentos imaginaveis uma criança não tiver uma musculatura bem rigida, não faço mais academia Mas, senti uma ponta de angustia em ver o video, nunca que permitiria fazer com um filho meu, mas, a doido pra tudo..

    • Carlos Roberto Viana:

      Já foi exaustivamente comprovado que não se deve pendurar bebês pelo braço.

  • Beatriz Martins:

    Gente!!! Pelo amor de Deus, essa criatura que está incentivando pais absolutamente malucos a fazer essa terrivel crueldade com os bebês tem que ser presa, ou jogada de um precipicio por várias vezes pra que nao sobre nem um pedacinho dela. Essas cianças estão sendo torturadas e com autorizaçao e concentimento dos pais, e o orgão que se diz protetor das crianças não faz nada por esse abuso. Ela é quem está dizendo que nenhuma criança “tratada” por ela teve algum trauma, mas nao sabemos. As manobras feitas por ela nesses bebês causam dor. Eles dicam de cabeça para baixo por varios minutos, choram e até mesmo vomitam. Ainda tem alguem achando que isso faz bem para o bebê. Como foi dito em um dos comentarios. Para uma criança crescer bem sucedida e ser um atleta ou sei lá o que, nao é preciso ser mergulhada em uma piscina cheia d’agua e nem chacoalhada de um lado pro outro, pa cima e pra baixo. Vamos dizer não a essa pratica “milenar” como diz a tal Criatura acima e fazer com que os orgaos “responsaveis” veja esse tipo de tortura e aplique a medida necessaria.

  • Anny Gacho:

    Essa mulher e um ediota,ela e vaca va fazer isso com sua madrinha,sua besta!!!!ser eu pudesse jogar vc eu jogaria pro inferno eu ti odeio!!!

    • Selma Rosselo:

      ui, quanto ódio reprimido, isso faz mal miga, kkkk comece a fazer ioga q melhora!

  • juliana:

    Só uma dúvida. A sidrome do bebe sacudido não se aplica a esses bebes??

    Tanto se ve bebes que são espancados e tem membros deslocados em virtude da violência sofrida e isso aí chamam de yoga??

    • juliana:

      E quanto e africana ali, bem que ela podia usar um bastão pra fazer suas acrobacias, e não um bebê.

    • juliana:

      é impossível um bebe com menos de dois anos de idade já poder ser considerado sedentário. Tbm em hipótese ajguma acredito que ficar chacoalhando o bebe até seus 2 anos de idade possa determinar que ele não seja sedentário no futuro.

      o que td mundo sabe é que o desenvolvimento físico de um bebe é gradativo. a cabeça de um bebe recém nascido é muito grande pra que ele possa segurar e a coluna ainda não tem uma musculatura forte o suficiente pra se manter alinhada. O que não quer dizer que se necessite fazer algo, pois as próprias africanas, nessa fase, acolhem os seus bebes junto ao corpo enrolados em panos, onde eles dormem tranquilamente com o balanço e o calor do corpo de suas mães.

      mas infelizmente sempre existirão os pais que não tem paciencia pra esperar o filho crescer, andar no seu tempo, falar no seu tempo e ser uma criança normal. sempre existirão os pais que querem que seus filhos sejam o próximo einstein, que exceda as expectativas de qualquer criança de mesma idade e que sejam um troféu pronto pra ser exibido aos demais, quase que com os dizeres “fui eu que fiz”. independente de se isso deixa o filho feliz ou não.

      e se isso é relmente tão bom assim, vamos ver se hj os destaques nos esportes e nas ciências foram sacudidos e jogados pro alto por seus pais. e mais fácij, se são 30 anos de técnica, qual foi efetivamente o resultado disso tudo?? ou o único resultado é assegurar que nunca nenhum bebe se machucou, mas apenas vomitaram…

    • Carlos Alberto Lanzoni:

      Não, sacudir o bebe provoca deslocamento, neste caso existe um alongamento do bebe, levando a movimentos que demorariam anos para fazer

  • gizele:

    COMPLETAMENTE RIDÍCULO. OS BEBÊS FICAM ATÉ VERMELHOS SEGURANDO O FÔLEGO.ALGUNS FICAM ROXOS. PARA UMA CRIANÇA SE SAIR BEM NA VIDA, NÃO PRECISA SER JOGADA NEM CHACOALHADA , BASTA QUE ELA TENHA MUITO AMOR, E SEJA EDUCADA NA PRESENÇA DE DEUS.

    • anonymous:

      concordo, quer não aconteça nada ainda aos bebes, não admite que seja humano, por mais fisico ou estupido que seja e que alguem se convença de alguma estupidez fisica continuar aceitar algo, existe imensas outras maneiras de o fazer sem ser pelo o que essa pessoa faz.
      Só russos.

    • larissa:

      essa mulher é maior louca..jamais deixaria ela fazer essas barbaridades com o meu filho.. só se eu tivesse doida igual a ela..tadinho do bebÊ!!! ela mereçe q alguem pegue ela e fique chacoalhando ela isso siim.

    • Ingrid:

      esse seu cometario foi tudo… tbm concordo sinceramente isso deveria ser proibido… tudo que se faz com bebes sem que eles entendam na minha opiniao é crime…

    • Carlos Alberto Lanzoni:

      No começo eles se assustam e choram mas depois se acostumam e gostam e acreditem as articulações deles são bem flexíveis e permitem isto

    • Selma Rosselo:

      fica tranquila Larissa, não precisa de histerismo, ninguém vai pegar seu filho e fazer isso não, os pais q autorizam a prática, entendeu?

  • ANA:

    Olha ja vi de tudo nessa internet mais nada me deixou tão chocada como assistir o que essa mulher faz com esses bebe e pior com o concentimento dos pais!!!eu acredito que ela só vai parar depois que ferir ou ate matar algum desses bebes infelismente essa é a mais pura realidade e qndo isso acontecer ai simmmm as pessaoas vão ficar escandalizadas e a justiça vai finalmente fazer alguma coisa!!!!por que nao manda esse video para aqueles que defende o estatudo da criança…ou no pais dela as crianças não direito???pelo visto não mesmo!!!boa sorte para esses anjinhos e que essa lokaaaa não dure muito tempo….

  • Norma Grille:

    Este mulher deve ir pro hospício ou logo pra cadeia !!

  • Milena Karla:

    Se ninguém faz ioga dessa maneira porque os bebês tem que fazer??? Ahh mas se eu pego alguém fazendo isso eu dou logo de voadora!!!

    • Amanda:

      Isso usar violência sempre resolve tudo.

    • Beto:

      Falou a justiceira de Olinda! Ah vai se tratar, eu se visse uma coisa dessas, já daria uma bica na lata pra cair e ñ levantar tão cedo. Onde já se viu ficar fazendo isso e dizendo q ajuda na saúde da criança?!Gente mais ALIENADA VIU!

  • Alice:

    Me surpreendeu o numero de pessoas que não leram toda a matéria ou que não deram a minima e já foram comentar.Então eu vou bater palmas pra todos os pais que deixaram seus filhos sedentários e não pensaram no desenvolvimento físico melhor que poderiam ganhar.Sério gente,tribos africanas faziam esse tipo de coisa e olha a constituição deles…
    Noto que este país ainda é muito conservador de mente fechada para novas idéias.
    Pensem um pouco mais no futuro da especie por favor.As futuras gerações seriam mais fortes com esse tipo de prática,foi isso que a matéria queria passar para vocês.

    • Ricardo:

      Creio que a musculatura deles não tenha nada a ver com a rotina de caça para alimentação e praticas de lutas em caso de guerras de tribos ao invez de passar o dia em frente ao computado. Tem razão, jogar os bebês pro alto realmente é a causa.

    • Amanda:

      É lindo o uso da ironia aqui

    • Ubirajara:

      Se isso servisse para desenvolvimento e menos sedentarismo as tais tribos africanas seriam hoje a maior potencia economica!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk
      DESCULPA mas existime muitas outras formas de se iniciar atividades fisico-mentais!!!

    • Lolth:

      Essa foi a maior porcaria que eu ouvi aqui…

    • Laura Helena:

      Bato Palmas pra vc, até que enfim lendo os comentários uma pessoa compreendeu a matéria! Aleluia!

  • Feh:

    Gente fiquei com pena dos bebezinhos, isso não se faz é loucura imagina se uma criança dessa cai se machuca sofre alguma lesão de tanto ser balançado pra lá e pra cá fiquei com muito medo e dó deles.

