Leite de vaca leva as crianças a ganharem mais peso mais rapidamente

Por , em 21.03.2011

Segundo um novo estudo, crianças alimentadas com leite de vaca ganham mais peso, e mais rapidamente, do que crianças alimentadas com fórmulas de hidrolisado protéico, ou proteína hidrolisada.

Os pesquisadores compararam os benefícios de beber leite de vaca e hidrolisado protéico. A fórmula de proteína hidrolisada, também conhecida como fórmula hipoalergênica, é feita para bebês que têm problemas em digerir certas proteínas. As proteínas na fórmula já são “quebradas” para tornar a digestão mais fácil.

64 crianças saudáveis com idades entre 0,5 meses e 7,5 meses foram aleatoriamente designadas para tomar uma das fórmulas por 7 meses. Elas foram pesadas e medidas uma vez por mês para avaliar seu crescimento.

Os dois grupos de crianças eram semelhantes quanto ao peso e comprimento quando nasceram. Intervalos de tempo de alimentação também eram semelhantes entre os dois grupos, e as crianças também foram introduzidas a alimentos sólidos na mesma época.

As diferenças na taxa de ganho de peso apareceram mais cedo, dois meses após o início do estudo. Apesar dos recém-nascidos alimentados com a fórmula de hidrolisado protéico ganharem peso em um ritmo normal, os bebês alimentados com leite de vaca ganharam mais peso mais rapidamente. Em geral, o grupo do hidrolisado protéico tinha menor pontuação de peso em relação a comprimento do que as crianças que receberam leite.

Os pesquisadores têm algumas teorias para explicar as diferenças no ganho de peso entre os dois grupos, que precisam ser testadas em estudos posteriores. As crianças podem não gostar do sabor da fórmula de hidrolisado protéico e, consequentemente, consumir menos, ganhando peso mais lentamente. É possível também que o maior teor de proteína dessa fórmula faça as crianças sentirem-se satisfeitas mais rapidamente. Além disso, os aminoácidos na fórmula de hidrolisado protéico podem desempenhar um papel na absorção e metabolismo das crianças.

Segundo os pesquisadores, a formula de hidrolisado protéico é nova, e seus efeitos a longo prazo precisam ser estudados. Como a programação alimentar e nutricional pode ter consequências a longo prazo em termos de desenvolvimento de obesidade, diabetes e outras doenças, é importante aprender mais sobre as consequências das diferenças de crescimento precoce causadas por fatores ambientais como as fórmulas infantis. [WebMD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!