James Cameron quer bater recorde e mergulhar a 11 km de profundidade

Por , em 13.03.2012

O renomado cineasta James Cameron, que dirigiu filmes como O Exterminador do Futuro, Titanic e Avatar, está indo longe em seu velho hobby: o mergulho. Na última semana, ele concluiu com sucesso uma exploração a 8 km de profundidade, na costa de Papua Nova Guiné (arquipélago na Oceania). A empreitada foi a preparação para uma meta ainda mais ambiciosa: alcançar a Fossa das Marianas, ponto mais baixo da Terra conhecido pelo homem.

Localizada a uma profundidade de 10.994 metros na parte mais rebaixada, segundo as medições mais recentes, a Fossa das Marianas se estende por 2.500 quilômetros no Oceano Pacífico. Em 1960, dois homens alcançaram a Fossa pela primeira vez, dentro de um batiscafo (aparelho designado especificamente para a medição dos oceanos).

De lá para cá, houve apenas duas “visitas” de batiscafos ao ponto mais profundo (uma em 1966 e outra em 2009), mas nenhuma delas tripulada. Isso faz da missão de Cameron um quase pioneirismo. O cineasta acredita que o fundo dos oceanos é a última área cientificamente vasta a se pesquisar, e seus mistérios e riquezas ainda rendem uns bons cem anos de exploração.

O plano de James Cameron é objetivo: em um submarino construído por engenheiros australianos, cuja capacidade é de apenas um tripulante (ele mesmo, no caso), o diretor vai explorar as regiões mais profundas da Fossa das Marianas durante seis horas. O submarino será equipado com câmeras, já que a ideia de Cameron é lançar um documentário em 3D sobre o local.

Uma empresa americana de submarinos, a Triton, aplaude a iniciativa de Cameron, e afirma também querer ingressar neste campo. Eles pretendem promover, no futuro, viagens comerciais e de turismo à Fossa das Marianas, pela quantia de 250 mil dólares (equivalente atual a R$ 440 mil). Quanto a Cameron, a motivação para a viagem é sua grande paixão pelo fundo dos mares, levada às bilheterias do planeta com Titanic. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Marketing?:

    E se a intenção dele for fazer esse mergulho para depois de um tempo lançar um filme narrando como foi e mostrando “mistérios” na fossa das marinas que nenhum homem havia visto até então? Quem sabe aliens? Ou outras coisas do tipo…
    Funcionaria, com certeza iria vender muitos bilhetes para o cinema…

  • Eu mesmo:

    Precisamos msm fazer um mergulho para dentro de nós mesmos, porém ficamos só na superfície. Entrar em nossas cavernas de fato é muuuuuuuuuuuuito doloroso. Lugar frio e escuro.

  • Emerson Brito:

    Acredito piamente que será descoberto pelo menos um novo animal nessa expedição.

  • Leandro:

    Um cara com tanto talento não deveria se arriscar assim.

    • Emerson Brito:

      A vida é cheia de riscos !!!

      De que adianta ele ficar dentro de casa, com todo o talento que ele tem.

      Algumas pessoas já morreram de acidente de avião DENTRO DE CASA, sem nunca terem pisado em um aeroporto…

      Se não houvesse pessoas como ele, que tem talento e tem como fazer, não teríamos tantas descobertas nesse mundo.

Deixe seu comentário!