  • Guirma:

    O que dá pena é ver tanta gente ignorante comentando em um espaço tão sério!!! Práticas semelhantes existem em vários lugares do mundo… Inclusive entre indígenas sul-americanos. É uma prática milenar!!! E o uso na Rússia já tem décadas… NUNCA HOUVE QUALQUER PROBLEMA!!! Inclusive serve para tratar alguns problemas físicos. A tal Lena possui mestrado em Educação Física e aplicou a técnica em seus próprios filhos!!
    O que faz mal para o cérebro do bebê é ser chacoalhado aos trancos, coisa que não acontece nessa técnica. Muito pior é o que fazíamos até pouco tempo (fazíamos???) quando o recém-nascido era totalmente embrulhado e tinha seus movimentos impedidos justamente no momento em que deveria receber estímulos!!! O que dizer, então, do “acalento” com pequenas chacoalhadas forçando o sono com vertígens em um bebê que não quer dormir??? Vão estudar cambada!!! Ou ao menos ler o texto… Teve uma aqui que perguntou se ela (Lena) gostaria que fizessem isso com os filhos dela!
    Agora a mais engraçada e deprimente foi uma MULHER perguntar se a russa tinha marido… rsrsrs… Muito científica essa opinião!!! rrsrsrs

    • tita:

      vc nao deve ter filhos né! pois isso é assustador.
      claro q isso tem um fundamento e deve ter seus fins,
      mas nao deixa de ser horrivel e uma mae nao aguentaria ver fazerem isso com seu filho.(a nao ser q fosse essencial para sua saude)

    • Ubirajara:

      Me pergunto na minha ingnorancia se os Japoneses, Americanos Europeus Perdem seu tempo com tais tecnicas….

      Não prescisa ler um texto para chegar a uma conclussão vendo esse s videos, vale lembrar que a Dr. ja aplicou as tecnicas nos proprios filhos, e sabe oq está fazendo, domina com propriedade o assunto, mas existem muitas outras formas de se estimular, movimento, articulações sem que seja fazendo uma criança chorar aos berros!! Ler é presciso?

  • Rosemeire:

    Eu odiei essa mulher, fiquei muito brava, ela é louca e dá pra ouvir as crianças chorando, é uma pena que as crianças não podem se defender.

    • juliana:

      isso é loucuraaaaaaaaaa..nao sou ignorante só tenho amor pela minha filha…

  • Thalyz Guilhermat:

    Deveriam fazer um abaixo assinado contra essa demente aí! o quê ela tem em mente é outra coisa, não é ginástica não…e o pior é quê tem pais antas que entregam o pobrezinho nas mãos dela…não sei quem é pior.
    Se fizerem o abaixo assinado eu assino, com todo gosto de ver essa mulher presa.

  • John jones:

    isso e estranho!

  • Caroline:

    Nossa!
    Fiquei de boca aberta olhando essa coisa maluca de jogar um bebezinho pra cima, pra baixo, girar!
    Tenho certeza que eu n’ao iria querer ser este bebezinho!
    Tadinho!!!!!
    Agora, se tem fundamento para o bem estar da crianca?
    Nao sei…

    Mas to achando at[e que [e montagem isso, que [e um bebe de borracha, notem que em algumas partes do v[ideo o bebe nao meche as maozinhas e os bracinhos..

    Assustador!

  • Aline Laitarte:

    Estimular?? Estimular o que? Morte, acidente, doenças mentais?? Só se for!
    Jamais eu deixaria alguem fazer isso com meu filho.

    Pelo contrário do que diz na matéria, eu lí num livro que um pediatra disse que não devemos jogar crianças para cima (como tem gente que gosta de fazer pensando que a criança se diverte), porque o cérebro dela ainda é muito sensível e pode descolar da caixa craniana e porque como a moleira é aberta, é muito perigoso aqueles movimentos trazer um trauma irreversível por isso nunca deixei ninguém fazer isso com meu filho! Pode não ser verdade, mas prefiro proteger do que expor ao risco, então nesse caso prefiro acreditar no pediatra do que nessa mulher!

    Agora, muito pior que essa mulher sem noção são os pais que deixam! Se ela fez nos filhos dela, problema dela! Ela acha que criança é boneco de borracha? Acha que um bebezinho tão pequeno vai se divertir com uma idiotice dessas? Dá vontade de escrever um monte! Tô revoltada! Ela devia ser processada junto com todos os que apoiam ela e todos deviam ser punidos e proibidos de praticar essas maldades com os inocentes que não podem se defender. Fazer isso com uma criança grande que pode dizer se está gostando ou não, se quer parar ou continuar já é errado, quanto mais com um bebe novinho que passa mal e sente terríveis tonturas e não pode fazer nem um gesto pra pedir socorro!!!
    Ai meu Deus dá sabedoria aos seres humanos porque está faltando muita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • tita:

      Apoiada!!
      Pesso q Deus de um pouco mais de sabedoria e sensibilidadea essas pessoas q mais parecem robos sem sentimento algum!

