O lado fofinho das aranhas-saltadoras

Por , em 4.02.2014

Quando você ouve alguém dizer “fofura”, “aranha” provavelmente não é a primeira coisa que vem à cabeça. Porém, prepare-se para ter o seu mundo tirado do eixo pelas imagens de Thomas Shahan. Com suas fotos em super close, o fotógrafo é capaz de mudar a concepção até dos que acham que esses insetos aracnídeos são os seres mais repugnantes do mundo.

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-5

Através da fotografia macro – usadas para registrar coisas muito pequenas -, ele resolveu apontar suas lentes para os olhos das aranhas-saltadoras. E o resultado é que dá vontade de ter uma como bichinho de estimação só por causa dessas carinhas de coitadas.

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-1

Esta espécie é incomum porque a maioria dos seus exemplares não caça com teias. Elas têm poderosas patas traseiras e a melhor precisão visual entre aranhas, o que lhes permite caçar ativamente com saltos poderosos. No entanto, elas ainda podem produzir seda, muitas vezes utilizando-a para amarrar a si mesmas antes de saltar ou para criar abrigos.

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-7

Com exceção da Austrália, onde quase todos os seres vivos na natureza podem te matar ou mutilar, não há assim tantos motivos para odiar aranhas. Um mundo sem elas seria um mundo com muito mais mosquitos e moscas, que carregam inúmeras doenças. E quando você sabe que algumas delas podem ser tão bonitinhas, elas não parecem mais tão assustadoras assim, não é?

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-3

Daí você pensa: “Mas e aquela estatística da qual quase todo mundo já ouviu falar sobre a pessoa comum engolir oito aranhas por ano?”. Calma, não precisa ir para o espelho e checar a sua garganta. Em 1993, um escritor passou este e outros fatos falsos para provar como era fácil circular informações que não eram verdadeiras. Sua manifestação foi extraordinariamente bem sucedida.

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-8

Então, da próxima vez que você vir uma aranha, tenha em mente que ela está provavelmente mais interessada em caçar insetos que estão tentando mordê-lo, ao invés de picar você.

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-4

As aranhas-saltadoras são muito curiosas (inclusive sobre os seres humanos) e interagem com frequência com outros organismos. Se uma aranha virar para olhar para você, é quase certo que ela seja uma saltadora. Muitos aracnídeos, como viúvas negras, tentam evitar as pessoas, mas aranhas-saltadoras são bastante destemidas. Isso porque elas provavelmente só querem abraçá-lo! [Bored Panda, Thomas Shahan]

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-9 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-11 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-12 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-13 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-14 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-15 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-16

jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-17 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-18 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-19 jumping-spiders-macro-photography-thomas-shahan-20

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,50 de 5)

10 comentários

  • MasterPiece Wellington:

    E só pra acrescentar, Thomas Shahan, pelo qual essa fotos são assinadas…acredito ser o melhor profissional da área da macrografia…

  • MasterPiece Wellington:

    Faço fotografias assim, não sou adepto do focus stacking usado nessas fotografias, não tenho paciência…fotografo insetos em geral, mas as aranhas sempre são as preferidas!
    https://www.facebook.com/masterpiece.wellington/media_set?set=a.838389872856118.1073741839.100000553388351&type=3

  • luiz fernando:

    Como funcionam os 8 olhos da aranha? e se pudéssemos ver seus olhos com facilidade de “longe”,como saberíamos para onde ela está olhando sendo que os olhos dela são completamente negros?
    #Sou apenas um curioso hein gente

  • angelo3D:

    Eu creio que sofro de aracnofobia, mas quanto a estas pequeninas aranhas saltadoras, ou como eu as chamo, “papa moscas” eu convivo com elas numa boa. Até me divirto, mais de uma vez uma delas na tela do monitor interagiram com o cursor do mouse, quando passo o cursor sob as mesmas, empinam a traseira e olham por baixo para ver para onde foi o cursor, é engraçado. Se passo o dedo devagar na frente delas, se viram para acompanhar e ao aproximar elas se distanciam e olham de volta. São espertas.

  • Cleivson Lopes:

    Cara, adoro essa espécie de aranha em particular, as acho muito inteligentes e acho q se fossem maiores poderiam ser facilmente domesticadas!

  • Daniella Franzóia Moss:

    Lindas! Adoro esses seres… Mas só para informação, na terceira foto de baixo para cima, a aranha é um Lycosidae (pode-se reparar pela disposição dos olhos), conhecida como aranha de jardim.

    • Diego Vitor:

      Você é boa ^^

  • Jackson Bradley:

    Aranhas=aracnídeos…

    • Victor Sampaio:

      Não, Jackson Bradley, pra afirmar que aranha = aracnídeo, você deve afirmar que toda aranha é aracnídeo e que todo aracnídeo é aranha…. o que não é verdade, escorpião, cravo, entre outros aracnídeos não são aranhas ;p

Deixe seu comentário!