Lava azul brilhante é derramada por esse incrível vulcão: fotos

Por , em 14.01.2014
Typical blue flames of sulfuric gaz Kawah Ijen

As fotos acima mostram o vulcão Kawah Ijen. Durante o dia, a montanha indonésia funciona como uma mina de enxofre, mas, à noite, se transforma em uma paisagem alienígena surreal.

A incrível lava azul em fotos

As imagens foram feitas pelo fotógrafo Olivier Grunewald, em condições muito perigosas.

A primeira vez que ele esteve em Ijen foi em 2008. Recentemente, Grunewald e seu amigo Régis Etienne visitaram o vulcão várias vezes para fotografar e filmar este mar sobrenatural de lava azul brilhante, o que resultou em um documentário de 52 minutos com um resumo de suas 30 noites passadas no local.

Kawah Ijen volcano solfatara

O documentário fala, além do vulcão, sobre os trabalhadores das minas de enxofre que precisam conviver constantemente com as chamas tóxicas. “Por mais de 40 anos, mineiros extraem enxofre da cratera do Ijen na Indonésia. Para dobrar a sua renda escassa, os mais resistentes desses homens trabalham à noite, sob a luz azul do ácido sulfúrico exalado pelo vulcão”, conta Grunewald. “Conforme a luz do dia se afasta, uma incandescência estranha parece surgir das profundezas da cratera. O enxofre líquido de alta temperatura que flui de um respiradouro ativo na borda do maior lago de ácido clorídrico do mundo se acende em chamas que podem chegar a até 5 metros”.

original (4)

Ao pé desse brilho, os mineiros trabalham entre os fumos tóxicos. Eles monitoram o fluxo de enxofre fundido enquanto este é derramado de tubos a 115°C, e a sua subsequente cristalização.

Em seguida, eles coletam, carregam e transportam a substância, que depois vendem por 680 rupias indonésias o quilo (cerca de R$ 0,01). Mas as cargas que transportam, pesando entre 80 e 100 quilos, custam-lhes sua saúde e, por vezes, suas vidas.

“Ao trabalhar à noite, eles conseguem transportar duas cargas a cada 24 horas, dobrando seu salário, evitando o calor diurno do caldeirão, e se mantendo independente, apesar da condição a que se submetem”, explica Grunewald.

original (5)

O enxofre, entre o mais puro da Indonésia, é destinado para a indústria química e de alimentação.

Olivier Grunewald fotografa vulcões e outras paisagens desde 1997. Se quiser saber mais sobre seu trabalho, você pode ver acessar seu site. [Gizmodo]

Typical blue flames of sulfuric gaz Kawah Ijen

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

2 comentários

  • Brainner Albert:

    Muito legal.. se fosse um mar de ácido lisérgico em!? Pularia de ponta no meio..rsrs Também gosto de “doces de todos os gostos.” rsrsrs

  • Rodney Brentel:

    O lago é de ácido SULFÚRICO, e não de ácido clorídrico.

    “O enxofre líquido de alta temperatura que flui de um respiradouro ativo na borda do maior lago de ácido clorídrico do mundo se acende em chamas que podem chegar a até 5 metros”.

Deixe seu comentário!