Lua de Júpiter pode abrigar extraterrestres

Por , em 31.05.2010

O oceano da mais famosa Lua de Júpiter, Europa, pode abrigar vida, de acordo com novas descobertas. Lá pode ter uma quantidade enorme de oxigênio que conseguiria sustentar toneladas de peixes.

Mas calma. Ninguém está sugerindo que você possa preparar um prato exótico com um peixe importado do satélite. Os cientistas acham mais provável que encontremos um tipo de vida similar aos da Terra, mas nada tão empolgante quanto um peixe alien: micróbios.

Europa tem, aproximadamente, o tamanho da Terra, e possui um oceano com profundidade de 160 quilômetros, encoberto por uma crosta de gelo.

Pelo que sabemos que acontece aqui na Terra, onde há água e oxigênio há vida – então há uma chance bem plausível de que encontremos extraterrestres no satélite de Júpiter. E os efeitos que o planeta tem sobre Europa podem aumentar a probabilidade disso.

A radiação que Júpiter passa para Europa reage com o gelo da lua e libera oxigênio, que pode sustentar as formas de vida. A reatividade do oxigênio foi, de acordo com os cientistas, o que ajudou nosso planeta a desenvolver formas de vida multiceluares. [MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

44 comentários

  • AustinDark Storm:

    Europa tem 0.24 % do raio da Terra, “Europa tem, aproximadamente, o tamanho da Terra, e possui um oceano com profundidade de 160 quilômetros, encoberto por uma crosta de gelo.” esta paragrafo está errado

  • Mauro Cardoso Pereira:

    A lua de Júpiter, Europa, não é nem de longe, das mesmas dimensões que a terra. Raio de Europa: 1500 km. Raio da terra: 6300 km. Revisem o texto.f

  • Tiago Taddei:

    ESTAMOS ESPERANDO OQUE PARA IR LÁ E POLUIR E DESTRUIR TUDO COMO FIZEMOS COM A TERRA ?

  • Dmha Holanda:

    só esqueceram de mencionar que os níveis d radiação que jupiter joga na Europa, é tão grande que um ser humano não sobreviveria muito tempo, sem uma roupa ultramaciça de proteção contra radiações, júpiter era uma exemplo de “estrela que não deu certo” se tivesse mais 50% de radiação se tornaria um segundo sol

  • mariana cristina:

    o nosso planeta e muito grande.e muito bonito e muito interessante gostei muito desse trabalho

  • kati:

    Não imaginava que nosso planeta era pequeno em relação a jupter…

    • William Afonso:

      rsrs nosso planeta é minusculo em relação a jupter…. e jupter eh minusculo em relação a outros corpos celestes por ai…

  • fabricio dos santos:

    bom pra comessa são os iluminatis quegovernam o mundo eles escondem muitas coisas pra quem não sabe os iluminatis são uma organiçasão secreta que gorvenão o mundo a nasa esconde muitas coisas e se eles acharem vida em outros planetas eles escomderão então a nasa pode ter encomtrado vida em outro lugar e esta escondendo de nos.

    • Marcos-DF:

      Não entendí nada …
      🙂

    • Jhenisson Brito:

      Me surpreenda. É logico que seria escondido, e nao e apenas os iluminates , tbm tem os Maias que nímguem sabem para onde foi, tem uma lenda maia que diz que o deus deles iria busca-los, mas..; tbm tem as pirâmides egípcias que e um trabalho arquitetônico sensacional em que nem nos dias atuais e possível reproduzir (msm com a ajuda da tecnologia) pq sao pedras sobre pedras empilhadas milimetricamente pra forma um lugar ôco onde foi construído labirintos enormes;no deserto do méxico se nao me engano tem uma linha reta de cerca de 3 quilômetros (3 QUILÔMETROS) onde nao sofreu quase nenhuma alteração nesses anos todos, nao sei exatamente o tempo correto mais e bem antigo e semelhante a uma pista de pouso de naves espacias da terra. nao vo colocar o reto pq e mt coisa, as evidências estão aqui, agr junte E mais T e veja nu que da. se continuar sem acreditar pesquise sobre uma ligação a uma radio americana de um homem que trabalhava nos campos de concentração; tbm pesquise sobre óvnis e ósnis (sei la como se escreve) mas tem mt coisa, a informação esta para qualquer um, basta procura 😀 boas descobertas amigo. tbm tem as escultaras em pedra na Ilha de páscoa em que foi descoberto escrituras mt semelhantes as egípcias, civilizações que nao tinham nenhum contato.

