Idioma completamente desconhecido e ‘intradutível’ é descoberto na Índia

Por , em 7.10.2010

Você sabia que existem cerca de 6mil línguas diferentes no mundo? Segundo estimativas, a cada duas semanas a última pessoa que sabe algum idioma que não é mais usado morre. Então é de se surpreender que, em vez de testemunhar a morte de algum idioma em desuso, dois lingüistas tenham encontrado uma língua completamente desconhecida.

A linguagem é chamada Koro e é usada pelos 800 habitantes de uma pequena vila localizada nos pés do Himalaia (região que abriga outros 120 dialetos cujo uso não é muito popular – o lado indiano da cordilheira aparece na foto acima).

A descoberta do Koro é importante por que é uma língua simplesmente muito diferente. De acordo com seus descobridores, ela não soa e nem é estruturada como nenhuma outra língua que conhecemos.

Pense que a concepção que os habitantes dessa vila têm do mundo é completamente diferente da nossa, porque não há palavras exatamente equivalentes. Por exemplo, o “amor” como conhecemos não existe para eles, porque não há uma palavra que o descreva e sim alguma outra que descreve um fenômeno parecido.

Sabe aquela história de que a palavra “saudade” só existe em português? Exatamente – só que com um idioma inteiro. O Koro, até agora, não pode ser traduzido em outra língua. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

17 comentários

  • video porno hd free:

    Linguistas descobrem idioma completamente desconhecido na india.. OMG! 🙂

  • José Xavier:

    Há, entretanto, uma maneira muito prática de poder comunicar-se com pessoas de todo o planeta, falando um único idioma: a língua internacional ESPERANTO.

  • Hugo:

    Falando em idiomas desconhecidos,alguem consegue compeender esta frase da materia –>
    “Por exemplo, o “amor” como conhecemos não existe para eles, porque não há uma palavra que o descreva e sim alguma outra que descreve um fenômeno parecido”.
    Eu tentei,tentei… mais não consegui achar sentido.

  • Wanderson:

    Essa de indiomas desconhecidos ou exóticos não é nova.Na Amazônia há alguns relatos de tribos isoladas que usam idiomas só conhecidos por eles ou que vão desaparecendo a medida que as tribos são “anexadas” a “civilização”.

  • Joca Laurindo:

    Como é que esses pesquisadores conseguiram entender que para eles não há palavras exatamente equivalentes…..se a língua é intradutível? Quem traduziu para eles?

  • anti-cépticos:

    A tendência actual é existirem cada vez menos línguas faladas. Como foi falado anteriormente, a descoberta de uma nova língua, não é a criação de uma nova. Imaginem, o português, aos tempos que correm, tem cada vez mais palavras inglesas, o inglês parece aos poucos absorver todas as línguas.

  • claudemir da silva:

    vamos tentar preservar essa lingua porque quando morre uma lingua também morre uma cultura.quantas linguas já se foram também muitas culturas e conhecimentos

  • Marcos Pinho:

    Agora falando sério: essa pode ser a maior descoberta filosófica e pode ser a salvação da humanidade no futuro. Quando descobrirem um jeito de saber o que esse pessoal fala a humanidade pode começar a se entender tambem.

  • Hugo:

    Concordo com CESAR na “lenda” romantica sobre a palavra “saudade”.Existe em quase todas as linguas a palavra NOSTALGIA que é sinônimo perfeito.

    Classificação morfossintática:
    – [nostalgia] substantivo fem singular .
    Sinônimos: saudades saudade .

  • geraldinho:

    Regasoni, descobrir um novo idioma não é o mesmo que inventar um novo idioma, eu posso descobrir hoje um idioma falado por uma única pessoa, amanha essa pessoa é atropelada e morreu o idioma com ela cara!

    Descobrir novos idiomas que estão acabando só confirma que a cada dia os linguistas tem menos o que estudar.

  • geraldinho:

    Josivaldo você é analfabeto funcional? Você realmente leu o texto para me criticar?

    Se a notícia dá conta que de que a cada 2 semanas um idioma morre com o ultimo falante, uau, isso só me leva a concluir que, se o número de idiomas não é infinito, um dia só sobrará um único idioma, a menos que a gente passe a se comunicar por telepatia…

  • FELIPE:

    TUDO ISSO POR CULPA DA TORRE DE BABEL…

  • Josivaldo:

    Que ótima noticia, são cerca de seis mil linguas. Melhor ainda a interpretação do camarada geraldinho.Se só aos pes do Himalaia, região relativamente pequena, são faladas cerca de 120 dialetos diferentes, o colega chegou a concluir que a humanidade toda falará uma unica lingua…
    Essas mentes deveriam ser estudadas pelo Hypescience.

  • Cesar:

    Detalhe: saudade é uma palavra em português, mas é lenda esta história que só em português existe uma palavra para expressar este sentimento.

  • Regasoni:

    Geraldinho ,me fale como falarão uma só lingua,se estão descobrindo mais tipos de linguagem ? eheh =)

  • geraldinho:

    que ótima notícia, um dia, enfim, a humanidade vai falar uma só língua!

  • jean:

    imagem tudo a ver. podia ter postado uma foto da escrita ne

Deixe seu comentário!