Novo método para emagrecer: Marcapasso gástrico

Por , em 17.03.2011

Cientistas desenvolveram o que eles acreditam ser uma solução menos invasiva do que a cirurgia de redução de estômago: um marcapasso gástrico, que estimula os nervos do órgão fazendo parecer que você já está de “barriga cheia”.

Os resultados dos testes do marcapasso de estômago são impressionante:  65 pacientes perderam 22% de sua massa corporal em um ano e alguns chegaram a perder 38%.

O aparelho é implantado através de uma laparoscopia no abdômen, mas na parte de externa do estômago. Equipado com um eletrodo, o aparelho estimula o estômago quando a pessoa está começando uma refeição e evita que limites de algumas dietas sejam ultrapassados.

Além disso, como comer menos é apenas metade do caminho para perder peso, o aparelho também monitora a quantidade de exercício feita pelo usuário. E médicos têm acesso a esses dados através de transmissão wireless.

O perigo em estimular nervos com o marcapasso estomacal é que eles ficam acostumados com o estímulo depois de certo tempo, logo o aparelho poderia perder seu efeito – mas os testes, até agora, não indicaram essa possibilidade.

Você se candidataria a utilizar um destes? Comente.

ATUALIZAÇÃO: Atendendo a pedidos informamos que o preço do marcapasso gástrico específico do estudo custa 21 mil dólares. É um preço elevado, mas lembramos que a tecnologia está em seus primeiros passos de desenvolvimento e a popularização do uso e a entrada de marcas concorrentes certamente baixa o custo, caso a tecnologia se consolide. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

34 comentários

  • Elisângela Costa:

    Sim, estou disposta. Meu imc hj é de 45,7, tenho 28 anos e estou acumulando históricos de doenças e dietas mal-sucedidas elisilc1@yahoo.com.br

  • MARIA DE FATIMA RODRIGUES PEREIRA:

    Gostaria de saber se ainda estão precisando de pessoas para testar o marca passo ,se sim ,estou a disposição ,tenho 55 anos e 95kg ,ja fiz varios regimes tomei de tudo e todos os tipos de remedios ,se aparece um novo no mercado estou comprando e tomando ,parece que eles fazem o efeito contrario ,pois engordo .Gostaria de fazer parte de experimento.

  • alALESSANDRA HELENA SILVA RAMOS MARÇAL:

    meu maior sonho da minha vida e ficar com 65kilos;hojr peso 93kilo9s e naõ consigo emagrecer com nada neste mundo ja tentei de tudo,estaria disposta a fazer qualquer tipo de teste para emagrecer sou uma pessoa pobre e naõ tenho nenhum recurso para pagar alguma cirurgia ou ir para um spa;tenho 2 filhas de 18 e 15 anos e 1menino de3 anos ;tenho 36 anos sou casada a20 anos mas agora sinto que meu casamento esta acabando por minha obessidade,tenho depressaõ a 15 anos por ter engordado d+ por favor me ajuda a recuperar aminha alta estima que esta lem baixo;meu marido e bonitaõ tem corpo de atleta,faço caminhada;regime ;remedio ;mas nada adianta obrigado me ajuda e responda meu emeil;alessandra_ramosfti@hotmail.com

  • HELIO PIMENTA ROCIO:

    olá,me candidato a testar esse novo método,tenho 47 anos e peso 145k,estarei a disposição para encarar qualquer teste para emagrecimento,obrigado.

    • HELIO PIMENTA ROCIO:

      esqueci de acrescentar tenho 1,70 de altura,obrigado e não esqueção de mim estou a disposição para qualquer teste.

  • Roseli Pereira:

    OIIII presciso perde 20 kl, e estou me candidatando a usar esse metodo, tenho 32 anos 1,65 e estou pesando quase 90 kl.
    Desde já fico agradecida.

  • GLAUCIA:

    Oi, gostaria de saber se estão fazendo testes sobre esse novo método pois quero me candidatar , pois estou com 30anos e 97kg e nao consigo emagrecer depois que tive meu filho, que alias ja esta com 1ano e 11meses.

  • sueli marques:

    gostaria de receber está ajuda por favor
    não consigo emagrecer e não posso tirar toda minha alimentação pq ja tiver serios preblemas de anemia
    estou com 94 kilos e estou me sentindo muito deprimida por isso,fico sem comer sinto até azia por ficar com o estomago vazio,mas nem assim emagreço sinto muitas dores nas pernas,nas costas e falta de animo por causa do peso
    ajudem-me por favor.

  • ellyz@:

    aceito sim!! pode contar comigo. Afinal, quando começo usar essa maravilha!!!!!

  • auris gomes:

    Se não for problenas endócrinos, a melhor maneira de perder peso é ter força de vontade suficiente para fechar a boca. Experimente.

  • Marcia:

    Parabenizo o site pela publicaçao dessa reportagem.Como toda pessoa que luta contra a balança uma oportunidade de mudar isso se torna parte de um sonho e como todo sonho o desejo que algum dia se torne realidade,com certeza seria voluntaria na pesquisa….