  • Armando Comando:

    Acredito que haverá vida fora do nosso planeta! Não podemos ser assim tão egoistas ao ponto de pensarmos que somos únicos! Se se pôe a possibilidade de existir vida no sistema solar, imagine-se a probabilidade de existirem planetas gravitando estrelas com condições que possam potenciar a vida. É mentira que seja necessário oxigénio (Gasoso – O2) para que exista vida! Na terra os primeiros seres vivos eram anaérobios e estes continuam e existir, muitas das bactérias são-no! Para haver vida têm que existir 4 elementos, Carbono, Oxigénio(não precisa de ser o O2), hidrgénio e nitrogénio, estes são os 4 componentes exenciais à vida e com a sua diferente combinação obtemos oas gorduras, os açucares e as próteinas. Estes componetes terão aparecido na supreficíe terrestre dada a constante modificação da crosta existente na altura provocada pelos muitos vulcões, expelindo estes os tais elementos. Nesta altura a atmosfera terrestre era toxica e os seres vivos que se desenvolveram não precisavam de O2 para respirar, praticando respiração anaérobia (a fermentação é um processo que se dá pela respiração de bactérias anaéronias), com a evolução apareceram bactérias fotossintéticas,que têm a capacidade de produzir O2 a partir do CO2 e ai começou-se a formar a atmosfera terrestre que premitiu o aparecimento de seres aérobios e não me estendo mais porque o resto é evolução. Resta só lembrar que com a mudança da atmosfera os seres anaérobios, que têm a capacidade de esporolar, conseguiram sobreviver em nichos que tinha condições para a sua vida! Seres anaérobios existem nos sitios mais comuns, no fermento do pão e até mesmo no interior do nosso corpo quando existe infecção, as bactérias anaérobias são responsaveis por infecções profundas em zonas onde não existe O2 e de tratamento mais dificil.

    • Marcos-DF:

      Olá Armando !
      Concordo com voce no que tange à multiplicidade de vida Universo afora mas discordo nas condições: na minha visão, a vida pode existir de uma forma bem diferente e até inimaginada por nós, exatamente pela diversidade existente.
      Os cientistas vivem dizendo que não há vida extraterrestre porque se baseiam na vida como nós a conhecemos mas, na minha opinião, aí está o erro pois temos que estar com a mente aberta para a existência de toda e qualquer forma de vida diferente das quais estamos acostumados.
      Abração

  • Thiago Vono:

    Belo comentario Juninho … exceto pelo “beijos” hehe

  • Juninho:

    Olá Meu nome é juninho tenho 9 anos,Eu concordo com todos vcs acho Q não é so no nosso planeta q existe vida! pois muitas pessoas ja viram naves, e acho q os estados Unidos esta escondendo algo de nos!,la sempre aparece Naves….,vai saber se eles estao escondendo de nos onde os ets mora???,vai saber se eles foram ate lá no planeta deles e n fizeram um inferno?….

    Falei oq Acho! Beijops

    • Marcos-DF:

      Graaannnndeeeee Juninho !!!
      Crianças Cristal !!!
      Abração

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Concordo inteiramente com quem diz (e foram muitos, ainda bem) que a vida não é exclusividade da Terra. É um pensamento muito restrito, mesmo para mentes de cientistas, achar que somos os únicos no Universo.
    O problema é que quando se fala em “vida” extraterrestre, as pessoas pensam em humanos, prédios, etc, aliás, como bem disse o Thiago, e não em variantes de organismos.
    Enfim, acho que é questão de tempo que seja divulgado que não estamos sós no Universo.
    Abraços a todos !

