Estranhos pilares de luz aparecem no céu da Latvia

Por , em 12.01.2009

Será esta a iluminação de natal mais incrível do mundo? Ou portais intergalácticos de transporte alienígena?

Olhando a imagem acima com a lupa científica, no entanto, estas luzes na cidade de Sigulda, República da Latvia, possivelmente envolvem cristais de gelo que caem do céu e refletem as luzes novamente.

A razão pela qual os pilares se abrem no topo, no entanto, ainda é desconhecida, mas você pode colocar a sua hipótese (plausível) aqui.

A foto acima (ampliar) e diversas outras similares foram tiradas com uma câmera digital comum no mês passado. O ar estava bem frio e cheio de cristais de gelo, exatamente o tipo conhecido por criar variados e incríveis efeitos, mas que são fenômenos bem conhecidos como pilares de luz, pilares de sol, pilares caninos e halos lunares que você pode ver abaixo. Clique para ampliá-las.

O inverno gelado e cheio de neve do hemisfério norte está dando aos entusiastas do céu novas e inesperadas oportunidades de ver vários destes fenômenos ópticos atmosféricos. [APOD, Wikipedia, AGG]

pilares de luz
Cães solares (nas laterais).

pilares solares
Pilar solar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Marcos Cesar:

    Otima materia !!!

    Nosso olhos vê poucas cores, deixando muita coisa invisivel.

    Este fenomeno sempre existiu !

    Porem nesta epoca fica visivel por causa dos cristais de gelo.

    Quem é espiritualista vá enteder que temos vários caminhos para outras dimensões !

    Infelizmente ou Felizmente não conseguimos ver. ( Lembra do filmes sobre o “Manto da invisibilidade” é um manto colorido com cores que não conseguimos ver… deixando a pessoa invisivel.

    A acredito que o Manto já exista, porem super proibido a sua venda.

    Porque será ?

    Feliz 2013 !!! Sucesso a todos !!!

  • Alberto Campos:

    O texto não fornece mais dados. Por exemplo: Estes brilhos permanecem por longo tempo ou são instantâneos. São fixo em uma posição ou ficam vagando. Não dá para julgar só com estes dados.

  • Anônimo:

    “independente da origem, só sei q é lindo e reflete bem as qualidades de Deus, mas especificamente o amor, ao criar as coisas para o homem.”

    Há pessoas que vêem interferência divina por toda a parte. Elas insistem que o universo foi criado, e que as adaptações que vemos na natureza seriam puramente aparentes. Elas nos mostram o brilho do sol, as flores, as chuvas de abril, e afirmam que tudo o que há de belo e útil no mundo.

    Será que passa por suas mentes que o câncer seria tão belo como uma rosa? Que eles têm satisfação de chamar a adaptação de meios para atingir um fim, é tão aparente no câncer quanto nas chuvas de verão? Como é belo o seu processo de digestão! Que engenhoso método o do sangue ser envenenado de tal forma que possa alimentar um câncer! Por que meio maravilhoso todo o organismo humano é consumido para alimentar um câncer! Veja por quais métodos engenhosos ele se alimenta às custas de um organismo trêmulo! Veja como ele rápido e eficientemente, cresce! Que belas cores ele apresenta! Por que maravilhosos mecanismos ele se enraíza e atinge os mais escondidos nervos dolorosos para sustentar sua vida! Veja através do microscópio, ele é um milagre de ordem e beleza! Nem toda a ingenuidade humana pode deter seu crescimento ou criar algo igual. Pense na quantidade de pensamento que teve de ser produzido para inventar um meio pelo qual a vida de alguém pudesse ser consumida para produzir um câncer. É possível ver isto e supor que exista uma administração no universo, e que o inventor desse maravilhoso câncer seja uma força infinitamente poderosa, engenhosa e boa?

