Mal-humorado? Então beba um pouco mais

Por , em 22.04.2009

Cerca de 90% das pessoas estão desidratadas – isso é a causa de piores performances físicas e de mudanças emocionais drásticas.

De acordo com cientistas a desidratação é a explicação de problemas como dores de cabeça, mal-humor e preguiça.

O problema, de acordo com o médico Paul Stillman, de Sussex, no Reino Unido, não é beber em si – mas é ingerir pouca água. Normalmente, pessoas tomam muito café, refrigerante e bebidas alcoólicas e deixam o “drink” mais básico e importante de lado.

Stillman descobriu que, de 70 a 90% da população está desidratada. “Não sentimos sede até estarmos desidratados” explica “mas um terço de nosso corpo é feito de água. Quando bebemos produtos mais ‘concentrados’ nosso corpo não funciona tão bem”.

E a hidratação não é importante só para aqueles que praticam esportes pesados, como muitos pensam. De acordo com Stillman, muitos de seus pacientes não se sentem tão bem quanto deveriam, por falta de hidratação. “A desidratação pode não ser a causa de desconfortos, mas é sempre um agravante” declara.

Uma melhor hidratação pode nos deixar mais felizes e alertas. Também pode nos deixar mais magros – a sede é facilmente confundida com fome -, menos sujeitos a doenças cardíacas e com uma pele melhor.

A “regra de ouro” da hidratação é beber dois litros de água por dia, mas Stillman acha que pode não ser suficiente para algumas pessoas. Em uma academia, fazendo exercícios durante uma hora, perde-se, em média, um litro de água do corpo. Mas o que pouca gente sabe é que, quando estamos sentados em um escritório com ar condicionado, perdemos de 500 a 750 ml de suor.

A resposta para esse problema é simples: beber mais. Mas até Stillman concorda que beber tanta água é “chato”. A sugestão do médico é beber isotônicos (Gatorade, por exemplo). Eles hidratam o corpo mais rapidamente, pois têm as mesmas substâncias que a água encontrada no nosso organismo, e têm sabor.

Chá e café bem fraco também podem ajudar. Experimente beber mais água em sua casa e descubra se, realmente, as pessoas ficam menos mal-humoradas quando estão hidratadas. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

1 comentário

  • Mal-humorado? Então beba um pouco mais | Ciência Fácil:

    […] sua casa e descubra se, realmente, as pessoas ficam menos mal-humoradas quando estão hidratadas. [Telegraph] #socialbuttonnav li{list-style:none;overflow:hidden;margin:0 […]

Deixe seu comentário!