    • Jhenisson Brito:

      Quem sabe eles coloquen na cabeça que esse é um direito nosso, ou entao so vao divulgar dps que a coisa ficar preta e aqueles que nos criaram vierem fazer um fuzuê aqui na terra.

  • Jota JM.:

    SE no começo da terra só haviam peixes e agua, e foi se formando terras, depois os animais terrestres a partir dos peixes… Pq não pode ter vida em outro planeta baseado nas suas caracteristicas?
    Do mesmo jeito que os peixes aprenderam a “respirar fora d’agua”, pq os outros nao podem se adaptar as situações climaticas de outro planeta? Sem oxigenio mesmo? Tudo se adapta!!!
    Espero que eu não tenha falado muita besteira! rs

    • AustinDark Storm:

      Já existiam terras antes dos peixes

  • priscila:

    alguem já ouviu falar em seres anaerobios? ¬¬’

  • Paulo:

    O FATO é que até agora não encontraram NENHUMA forma de vida fora da Terra, nem uma bactéria.Eu acredito que só existe vida na Terra,por ´´algum motivo´´.Então eu só vou acreditar que tem alguma vida alienígena, vendo.

    • Jhenisson Brito:

      Voce é um exemplo de um cético alienado pelas redes governamentais; nunca parou para pensar no pq vc esta vivo? julgo que você possa ser cristão ou entao é um politico, se for cristao pare para pensar no termo criador, e aquele que crio e dps pense nos anjos e demonios. Um criador, seus seguidores e seus inimigos. um exeplo de que algo nos criou, nao foi o universo em si, pode ate ter sido, mas como uma suposição, você foi criado por outros que nos colocaram na terra. isso ja é motivo para acreditar que tu nao estás sozinho amigo. agr abra sua mente e veja como o universo e belo e as possibilidades que podes encontrar nele, ou morra sem fazer nenhuma diferença nessa sua vida sendo apenas um inútil para todos aqueles que morreram lutando para saber pq exisitiam, e sendo apenas mais um manipulado pelo “poder” que na verdade nao tem nenhum poder contra 190 milhoes no brasil.

  • jhon:

    Mesmo que na lua Europa não tivesse oxigenio poderia sim existir vida, pois encontrei um artigo aqui mesmo no HypeScience que decobriram uma bacteria (Acho que era bacteria) que sobrevivia sem oxigenio então se aqui na terra existe isso por que fora dela não pode existir?

  • Thiago:

    A questao é que:

    Sim podem haver vidas em outros planetas com sistemas diferentes do nosso. mas…..
    Quando dizem vida la fora, na verdade querem dizer vida humana la fora, o que alguns querem é chegar em outro planeta e descobrir uma civilizacao parecida com a nossa, predios, transito, violencia, e orgaos.
    O que querem na verdade é que achem um planeta com uma atmosfera parecida com a nossa pra levar os humanos e estragaram tudo por la.

  • Hugo:

    Perdoem-me pelo “discuÇão” acima. Acontece :/

  • Hugo:

    A discução aqui não é se existe vida em algum lugar fora da Terra, mas sim se existe vida na Europa de Júpiter.
    O universo tem dimensões inimagináveis, e as chances de ter vida em algum outro lugar é muito grande. Mas em Júpiter é outra história, as chances não são tão grandes assim.

  • João Paulo Roque:

    _Estão nevegando muito em pesquisas infundadas, o único lugar do universo que possui vida em ambundancia é na terra, nosso criador somente criou esta morada e mostra -nos o tempo todo que precisamos amar para continuar a viver e obedecer suas leis e com isso continuar vivos não percam tanto tempo em vão.

