Cientistas descobrem como induzir sonhos lúcidos direto no seu cérebro

Por , em 22.05.2014

Sonhos lúcidos são os sonhos em que o sujeito não está apenas reagindo às situações que o cérebro cria, mas está consciente e ativo, afetando o próprio sonho.

Já fizemos alguns artigos aqui no HypeScience sobre isso, e a receita muda pouco: é preciso manter um diário de sonhos, criar o hábito de olhar relógios e contar os dedos, e também fazer um pouco de autossugestão.

Mas estas práticas exigem autodisciplina e persistência, coisa que nem todo mundo consegue. Estudando o funcionamento do cérebro, uma equipe de cientistas descobriu uma forma de induzir sonhos lúcidos apenas com pequenas descargas elétricas na cabeça.

A equipe de Ursula Voss, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), recrutou 27 voluntários que nunca haviam experimentado sonhos lúcidos. Os voluntários dormiram com eletrodos presos à cabeça e, quando estavam no estágio REM do sonho (quando estamos sonhando e os olhos apresentam movimentos aleatórios), recebiam 30 segundos de choques elétricos fracos no lobo frontal do cérebro, com frequências entre 2 a 100 Hz.

Os pesquisadores notaram que quando a frequência estava na faixa da onda cerebral gama (40 Hz), o cérebro dos voluntários reagia produzindo ondas na mesma frequência, produzindo sonhos lúcidos em 77% das vezes. Outra frequência que se destacou foi a de 25Hz, que produziu sonhos lúcidos em 58% do tempo.

Este estudo não é o primeiro de Voss, que em 2009 produziu um estudo que concluiu que “os sonhos lúcidos constituem um estado híbrido de consciência com diferenças definidas e mensuráveis de estar acordado, ou em sono REM, particularmente em áreas frontais”. O novo estudo mostrou que as ondas gama são a causa da lucidez, e não apenas uma consequência dela.

A descrição que um dos participantes sobre o que experimentou é incrível: “Eu estava sonhando sobre tortas de limão. Elas pareciam translúcidas, mas, ao mesmo tempo, não eram. Era quase como em um desenho animado, como os Simpsons. Então eu comecei a cair e o cenário mudou e então eu estava falando com Matthias Schweighöfer [um ator alemão] e mais dois estudantes estrangeiros de intercâmbio. Eu estava pensando sobre o ator e eles me disseram ‘sim, você encontrou ele antes’, e então eu percebi ‘ops, você está sonhando’. Quer dizer, enquanto eu estava sonhando! Tão estranho”.

A nova descoberta pode representar más notícias para a inteligência artificial. A explicação de que a mente surge da atividade de alguns neurônios, como um circuito em que você liga as chaves certas e um anúncio luminoso ganha movimento, fica prejudicada com a descoberta.

Conforme a professora José van Djick (Johanna Francisca Theodora Maria “José” van Dijck) apontou em seu artigo “Memory Matters in the Digital Age“, o cérebro funciona menos como um computador e mais como uma sinfonia, que está sempre tocando variações sobre um tema quando se trata de atividades como recuperar lembranças. Ou seja, mesmo que possamos registra a atividade cerebral, não conseguimos descrever os processos que estão acontecendo. [Nature, io9, ScienceAlert, Motherboard]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Eder Geovanne:

    dormindo, na hora fiquei muito apavorado e eu não conseguia acordar, essa experiência durou cerca de 15 segundos, foi aterrorizantes, pois eu estava extremamente consciente, felizmente eu consegui me concentrar e acordei. depois desse dia eu nunca mais tentei..

  • Eder Geovanne:

    A um ano atrás eu estava tentando ter um sonho lúcido por conta própria, todas as noites eu tentava, mas todas vez que eu tomava consciência de que eu estava em um sonho eu acordava. Depois de semanas tentado, teve um certo dia que eu consegui, mas infelizmente o sonho que eu consegui foi um em que eu estava em cima de um caminhão descendo desgovernado uma ladeira de ré, onde eu tinha uma margem de visão de uns 10 metros, no momento que o caminhão tava descendo eu tive consciência que estava ..

  • Jardenilson Bezerra:

    quando eu era criança era frequente ter sonhos lúcidos! e eu aproveitava para fazer coisas inusitadas como voar acorda em qualquer parte do sonho e etc… depois que cresci não consigo mais não sei se é por causa da correria do dia a dia, mais era uma experiência muito legal!!

  • Bruno Carvalho:

    Só loguei pra dizer que 40/25 = 1,6. Próximo a proporção aúrea. Achei interessante…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea

  • Cristiano Gomes:

    Então Cesar, engraçado que eu sou muito interessado neste assunto e assim como você estou no caminho da engenharia elétrica. Bom, fiquei curioso sobre esta pesquisa, existe algum paper publicado onde eu possa saber exatamente quais os parâmetros para elaborar este teste?

    • Cesar Grossmann:

      O primeiro link que segue o último parágrafo do texto é para a publicação na Nature. É o próprio trabalho científico, lá.

Deixe seu comentário!