Ler livros impressos ainda é mais rápido do que ler que os virtuais
Se você é adepto do tradicional livro impresso, que está sempre ali, à mão, e não se adaptou a ler livros na frente da tela de um computador, temos uma notícia interessante: uma pesquisa indica que é o livro no papel é de leitura mais rápida e ágil do que na internet.
Quem chegou a essa conclusão foram pesquisadores de uma consultoria tecnológica dos Estados Unidos. Eles conduziram um teste que não diz respeito exatamente a ler sentado em frente a um Desktop, mas sim duas plataformas portáteis (IPad Apple – no caso, seu aplicativo IBook – e Amazon Kindle 2), para comparar a leitura de livros, nessas mídias, com um livro comum.
Reuniram 24 voluntários para ler pequenos contos de Ernest Hemingway, que escreve, segundo os coordenadores da pesquisa, de uma maneira leve e dentro da compreensão de todos os voluntários. Para garantir que eles realmente leram o texto todo, os participantes foram submetidos a um teste sobre os contos ao final da leitura.
A média de leitura dos textos foi de 17 minutos. O livro impresso se mostrou a maneira mais rápida: a leitura no IPad foi 6,2% mais lenta, e no Amazon, 10,7%. Além disso, os participantes tinham que dar uma nota de 0 a 7 para cada uma das mídias, no quesito conforto na leitura. Desta vez, na média, os meios eletrônicos venceram, mas por muito pouco: o IPad tirou 5.8, o Amazon com 5.7 e o livro com 5.6. Disparado, o meio mais indesejável para se ler um livro é em frente a um Desktop, que ficou com conceito 3.6.
As queixas mais comuns sobre os acessórios eletrônicos são as seguintes (fica a dica para os fabricantes): para o IPad, reclamam que é muito pesado, o que torna a leitura desconfortável com o tempo, e no caso do Amazon, dizem que as letras cinza do monitor fazem pouco contraste com o fundo, e quem tem dificuldade para enxergar sofre com isso. Além disso, os voluntários referiram sentir falta de virar páginas. De saber, pela grossura do livro, quanto já foi lido e quanto ainda falta, razão pela qual preferiram o IPad, que ao menos indica na tela o número de páginas restantes em cada capítulo.
A baixa nota dada para a leitura no Desktop, segundo os voluntários, tem uma explicação bem pouco ortodoxa: sentados numa cadeira, em frente a uma tela, eles associavam essa imagem ao seu trabalho, razão pela qual não conseguiam se concentrar na leitura.
Assim, pelo menos por enquanto, o livro impresso pode dormir sossegado, porque a preferência do público, a eficiência e a rapidez na leitura ainda estão com ele. O problema, segundo os pesquisadores, é que os eletrônicos ainda têm muito tempo e campo para se expandir e aperfeiçoar, e em alguns pontos já são bastante elogiados. Já o livro impresso… [Live Science]
8 comentários
Ahhh….nada como segurar um bom livro e ler! Folhear, sentir o livro….não….livros no pc ou qq outro meio…sem chance, ao menos por enquanto, para mim.
o título tá estranho… não está sobrando um “que” nele ?
Muito bom!!Nada como manusear os livros…
A claridade da tela me incomoda muito,a exclusiva posição(gosto de ler deitada ou esparramada)e principalmente não tenho que procurar onde parei……..Adoro o tradicional book,um cigarrinho e um cafezinho.
Também prefiro livros impressos. Já liv alguns livros virtuais, mas eu prefiro ler sentado em um sofá, ou na cama, com um coberto nas pernas, em um dia com uma chuvinha leve. Não tem nada melhor
A pesquisa só veio confirmar o que eu já suspeitava, pelo menos comigo, quando leio livros no PC demoro mais que livros impressos, pois no pc é mais facil ter distração.
Para mim um gostoso sofá, uma xícara de chocolate quente(estamos no inverno e eu estou no sul do país)e um bom livro (real) nas mãos, ambiente que não lembra nada seu local de trabalho é o ideal… então é só relaxar e curtir. Mas eu adoro o mundo virtual. 😉
Concordo com a pesquisa