,

Todo mundo pode procurar seu novo planeta neste site financiado pela NASA

Por , em 17.02.2017

A NASA está convidando o público para ajudar a descobrir planetas desconhecidos na nossa galáxia. Um novo site chamado Backyard Worlds: Planet 9 permite que todos participem da busca ao assistir a pequenos vídeos feitos com imagens captadas pela missão WISE da NASA. Os vídeos dão destaque a objetos que se moveram gradualmente pelo espaço.

“Há apenas quatro anos-luz entre Netuno e Proxima Centauri, a estrela mais próxima, e a maioria deste vasto território ainda não foi explorado”, afirma o astrofísico da NASA Marc Kuchner. Ele explica que essa dificuldade acontece porque a região recebe pouca luz solar. “Mesmo objetos grandes nesta região mal brilham em luz visível. Mas ao olhar no infravermelhor da WISE, podemos ter captado objetos que de outra forma teriam passado batido”, diz.

A missão WISE, ou Wide-field Infrared Survey Explorer, escaneou o céu inteiro entre 2010 e 2011, produzindo uma inspeção detalhada. Quando completou sua missão principal em 2011, a missão foi interrompida. Ela foi então reativada em 2013 e recebeu uma nova missão da NASA para identificar Objetos Próximos da Terra que podem ser perigosos. Eles são asteroides e cometas com orbita que vão trazê-los para perto da Terra. A missão foi renomeada NEOWISE, ou Near-Earth Objetct Wide-field Infrared Survey Explorer.

O novo site usa esses dados para procurar por objetos ainda desconhecidos próximos do nosso Sistema Solar. Em 2016, por exemplo, astrônomos da Caltech em Pasadena mostraram que vários objetos distantes tinham órbitas que indicavam que eram afetados pela gravidade de um planeta ainda não detectado. Este planeta foi apelidade de Planeta 9.

A busca também pode revelar objetos mais distantes como anãs marrons, ou estrelas falhas, no espaço próximo da Terra. “Anãs marrons se formam como estrelas mas viram planetas, e as mais frias delas são parecidas com Júpiter”, explica Jackie Faherty, astrônomo do Museu Americano de História Natural em Nova York. “Ao usar o Backyard Worlds: Planet 9, o público por nos ajudar a descobrir mais desses planetas estranhos”.

Por que a NASA precisa de você?

A melhor forma de encontrá-los é através de uma busca sistemática de objetos em movimento nas imagens do WISE. Enquanto parte desta busca pode ser feita por computadores, máquinas não são muito boas em trabalhar com artefatos imagéticos, especialmente em partes do espaço que têm muitos objetos. Por isso, a NASA precisa de olhos humanos para identificar rapidamente objetos em movimento enquanto ignoram outros ruídos imagéticos.

Como ajudar

Por exemplo, a imagem abaixo mostra um objeto em movimento (em laranja) que foi catalogado como uma anã marrom chamada WISE 0855?0714. Ao ver vídeos como esses, qualquer pessoa pode ajudar a descobrir mais objetos semelhantes.

No site, pessoas do mundo inteiro podem explorar pequenos vídeos que mostram pequenas seções do espaço e suas mudanças através dos anos. Objetos em movimento apontados pelos participantes vão ser investigados por equipes de cientistas. O mais legal disso tudo é que o participante receberá crédito pela sua descoberta em toda publicação científica que acontecer como consequência de sua participação.

“Backyard Worlds: Planet 9 tem o potencial de revelar descobertas únicas, e é empolgante pensar que elas podem ser apontadas primeiro por cientistas cidadãos”, diz o pós-doutorando Aaron Meisner, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

O projeto é uma parceria entre a NASA, UC Berkeley, Museu Americano de História Natural de Nova York, Universidade do Estado de Arizona, Space Telescope Science Institute em Baltimore e Zooniverse.

Quer começar a procurar por objetos em movimento? Clique aqui para explorar o espaço. [Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)

Deixe seu comentário!