iPad no chiqueiro acaba com o tédio na fazenda

Por , em 25.01.2012

Uma das mais recentes novidades da Apple criou uma interessante relação entre homem e animal. O jogo Pig Chase (“Perseguição Suína”, na tradução literal), desenvolvido por universitários holandeses, permite que o usuário use seu iPad para se comunicar com porcos de verdade, em um chiqueiro, e juntos eles podem resolver desafios virtuais.

Funciona da seguinte maneira: o usuário instala o jogo em seu iPad e se conecta a uma das fazendas que contam com uma tela touch screen (sensível ao toque) na parede de um chiqueiro comum. Dessa maneira, o que a pessoa faz na tela é visto em tamanho ampliado pelos porcos.

No jogo, o usuário deve usar os dedos para conduzir uma bola luminosa através da tela. O porco, por sua vez, deve ajudar a condução da bola com o focinho. O objetivo é colocar a bola dentro de um triângulo que aparece em um local aleatório no espaço. Quando dedo e focinho levam juntos a bola até o triângulo, marca-se um ponto e faíscas luminosas aparecem para os porcos, na parede.

A ideia que o jogo traz consigo parece inusitada, mas tem preocupado fazendeiros europeus e norte americanos: combater o tédio dos porcos dentro dos chiqueiros. Segundo relatos dos camponeses, há muitos casos de agressão entre os animais devido à falta de atividade. Quem sabe um pouco de diversão à moda Apple seja a solução! [New Scientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Andhros:

    Que legal que eles gostam de brincar!
    Senão acabariam sendo obrigados a fazer terapia de grupo, ughhh

  • Guaraná Taí !:

    Ouvindo essa música, dá vontade de enfiar o dedo no kuh e rasgar. PQP!
    Sem contar que os meus pais sempre me disseram para não brincar com a comida.

  • Jadson:

    Humm, quando minha família criava porcos simplesmente pendurávamos correntes ou pedaços de pneu pendendo dentro do chiqueiro/pocilga assim os porcos mordiam esses objetos e como estavam pendurados estimulava a atividade dos mesmos, já que se não tivesse isso eles se mordiam :P. (correntes eram melhores).

  • João:

    Que lindo, interação entre prese e predador. É como um gato brincando com o rato.

  • Jonatas:

    Muito bem bolado. O porco é um animal bem inteligente e aprende rápido.

    • Marcelo Ribeiro:

      Sim, os porcos são extremamente inteligentes. Para aprender algumas tarefas são até mais rápidos do que chimpanzés.

    • Jonatas:

      Os porcos são injustiçados com sua fama de “porco”. Apesar de gostarem dum bom lamaçal, eles também adoram água, organização e limpeza. Quando eu era criança meu pai criava porcos e os mantinha em terreno aberto, eles aprendiam as coisas, os lugares a ficar e os lugares em que não deviam entrar de forma simples, como cães. Não era preciso guiá-los, como acontece com gado e ovelhas. Já ouvi até falar em porcos usados como farejadores pelas autoridades americanas. Faz sentido, aquele focinho parece mesmo poderoso.

Deixe seu comentário!