  • Aline Laitarte:

    Estimular?? Estimular o que? Morte, acidente, doenças mentais?? Só se for!
    Jamais eu deixaria alguem fazer isso com meu filho. Pelo contrário do que diz na matéria, eu lí num livro que um pediatra disse que não devemos jogar crianças para cima (como tem gente que gosta de fazer pensando que a criança se diverte), porque o cérebro dela ainda é muito sensível e pode descolar da caixa craniana e porque como a moleira é aberta, é muito perigoso aqueles movimentos trazer um trauma irreversível por isso nunca deixei ninguém fazer isso com meu filho!
    Agora, muito pior que essa mulher sem noção são os pais que deixam! Se ela fez nos filhos delas, problema dela! Ela acha que criança é boneco de borracha? Acha que um bebezinho tão pequeno vai se divertir com uma idiotice dessas? Dá vontade de escrever um monte! Tô revoltada! Ela devia ser processada juno com todos os que apoiam ela e todos deviam ser punidos e proibidos de praticar essas maldades com os inocentes que não podem se defender. Fazer isso com uma criança grande que pode dizer se está gostando ou não, se quer parar ou continuar já é errado, quanto mais com um bebe novinho que passa mal e sente terr´veis tonturas e não pode fazer nem um gesto pra pedir socorro!!!
    Ai meu Deus dá sabedoria aos seres humanos porque está faltando muita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Cesar:

      Falta tanta sabedoria que eu envio meu comentário duas vezes

    • Bovidino:

      E a sempre atuante moderação publica.

  • Paula:

    Fiquei apavorada essa maluca tem que ser e presa esse tipo de coisa não deveria está acontecendo cadê as autoridades de onde vive essa LOKA. Meu DEUS a que ponto chegamos…

  • Victória:

    Alguém diz a essa mulher que nem um bebê que ser sacudido e ficar girando no nada.
    Bebê pode fazer hidroginástica, exercícios leves e massagens pediátricas,mas com certeza isso não é ioga de verdade!

  • geovanna:

    Mother of God … Essa mulher é completamente loka !!!

  • Bovidino:

    Claro que os bebês podem e devem ser estimulados com exercícios, principalmente hidroginástica. Todavia esses malabarismos são arriscados. O bebê pode escapar e se ferir gravemente. Tudo tem limite.

  • vinicius:

    Santo Cristo.

  • Rogerio Toledo Silva:

    Esta mulher é uma exibicionista imbecil, prepotente e irresponsável, mesmo que isto tivesse algum fundamento se escorrega da mão ou erra um movimento ela pode matar ou aleijar a criança…..DEVERIA SER PROCESSADA e PRESA!!!

  • Milena Karla:

    E digo mais!!! Ela não gostaria de ser sacudida desse jeito,e ou a pessoa é inteligente ou não é,ficar girando bebês não influencia em nada!! Essa mulher não tem o que fazer mesmo!! Imagine se ela tiver um filho o que vai fazer?? Ela tem é que ser presa e girada para todos os lados umas 2 horas por dia na cadeia pra ver se fica mais inteligente e deixa de ser delinquente!! Ai que óódio!!
    Só vou acreditar que isso faz bem,se alguém me provar com uma explicação científica!

  • Milena Karla:

    Quando eu vi isso na tv,fiquei com ódio dessa velha sem marido!! (nem sei se ela tem marido :p) Mas só sei que é ridículo fazer isso! A mãe de Einstein não fazia,a mãe de Steve Jobs não fazia e assim por diante. PALMAS!!! Sacudir o cérebro de um bebê faz ele ficar maluco e gostar de ter seu cérebro sacudido!!!

  • Paulo Eduardo:

    Assustador é pouco, isso é uma prática completamente desumana!!!

    • elaine santos:

      Não da nem para assistir uma coisa dessa…

    • Debora:

      Meu Deus O.O’ coitada da criança.. dá agonia assistir esse malabarismo desumano’

Deixe seu comentário!