Índia perde muito dinheiro graças à falta de saneamento básico

Por , em 6.04.2011

Segundo o Banco Mundial, a falta de instalações sanitárias e práticas de higiene na Índia custam ao país quase 91,15 bilhões de reais por ano. Mortes prematuras, tratamentos para os doentes, desperdício de tempo e produtividade, e receitas de turismo perdidas são os principais motivos para as elevadas perdas econômicas.

No país, milhões de pessoas em áreas rurais e urbanas ainda têm de defecar ao ar livre, sem condições de lavar as mãos e ainda tendo que lidar com sistemas de drenagem pobres.

O estudo “Impactos econômicos das condições inadequadas de saneamento na Índia” é baseado em dados colhidos em 2006, mas que, segundo os especialistas, são semelhantes aos atuais.

Não é de hoje que os pesquisadores conhecem os impactos significativos do saneamento inadequado na Índia. O relatório apenas quantifica as perdas econômicas para o país, e mostra que as crianças e famílias pobres é que têm que suportar o peso dessa falta de saneamento.

Os especialistas do Banco Mundial afirmaram que morrem 450 mil pessoas de 575 milhões de casos de diarréia todos os anos na Índia. Somente o número de mortes prematuras, os tratamentos de enfermos de doenças como diarréia, malária, tracoma e vermes intestinais, e o tempo perdido devido a doenças está custando à Índia 64,99 bilhões de reais.

Outros 18,6 milhões de reais são perdidos em “tempo de acesso”, o tempo gasto procurando um banheiro compartilhado ou local de defecação a céu aberto, em relação a ter um banheiro em sua própria casa.

Sanitários inadequados nas escolas e locais de trabalho também causam perdas, já que as mulheres e meninas frequentemente se ausentam da escola ou do trabalho, ou se recusam a usar tais “banheiros” devido à indignação da falta de privacidade.

As receitas de turismo também sofrem com a falta de saneamento adequado, e custam aos cofres do país cerca de 438,86 milhões de reais. Segundo os pesquisadores, os turistas estão relutantes em visitar a Índia devido à preocupação com problemas de saúde, o que causa prejuízos ao país. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • João da cruz vieiora leite:

    Que isto seve de exemplo para muitos Paises que. são bastante carentes neste designos.
    A *India pais agora no grupo dos 20 mais rico e esta nesta ineficiencia, prá frente *India sua População em 1º lugar eu sei que voces estão com uma vasta População e que se torna bastante dificil contornar este serie problema mas, prá ser 1º mundo tem deficitar este terrive mal(o homem sem distinção é semelhança de Brama)não podemos negar e fazer de tudo para amegalharmos esta nessecidade não só na India mas, em todo nosso Habitat, só assim chegareos a *Brama.

Deixe seu comentário!