Analise a imagem acima. O que você crê que ela mostra?
Está certo, de fato, a sombra que aparece nessa foto feita pela NASA lembra um homem em um traje espacial, mexendo no rover Curiosity da agência espacial norte-americana, atualmente em Marte.
Problemas: o homem ainda não pisou em Marte. O que levou os teóricos da conspiração a especular que:
- Esta é prova de que o rover está na Terra e não em Marte, e seres humanos estão limpando-o e fazendo manutenção na nave;
- Esta é a prova de que os seres humanos já estão vivendo em Marte em bases alienígenas abandonadas;
- Esta é a prova de que alienígenas existem e estão mexendo com nossos rovers.
A imagem é de 2012. Quem criou todas essas possibilidades tão plausíveis para explicá-la foi o ufólogo Scott Waring, escrevendo para o site UFO Sightings Daily.
“Alguém que quer permanecer anônimo encontrou uma sombra de um ser humano mexendo com o rover Curiosity. A pessoa não tem capacete e seu cabelo curto é visível em detalhe. A pessoa tem tanques de ar em suas costas e uma roupa que cobre a maior parte do corpo, exceto o cabelo”, afirmou.
Em seguida, Waring fez as acusações de sempre, de uma gigante conspiração do governo norte-americano que definitivamente não quer admitir que aliens existem até a já famosa “não nunca fomos pro espaço” teoria.
Naturalmente, há sempre a (mais provável) possibilidade de que a sombra só se pareça com uma forma humana. Faz todo o sentido que o nosso cérebro interprete essa imagem borrada como sendo de alguma pessoa, uma vez que ele tende a identificar padrões e até mesmo rostos em imagens – é um fenômeno conhecido chamado de pareidolia.
Para apoiar essa sugestão menos empolgante, porém mais realista, há uma segunda fotografia feita apenas 28 segundos mais tarde de um ângulo ligeiramente diferente, que mostra uma sombra que não lembra nem vagamente a de uma pessoa. Aliás, se “aquilo” for mesmo uma pessoa, então ela tem uma capacidade incrível de brincar de estátua, uma vez que não se mexeu nadica de nada. [io9, HuffingtonPost]