Macaco controla mão robótica apenas com o pensamento

Por , em 21.03.2012

O macaco Jianhui manipula objetos com suas mãos e ganha uma bebida como prêmio. Sem ter conhecimento, não muito longe dele, um robô controla os movimentos de seus dedos conforme recebe instruções a partir de chips implantados em seu cérebro.

Zheng Xiaoxiang e colegas da Universidade Zhejiang, na China, anunciaram que obtiveram sucesso em capturar e decifrar sinais do cérebro do macaco e interpretá-los com movimentos em tempo real.

Os dois sensores implantados no cérebro de Jianhui monitoram apenas 200 neurônios do seu córtex motor. Entretanto, isso é suficiente para interpretar os movimentos do macaco e controlar as mãos do robô.

Humanos já usaram eletrodos para controlar braços mecânicos, mas Zheng comenta que essa pesquisa analisa movimentos mais delicados dos dedos.

“Movimentos de mão estão associados com pelo menos centenas de milhares de neurônios”, comenta. “Nós agora estamos decifrando os movimentos com base em sinais de cerca de 200 neurônios. Claro, as ordens produzidas ainda estão distantes dos dedos flexíveis verdadeiros, em termos de complexidade e eficiência”. Mas podemos ir muito mais longe. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • eduardo:

    Palmas para o mestre Nicolelis, por ser pioneiro nesse tipo de experimento!
    Espero que algum dia pessoas com alguma deficiência física possa usufruir dessa maravilha tecnológica.

Deixe seu comentário!