  • vara lucia:

    meu sonho
    que DEUS me ajude a realiza-lo
    bjs

  • Marinela LLovet:

    Adoraria….seria um premio enorme ter a possibilidade de usar esse marcapasso usaria sem o medo de ser FELIZ, pq a FELICIDADE e auto estima!!! NÃO TEM PREÇO….uhuuuuuu

  • teka:

    Adoraria esperimentar pois tem sido um sofrimento emagrecer ,saibam vivenciar o problema esta sendo dificil para mim mais vou consegir boa sorte

  • maria aparecida da silva:

    oi ..fiquei muito enteresada nesta materia… e precipalmente no metado de emagagrecer…..que muito bom ou melhor otimo…..olha se precizar de uma pessoa para teste pode contar comigo estarei a sua despozição……quero muito perder pesso… topo tudo deis de ja agradeço ………….

  • Carlos Alves:

    Tomo 6 cevejas no mínimo por dia a 35 anos,todos os dias, só me alimento a noite, em média 100 gramas de carne e 200 gramas de um ou dois cereais,meu peso quem controla sou eu, se eu quero aumentar 1,2,ou mais quilos consigo sim, comendo um tomate na hora que seria o aumoço, o que engorda é comer mais do que seu corpo gasta de energia.

  • flavia da graça abu laila:

    Nossa se estiverem precisando de uma cobaia eu me candidato …
    por favor faço o que for para emagrecer não esquecem de mim ..
    beijocas flavia

  • Nhacaqueto:

    A ideia e genial. Mas deve-se pensar em inventar um “anti-marcapasso” para anoreticos

  • Dante:

    Achei bom por livrar a pessoa obesa da cirurgia bariátrica, mas queria saber se o paciente por alguma razão não se der bem com o procedimento, pode retirar esse aparelho do organismo sem problemas. O monitoramento da quantidade de exercícios praticada pelo paciente,na minha opinião,é uma invasão no livre arbítrio. Então, se existir um marcapasso gástrico sem esse monitoramento eu me candidataria.

  • wilson:

    ADOREI ESTA MATÉRIA POIS SOFRO COM ESTE PROBLEMA DE PESO MAS O DIABO ,ESTÁ É NA CERVEJA QUE NÃO CONSIGO LARGAR !
    USARIA ESTE MARCAPASSO PELO MENOS PARA MARCAR O CAMINHO DE VOLTA DO BAR PARA CASA E VICE E VERSA !

  • Gabriela:

    eu usaria me da 1 de graça que beleza!

  • LUCY NETO:

    EU ACHEI ESSE INVENTO MARAVILHOSO MAS INFELIZMENTE NAO TIVE ESSA SORTE PARA ME POREM EU PESAVA 139,5KGS CONSEGUI EMAGRECER 56,5 FIQUEI COM 83KG MAS COM UM MEDICAMENTO KE TOMEI VOLTEI A EMGORDAR MAS COMO O TRATAMENTO E MT CARO NAO ME E POSSIVEL VOLTAR A FAZE-LO OUTRA VEZ AGORA JA ESTOU COM 97KG GOSTARIA MT VOLTAR A TER OS 83KGOU MENOS COMO TENHO PROBLEMA DE CLUNA NAO CONVEM TER MT PESO

  • rafael:

    Gostaria de um aparelho desses para o cartão de crédito da minha esposa…..

  • Juliana Mendes:

    Interessante, mas ainda ta valendo a ” força de vontade”!

  • gisele bundchen da conceição:

    Eu já tenho dois marcapassos gastricos.Eles me ajudam bastante, para Vocês terem ideia já faz um mês que não vou ao banheiro.

    Esse é o verdadeiro Fome zero. Você não come nada e ainda esta na moda.

  • Roberto:

    Mais um atalho que no final faz você voltar para onde estava antes… ou até mais para trás… Gente, barriga = estilo de vida… Se não quer a barriga, mude seu estilo de vida… Comidas, horários, hábitos, etc… A barriga não nasce conosco nem deveria morrer conosco…

    Se engana quem acha que vai emagrecer com esses atalhos milagrosos… o homem já foi pra Lua e ainda não inventaram (nem vão inventar) uma fórmula mágica totalmente viável e permanente. Quem é gordo (como eu por exemplo) tem que se cuidar para o RESTO DA VIDA. É como uma pessoa que tem uma doença sem cura e que tem que tomar remédio para o resto da vida…

    Mas não… as pessoas agora estão com uma mania de dizer que “sou gordinho mas sou feliz”… P****! Tu és feliz em ter uma doença? :-/

  • zuleica:

    Os cientistas atenderam minhas preces. Só espero que seja para todos os bolsos.

  • lol:

    Coisa pra quem não tem autocontrole. Faça um prato de comida de uma pessoa decente e pronto.

  • Espedito:

    Muito legal, vai ajudar muitas pessoas, espero que seja colocado a disposição de quem precisa a um preço acessível.

  • zeus:

    Mais uma descoberta pro bem da humanidade…

  • CristianoR:

    Quero um…….é caro?????

  • Evelyn Daiana Xavier:

    adorei essa ideia!qual o preço?

  • ju:

    quanto é?

  • Maria M argarte V Magalhães:

    Eu achei maravilhoso esse invento, quem está acima do peso como eu gostaria de colocar sim.

Deixe seu comentário!