Lembra do enorme sarcófago negro encontrado no Egito? Ele foi aberto!
Você deve se lembrar da descoberta recente de um misterioso sarcófago negro enorme, de 30 toneladas, em uma área residencial de Alexandria, na costa mediterrânea do Egito. É o maior já encontrado na cidade.
Ainda que houvessem especulações de que pertencesse a alguém de status importante no Antigo Egito, o que os arqueólogos acharam dentro do sarcófago não foi exatamente uma revelação de abalar o mundo científico.
Cheiro horrível
O sarcófago foi descoberto por trabalhadores de construção civil em Alexandria, cidade que foi capital do Egito ptolemaico entre 305 e 30 aC, após o exército de Alexandre, o Grade conquistar a região e depor os antigos faraós. Ele foi datado de cerca de 323 dC.
Muito embora o público temesse que uma maldição fosse lançada à Terra com a abertura do gigantesco caixão, Mostafa Waziri, arqueólogo, secretário-geral do Ministério de Antiguidades do Egito e o primeiro a colocar toda a cabeça dentro do sarcófago garante que sobreviveu ao evento, apesar de ter sido totalmente repelido por um cheiro repugnante.
Não era o cheiro de uma praga antiga, mas sim apenas água de esgoto que havia vazado na tumba.
Dentro dela, foram observados três esqueletos que provavelmente pertencem a soldados antigos. Um crânio mostra sinais de fraturas causadas por um objeto pontiagudo. Os ossos serão enviados a um laboratório para os cientistas os analisarem em detalhes e responderem a algumas perguntas sobre quem foram os indivíduos, e de onde vieram.
Confira algumas fotos da abertura do sarcófago: [ScienceAlert]