Para onde vai o lixo eletrônico? [Fotos]

Por , em 19.01.2009

Você já se perguntou o que acontece com aquele aparelho de celular que não funciona mais ou que ficou apenas obsoleto? Ou para onde vai aquela placa do computador que queimou e não pode mais ser utilizada?

A resposta é: todos esses “restos” vão para Guiyu, na China. A cidade recebe, todos os dias, um milhão de toneladas de lixo eletrônico. A maioria vem dos Estados Unidos, do Japão e da Coréia do Sul.

Desde 1995, a cidade vem atraindo camponeses para efetuar o árduo e mal pago trabalho de separar os componentes eletrônicos que podem e não podem mais ser utilizados. Geralmente, os trabalhadores recebem apenas US$ 1,50 (R$ 3,5) por um dia de 16 horas de trabalho.

O solo é péssimo e a água não é potável em toda a cidade. A imensa quantidade de metal e de gás carbônico são os responsáveis por isso. As pessoas que vão à cidade também sentem uma estranha dor de cabeça e um gosto metálico na boca.

Veja as fotos dos depósitos na galeria abaixo:

Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China Lixo eletrônico em Guiyu na China

[Oditty Central]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Laila:

    Mais o que acontece com todo esse lixo existente na china?

  • anykelly:

    essas fotos de lixo eletronicos é muinto legal

  • Jennifer:

    quero proteger o meio ambiente,quero que você também proteja ele, se você cuida do seu corpo você pode cuidar do meio ambiente igual você cuida do seu corpo si você não cuidar você pode esta se prejudicando a si mesmo

  • lays:

    As fotos de lixo eletronico sao maravilhavas

  • luraiz:

    devemos cuidar melhor do meio ambiente sem ele não vivemos
    por que ele nos ajuda muito

    obrigado por sua atencão

    leia sempre

  • CLEIDE:

    Gostaria de saber de voce onde pode ser entregue o lixo eletronico em rondonia e como fazer a entrega, me responda por favor.

  • RICARDO DE FREITAS LIMA:

    eu ricardo to com um projeto de recolhimento de lixo eletronico no estado de rondonia,porque o mundo em que vivemos esta caotico…

  • camila:

    no mundo em que vivemos não á de se surpriender com a atitude humana, a cada dia que passa as pessoas não se dão conta que o que fizestes só irá prejudica-lo a si mesmo!!!

  • Beatriz:

    gostei muito deste site,pois tem informações basicamente completa!
    muito bom!

  • andreza:

    nossaaaaaaaaaaaa é muita coisa heim

  • bruna:

    meu deus que ponto nos chegamos hein? como pode a pessoa trabalhar16 horas no dia e ganhar 3.50 ? han ? han? han? nam não pode aconteser isso as pessoas nao sabem o que e´suor mesmo….

  • joice:

    Meu DEUS!Como chegamos à esse ponto?Não se tem mais amor a vida, nem ao planeta!Vidas se perdendo por miséria e a terra em lixo.Quando era criança sempre ouvia histórias que a humanidade tinha se acabado em águas e agora seria em fogo,hoje vejo que não. Pelo visto será em ambição e egoísmo!Estamos destruíndo muito mais que uma enchente, pois depois da chuva sempre há sol e depois de nós haverá o quê?????????????

  • Diego:

    Roberto, também li todos os comentarios, e fico triste, porque as pessoas não entenderam o sentido da materia, se preocupam em trocar de PC a cada 6 meses, mais não pensam nas pessoas, crianças pobres que destroem a própria saúde mexendo com esse lixo e ainda tem o alto impacto ambiental que é causado. Não pensam no próximo, como Renato Russo cantou “Afinal amar o próximo é tão demodé” infelizmente.

  • Roberto:

    Li todas as respostas e comentários e como provavelmente sou mais velho do que todos pude perceber como não se preocuparam com o que realmente tem importância…….as pessoas da China que ganham pouco e tem sua saúde afetada………imaginaram o esgotamento dos recursos naturais do planeta que foram necessários para fazer tudo isso e agora ser jogado no lixo?
    Já perceberam a quantidade de poluição que foi gerada para se fabricar cada peça dessa?
    Quantas crianças com fome no mundo e nós pensando em preço, atualizar computador, etc.
    Deus abençoe a todos.

  • Joaquim:

    Rodrigo Knack, se você precisa montar um pc novo a cada 6 meses é porque você não sabe comprar computadores. O meu tem pelo menos 4 anos e o único dispositivo que está com funcionamento estranho dependendo da aplicação que eu uso é a placa wireless. Compre de uma marca decente, como Dell, HP, Asus. Não compre pcs de marcas estranhas! Você deve estar comprando PC Chips, ECS, entre outras marcas cretinas que só disperdiçam recursos confeccionando produtos sem qualquer qualidade! Preste atenção nisso! E não reclame mais que tem que trocar de pc de tantos em tantos meses!

  • Thiago Alexandre de Almeida Silveira:

    Mas o que da para reutilizar desse monte de lixo? Exceto os plásticos.

  • Nailê:

    Porque vai para a China? Porque não outro(s) país(es)?

  • Rodrigo Knack:

    Ah, então é por isso que os computadores duram cada vez menos…. as placas velhas vão pra China, onde se retiram as peças que “funcionam” pra colocar nas “novas” peças e depois vender aos pobres dependentes da tecnologia! Eu a cada 6 meses preciso montar um computador novo por causa de peças que estragam à toa. Agora já sei o porquê… sinceramente, estou preferindo ficar longe de computador, pois vem me irritando mais que a programação da TV (que, por mim, podia explodir também!)

  • thiago alexandre:

    Nooossa por isto que os mp5 mp7 dvd e outros eletronicos sao tao baratos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • André:

    Nooossa quantas placas! ÔÔ
    da pra construir um super-robo heim?! rsrsrs

    é injustiça só a china cuidar desse trabalho, além de ser um país com regiões pobres e com poucos recursos.

    ja imagino? tds os objetos eletrônicos do mundo serem jogados só na china??
    são milhões e milhões de pessoas q usam objetos eletrônicos como: PCs, celulares ou até NoteBooks…e hj em dia é muito difícil achar pessoa q não tenha celular né?!

Deixe seu comentário!