Maior lua de Saturno pode ter um oceano “escondido”

Por , em 24.04.2011

Os astrônomos se perguntam há anos qual o motivo de a lua Titã, o maior dos 61 satélites naturais de Saturno, ter uma órbita irregular em torno do planeta dos aneis. Uma das teorias vem ganhando força entre os cientistas: a de que existe um vasto oceano de água em estado líquido sob a superfície de Titã.

O satélite tem algumas características curiosas já comprovadas, tais como um vulcão de gelo e lagos de metano. Estes lagos, aparentes na superfície, eram tidos até há pouco tempo como matéria predominante na formação de Titã. Mas a missão não-tripulada Cassini (um projeto de parceria entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia), que está na órbita de Saturno desde 2004, constatou que a superfície de Titã é mais densa que o seu próprio núcleo. Como isso seria possível?

É aí que entra a nova teoria: Titã não seria um planeta sólido. A conformação do satélite, grosso modo, seria o seguinte: na superfície, uma camada de gelo, um núcleo gasoso, e entre eles, supõe-se, um gigantesco oceano de água em estado líquido. Tal oceano, se realmente existir, é um ambiente propício ao desenvolvimento de microorganismos. Poderia, portanto, haver vida na maior lua de Saturno. Mas esta ideia ainda está no campo teórico.

O próximo desafio da Sonda Cassini é confirmar ou refutar essa teoria. Para isso, os cientistas esforçam-se para tentar mensurar qual a profundidade da camada superficial de Titã. Uma teoria alternativa para explicar a órbita incomum de Titã seria a passagem de um asteroide próximo ao satélite. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • João Stock:

    De acordo com as pesquisas da Cassini, em Titã o gelo aparece como rocha e o metano, em estado líquido devido à temperatura fria, resulta em precipitações, assim como a chuva que conhecemos. Se ela estivesse mais próxima de Saturno, poderia sofrer grande pressão da superfície do planeta e gerar calor, assim como ocorre com as luas de Júpiter. Mas esse não é o caso de Titã.
    A ideia é de que Titã seja habitável e tenha um clima semelhante ao nosso, quando o sol começar a morrer e sofrer sua primeira expansão, engolindo a Terra.
    Sobre sondas, é mais provável que sejam estudadas as luas de júpiter (como a Europa, q tem indícios de um oceano líquido abaixo da camada de gelo da superfície)antes de partir para satélites mais distantes.

  • Marte:

    Se a gente pensar direitinho, um lugar que, comprovadamente, tem um vulcão de gelo e lagos de metano, pode ter de tudo, inclusive água (em estado líquido).

    • Harzer:

      Bom amigo, no caso do vulcão de gelo é um bom raciocínio, mas no metano liquido acaba com essa possibilidade, o metano precisa estar a mais ou menos -185ºC ( Cento e oitenta e cinco graus célsius negativos) para ficar na forma liquida, nessa temperatura toda água existente estaria congelada.

  • Matheus:

    se existir vida em titã ela será um microrganismo, ou um tipo de peixe bem bizarro

  • Juliano:

    “os cientistas esforçam-se para tentar mensurar qual a profundidade da camada superficial de Titã”… Com certeza eles querem saber qual a profundidade de gelo para enviar sondas para perfurá-lo e estudar o suposto oceano líquido. Quem sabe a vida fora da Terra está muito próxima e nós nem imaginamos!

  • Glauco:

    Essa órbita irregular, se não me engano, o McCanney atribuiu em seu trabalho publicado pela Cornell, o “Saturn Sweeper Moons”, como um caso de arrasto elétrico ou coisa do tipo.

    Nesse trabalho publicado a trinta anos ele descobriu, à partir de dados da Voyager, que existiria uma Lua entre determinados anéis de Saturno. Essa Lua foi avistada em 2009.

  • Eduardo:

    Chapecoense em titã existe sim lagos de metano e inclusive chove metano por lá… tem um documentario da BBC -Wonders of the Universe que tem um episodio falando de titã. Mas também acho que não deve ter agua em estado liquido por la, a nao ser que uma serie de fatores quimicos/fisicos do lua em si gerem calor suficiente para deixar a agua em estado liquido.
    mas que isso é interessante é…
    Seria interssante se descobrissem vida em alguma lugar, ah como seria.
    mas agente so é informado do que eles acham propicio divulgar…

  • TrueLogic:

    “Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.”

    De Carl Sagan.

  • Elton:

    Vcs vão se surpreender quando descobrir vida em lugares jamais pensados, humanos…

    LOL

  • Chapecoense:

    Bem falado jonas…
    Titã é uma lua q escondem varios misterios q serão descobertos por essa sonda,eu ja leio as pesquisas sobre essa lua a muito tempo e cada ves + os cientistas estão achando coisas facinantes em titã, + eu ñ acredito muito em ter aqua liquida em titã la é muito frio para isso, + acredito em aver metano liquido e vida em titã.Estamos todo s na torcida por novas descobertas vlw pessoal

  • Maria Eduarda:

    Legal essa notícia. Por favor, caso descubram mais algum fato, compartilhe com os meros mortais, afinal, nada mais fascinante do que os mistérios oculto no Universo…

  • Jonas:

    é muito provavel que exista vida em algum lugar do universo, já que europa e titã podem ter agua e existem bilhoes de planetas por ai

Deixe seu comentário!