    O que pensaríamos de um pai que desse uma fazenda a seus filhos e que antes de lhe passar a propriedade plantasse nela milhares de ervas venenosas e urtigas; que a enchesse de bestas ferozes e répteis venenosos; que colocasse nela água e insetos para que desenvolvesse malária; arranjasse a terra de tal modo que, de vez enquanto ela se abrisse e engolisse alguns dos seus filhos queridos; e além disso, colocasse também alguns vulcões nas vizinhanças que a qualquer momento derramasse rios de lava sobre seus filhos? Suponha que esse pai evitasse dizer a seus filhos quais ervas eram venenosas; nada dissesse sobre terremotos e deixasse em segredo os vulcões; consideraríamos esse pai um anjo ou demônio?

    E no entanto é exatamente isto que o seu deus tem feito.

    De acordo com teólogos, Deus preparou este globo especialmente para a habitação de seus filhos queridos, e no entanto ele encheu as florestas de bestas ferozes; colocou serpentes em cada caminho; atormentou o mundo com terremotos e adornou sua superfície com montanhas flamejantes.

    Apesar de tudo isto, nos dizem que o mundo é perfeito; que foi projetado por um ser perfeito, e portanto, é também perfeito. No momento seguinte nos dirão estas mesmas pessoas que o mundo foi amaldiçoado; coberto com espinheiros, urtigas e espinhos, e que o homem fora condenado à doença e morte, simplesmente porque nossa querida pobre e falecida mãe comera uma fruta contrariando o comando de um deus arbitrário.

  • Anderson:

    Vagner.

    Moro na Europa, trabalho com pessoas da Latvia, e na boa, eles nem ligam pra isso…

    O pais eh mais um dos pobres do leste europeu, se preocupam mais com a economia do q qq fenomeno natural…rs

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    Muito bonito… nunca tinha visto algo parecido!

  • Andhora:

    Fenômeno realmente bonito… Gostaria muito de ter uma explicação… ^^

    Ótimo artigo… vocês se superam cada vez mais…

  • Vagner:

    Lindo, as pessoas que moram lá são privilegiadas, por poderem ver essa espetáculo da natureza.

  • André:

    Ah, isso é só mais um plug-in para o Worldshop GS-5 (God`s Suite) que teve seu pré-lançamento em Valhalla.

    Mas, falando sério… provavelmente, à medida que a densidade atmosférica diminui, os cristais devem ficar mais espalhados também, alargando o cone…

  • Wilmar Walendowsky:

    Provavelmente os cirstais de gelo diminuem um pouco a temperatura do ar por onde passam, ou seja por onde estão caindo. Assim o ar no centro do “pilar’ torna-se mais pesado e então começa um fluxo de ar descendente sugando o ar que ainda encontra-se “parado” no topo arrastando mais cristais de gelo para o centro, formando assim um cone elíptico. Pode-se experimentar isto de modo invertido com uma pequena fogeira bem rasa ao chão e aproximando verticalmente um cando comum de 5 a 10 cm de diâmetro e observar a fumaça se dirigindo para o centro para ondo o tubo está apontado.

  • César:

    Acho que eles não devem saber o que é MIDNIGHT CLUB … [/ai] … =P
    brinks…
    ——–
    Bonito o efeito que dá no céu neh?!
    ——–
    É a primeira vez que isso ocorre?!

  • alvaro:

    Creio que o efeito de abertura da coluna acima se deve ao fato do ar estar mais rarefeito favorecendo a dispersão dos cristais que passam a refletir a luz dos holofotes de forma difusa(como em uma lanterna)porém devido a potencia dos holofotes essa dispersão só ocorre bem acima da nuvem de cristais criando esse efeito de rabo de peixe.(creio eu)

  • Rodrigo Gpmes:

    Eu, particularmente, acho que tem algo a ver com a distância focal da origem da luz, tendo o ar preenchido pelos microcristais, juntamente com o índice de refração, como lente. Não sei se viajei, mas deve ser algo relacionado a isso. Visto que converge do nada em determinado ponto de forma bem regular em todas as fontes de luz.

    AH! independente da origem, só sei q é lindo e reflete bem as qualidades de Deus, mas especificamente o amor, ao criar as coisas para o homem.

    Abraço a todos. O pessoal do Hypescience tá de parabéns. Acompanho desde os tempos de Marcelo Ribeiro! aishius

Deixe seu comentário!