Janeiro trouxe calor e extremos para o globo

Por , em 19.02.2012

O primeiro mês de 2012 foi classificado como o 19º janeiro mais quente desde 1880, quando as temperaturas globais passaram a ser registradas e mantidas, de acordo com os U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

O NOAA informou que a temperatura combinada da terra e da superfície do oceano durante o mês atingiu 12 graus Celsius, superando a média para o século 20.

Janeiro de 2012 foi um mês de extremos climáticos no Hemisfério Norte. A América do Norte, partes do norte da Europa e da Ásia, sul da América do Sul e a maior parte da Austrália tiveram temperaturas acima da média. Enquanto isso, o Alasca, China, Mongólia, Cazaquistão, centro-sul da Rússia, grande parte do Oriente Médio, norte da Índia, norte da África e o sudoeste da Groenlândia experimentaram algo incomum.

Trata-se de um ano de temperaturas quentes para grande parte da superfície do planeta, acima da média verificada durante 2011. Só os Estados Unidos vivenciaram uma série de desastres relacionados ao tempo sem precedentes, de secas, passando por queimadas e até um furacão.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

20 comentários

  • Nik:

    Tá certo que essa parada de “aquecimento global” é uma mentirinha para evitar que países em pleno desenvolvimento continuem esse processo, MÃÃÃÃÃS, vocês realmente acham isto prejudicial? Quero dizer, por observação é facil perceber que humanos só tomam atitudes drásticas quando a coisa ta “preta”.

    Então… não é melhor por um “limite falso” para que estes pensem um pouco melhor no que estão fazendo com seus países, do que deixarem que estes se esqueçam ainda mais seu apreço pela natureza?

  • eugenio:

    Só falam da terra, mas o calor é originado do sol, e a emissão é variável.Quem desprezar o funcionamento da fonte de energia,(se não fosse o sol estaríamos congelados)é no mínimo muito muito burrinho ou de má fé para tirar proveito próprio.A “MASSA IGNARA”,aceita tudo.Que tal pensar um pouquinho, só um pouquinho…

  • pedro:

    Penso que melhor que aquecimento global é o conceito de mudança ou alteração climática.

    aqui em Portugal estamos em seca. este inverno pouco choveu. este inverno não liguei uma vez o aquecedor… costumo ter de ligar por um mês ou dois.

    no meu jardim tenho girassóis… em janeiro, em portugal!!!

    previsão de 23ºc para amanhã…

    em dezembro vi vespas…. costumam desaparecer em outubro…

    talvez como o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre também o quente fica mais quente e o frio mais frio.

    bem vindo ao tempo dos extremos:
    frio, chuva torrencial destruidora no norte da europa e seca e calor no sul da europa.

  • Glauco:

    Hypesciente promovendo os êngodos da ciência! Não os culpo, eles dependem das fontes controladas de notícias para manter esse site.

    Temperatura e calor são duas coisas completamente diferente, além do fato muito bem lembrado pelos outros leitores de que centenas de pessoas estão morrendo de frio no Hemisfério Norte.

    Ciência podre essa…

  • eduardo:

    Apesar de os especialistas dizerem o contrário, eu ainda acho que a causa foi o retorno da intensa atividade solar, que acabou gerando aquelas tempestades que atingiram o planeta no começo de Jan/12…

  • Rafel:

    19º desde 80?

    então de 32 dados esse fico em 19?

    ele ta na metade.

    • Gilberto M.:

      Desde 1880. Século XIX.

    • Giuliano:

      Trata-se do ano >>1880<<, e não 1980. Ou seja, de 132 janeiros este foi o 19º mais quente.

  • Chuck Norris®:

    O número de mortos pela onda de frio na Europa se aproxima de 650, com temperaturas em torno de até 50 graus negativos.

    Países mais atingidos: Ucrânia, Rússia, Polônia, Romênia, República Checa, Itália, Hungria, Lituânia, Sérvia, Bulgária, Croácia, Montenegro e Macedônia.

    Por que não citaram?

  • Elton:

    Nada mais normal, já que orbitamos uma estrela né…
    Somado a uma imensa auto insuficiência de arrepiar do ser humano…

  • Fernando:

    Aquecimento global e serio e imaginamos daqui a 100 anos.

  • A.I.R.:

    Sinto falta da época que barbacena era conhecida pelo frio,esse mês de janeiro quando não choveu foi um inferno de tão quente.

  • Daniel:

    aqui em Vitória percebemos esse calor anormal,principalmente no fim da tarde em ônibus lotado.

  • Asdrubal:

    Bolas!!!

    Onde vão buscar essas ideias? Começo a suspeitar que a teoria do aquecimento global é forma para alguns ganhar dinheiro.

    Em Portugal, mês de Janeiro e Fevereiro, regiões em que não deveria haver tanto frio assim, chegam os -7º, outras regiões abaixo dos 10º negativos, a Europa toda a ser assolada por um frio de décadas que não era atingido, é de desconfiar.

    • Elton:

      “Aquecimento global”
      Mais um mito de tantos, criado por países que se nomeiam “primeiro mundo”, pra não deixar países em desenvolvimento se desenvolver por completo…

      Mas vai uma dica, se for fazer um vestibular, escreva o que eles querem ouvir…

    • Gilberto M.:

      Asdrubal, pode fazer um frio de rachar na Europa e, mesmo assim, a temperatura global subir meio grau. Números de dois dígitos negativos podem ser bastante desagradáveis para algumas regiões do globo, mas uma subida de meio grau na média global pode ser catastrófico.

    • Miguel:

      Porém também esteve muito calor em Portugal.Na minha região ainda não choveu no presente ano, e ainda esteve tempreraturas acima de 10ºc. Tenho 15 anos mas nunca assisti a um Janeiro tão quente como esse.

    • Glauco:

      vc é mto novo e mesmo as suas lembranças podem se corromper. enquanto a sua região faz calor, em outras aí mesmo em portugal está nevando.

    • Flor de Lis:

      Amore, sugiro então que não pises em Teresina – PI. Vc não sobreviveria… calor demais!

    • Hurugnir:

      Pois eu tenho 25 e lembro de anos, que em Fevereiro eu morria de calor

Deixe seu comentário!