  • Geraldo:

    Mandar a minha sogra pra lá… Se tiver vida, ela vai tomar conta da vida de todo mundo lá, ela adora a vida alheia

  • Aristides Neto:

    E que tal se levarmos seres vivos para outros sítios cósmicos? Se for comprovado que não há vida na lua europa, nós poderíamos levar algumas bactérias pra lá e observar seu desenvolvimento.
    Bons resultados podem sair daí.

  • Coelho:

    Como somos pretenciosos em acreditármos que em todo o universo apenas o planeta terra tenha vida.
    Quanta pretenção.

  • Aristides Neto:

    O texto original faz uma comparação com a nossa lua. Foi só um engano.
    Quanto a vida no satélite. Pode haver sim. Há uma bactéria Deinococcus radiodurans que poderia sobreviver em condições extremas. Se não me engano, a sua capacidade de sobrevivência nessas condições, já foi testada. Inclusive pela Nasa.
    Vamos esperar.

  • Everton:

    Na verdade, por causa do grande tamanho de Júpiter, é exercida uma força gravitacional muito grande em Europa, causando grandes movimentações, similares as tectônicas, que causando grande atrito e, possivelmente, existe grande quantidade de água abaixo de uma grossa camada de gelo na superfície. Cientistas acreditam que possa existir um verdadeiro oceano em Europa embaixo do gelo.
    Com relação ao tamanho, realmente Europa têm o tamanho similar ao da nossa Lua.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Luas_do_Sistema_Solar.jpg

  • Tchuco:

    Concordo também com ós comentarios anteriores ao meu.
    Acho que os outros planetas habitados, têm vida de acordo com seus componentes físicos e bioquímicos. Não é pq aqui na Terra precisa de oxigenio, água e calor pra ter vida que em toda a galáxia (que sá, o universo) tem que ser assim também!
    Sei lá!
    Acho que o que “dá a vida” aos seres é outro fator que ainda estamos longe de entender, independente das condições onde os seres se encontram.

  • Joselito:

    Vcs pensam pequeno. O nosso conhecimento em vida no universo, não passa da nossa atmosfera. Com q tanta afirmação não pode existir vida em outro lugar mesmo sem oxigênio ou outro componente importante para os terráqueos. O conhecimento é uma gota, e o que não sabemos é um oceano “pacífico”.

  • Bocatorta:

    Concordo com o Thiago. =P

    Puts… q confusao la em cima em… vtc, tem cada uma haha

  • Thiago:

    porque nao pode haver vida que sobreviva sem oxigenio? segundo Neil Tyson os componentes principais do universo sao carbono e hidrogenio, logo acho que poderia haver vida que nao respira oxigenio.

    sei la, é o que penso!!

  • JCPOC:

    Bem, me desculpem se eu for ignorante, pois ignorante nao é a mesma coisa que “burro”. Um oceano com 160 metros de profundidade? Bem é possível, mas tão longe do Sol, deve ser um bloco de Gelo completo, a não ser que Júpiter funcione pra ele como um Sol através da radiação que ele emana. Bem o tamanho de Europa satelite de Jupiter realmente está errado, mas isso deve ser erro de digitação.

  • Hugo:

    Mesmo com a água e o oxigênio, acho que ela está muito longe do Sol, não sei se a temperatura seria alta o suficiente para que algum tipo de ser possa sobreviver.

  • ed:

    acho melhor ir lá medir pra não ter erros e nem dar briga aqui 🙂

  • Thiago Wesley:

    Etah confusão!

  • Mário W.:

    Na verdade ela tem, aproximadamente, o tamanho da nossa lua!

  • José Antônio:

    Perai, vocês estão falando do continente ou da lua que também se chama Europa? É melhor vocês, antes de virem ler Hypesciewnce aprendam a interpretar um simples texto.

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    1565 km
    esse é o raio de Europa 🙂

    quase o da Lua (a nossa ._.’)

  • George Orge:

    Bom, vocês erraram na afirmação de que Europa tem o tamanho aproximado da Terra quando na verdade Europa nem aproximadamente se compara ao nosso planeta. O único corpo do nosso sistema solar comparável a Terra é o planeta Vênus…

Deixe seu comentário!