Gigantesco “Darth Vader” marinho é descoberto nas águas da Indonésia

Por , em 19.08.2020
isópode gigante darth vader
Muhammad Dzaki Bin, membro da expedição que descobriu o isópode, segurando o animal. Crédito: LKCNHM/Instagram

A nova espécie descrita de animais marinhos que parecem baratas, conhecidos como isópodes gigantes Darth Vader, podem ficar do tamanho de um cachorros.

Os crustáceos chamados da ordem Isopoda tem cerca de dez mil espécies conhecidas pelo mundo. Podem se minúsculos ou chegar a 50cm de comprimento. Dos isópodes marinhos, o do gênero Bathynomus são os maiores. O mais recentemente descoberto foi encontrado no Oceano Índico em 2018 e está entre as maiores espécies de Bathynomus já vistas em ambiente natural.

Descoberta curiosa

Nomeado de Bathynomus raksasa, o maior exemplar encontrado tem cerca de 30,3 cm de comprimento. Foi a primeira espécie de isópode gigante descoberta perto da Indonésia e a mais recente descrita em mais de dez anos.

isopode gigante darth vader
Um close up do novo isópode “Darth Vader” gigante. Crédito: LKCNHM/Instagram

Não importa o tamanho, os isópodes tem muitos aspectos similares: quatro mandíbulas, olhos compostos, dois conjuntos de antenas e um corpo com sete seções, cada seção com duas pernas, de acordo com a NOAA.

Das 16 espécies de Bathynomus já descritas, sete são “supergigantes” — com cerca de 15 cm de comprimento na idade juvenil e chegando a 30 cm ou mais na idade adulta, de acordo com a pesquisa, publicada 8 de julho na revista ZooKeys .

Uma nova espécie

isopode gigante darth vader
Comparação entre Bathynomus raksasa (à esquerda) a um isópode supergigante muito similar, B. giganteus. Crédito: Sidabalok CM, Wong HP-S, Ng PKL/ZooKeys 2020

Os cientistas coletaram dois exemplares, um macho e uma fêmea, nas águas ao sul de Java, entre 950 e 1.260 metros de profundidade. O formato diferenciado do exoesqueleto da cabeça do B. rakasa e os segmentos abdominais e um grande número de espinhas abdominais levam a conclusão de que é uma nova espécie, de acordo com os pesquisadores.

A espécie também é conhecida como o “Darth Vader dos oceanos” possivelmente pela semelhança de suas cabeças com o capacete do Senhor dos Siths.

“A identificação desta nova espécie é uma indicação de quão pouco sabemos sobre os oceanos. Certamente há mais para explorarmos em termos de biodiversidade no fundo do mar em nossa região”, afirmou Helen Wong, cientista do Laboratório Marinho Nacional da Ilha de St. John e coautora da pesquisa em uma declaração.

Outras bizarrices sobre isópodes gigantes

Também relatamos aqui no HypeScience a cena assustadora de um conjunto de isópodes devorando um crocodilo a uma profundidade de cerca de 1,6km, no Golfo do México.

Outra espécie de isópode que ama uma refeição “exótica” são as pulgas do mar que parasitam peixes se anexando a suas bocas, devorando a língua e o sangue do animal parasitado enquanto ainda está vivo.

Mais informações: