Lado escuro do asteroide Vesta é fotografado

Por , em 1.08.2011

A nave Dawn, da Nasa, fotografou o lado escuro do gigante asteroide Vesta. As imagens, tiradas em 23 de julho a uma distância de 5,2 mil quilômetros, foram as primeiras desde que a sonda fez sua primeira passagem sobre o lado escuro do asteroide, duas semanas atrás.

A imagem mostra a visão do hemisfério norte do Vesta, que está obscurecido pelo inverno. O asteroide poderá ser mais bem observado pela sonda dentro de um ano. Até lá, o Vesta deverá ter alterado seu eixo o suficiente para que os raios de sol iluminem algumas montanhas de alta latitude, vales e crateras.

A sonda Dawm entrou em órbita em Vesta no dia 17 de julho, e vai passar um ano estudando o asteroide antes de passar para o maior corpo celeste do cinturão de asteroides: Ceres.

Ceres vai se tornar o primeiro planeta anão a ser visitado por uma nave espacial, provavelmente antes mesmo da missão New Horizons, em Plutão – esse encontro não vai ocorrer antes de 2015.

Vesta e Ceres poderão dar respostas importantes sobre os primórdios do sistema solar. Afinal, os cientistas costumam descrever os asteroides como escombros da formação dos planetas. Com a nave Dawn, espera-se que muitos mistérios do cinturão de asteroides sejam desvendados.

Parecem simples rochas? Esses asteroides estão provando que podem ser muito mais do que isso. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Carlos Veiga:

    Que nunca entre em rota de colisão com o planeta azul, são os meus melhores votos.
    Montado numa vespa que se afaste ducement. Boa viagem!!

Deixe seu comentário!