6 dietas da moda e o que os especialistas dizem sobre sua eficácia e segurança

Por , em 30.09.2013

Com certeza você conhece alguém que perdeu três quilos em três dias com alguma dieta incrível. Ah, difícil saber porque a obesidade ainda é uma epidemia.

É fácil pensar que há uma maneira mágica de emagrecer. Mas, antes de você perder seu tempo (ou, pior, fazer qualquer coisa extrema), saiba o que os especialistas têm a dizer sobre dietas da moda, rotinas de exercícios e práticas para perder peso atualmente na moda:

Dietas da moda: Sucos purificantes

dietas da moda sucos detox

Como funcionam: você tem que beber apenas sucos de vegetais e frutas por três a cinco dias. Se você realmente precisar comer, algumas empresas que vendem esses sucos dizem que certos alimentos, principalmente vegetais crus, são OK.

Isso é eficaz ou seguro? Você pode perder peso, mas vai ser principalmente a partir da água que seu corpo tem armazenada. “Ninguém deve fazer uma dieta de suco por mais de três dias”, adverte a Dra. Pamela Peeke, da Universidade de Maryland (EUA). Não importa quantas vitaminas os sucos têm, a falta de gordura significa que algumas simplesmente não vão ser devidamente absorvidas.

Se você fizer essa dieta repetidamente, os períodos de privação de calorias poderiam causar uma desaceleração temporária do seu metabolismo. Se você está grávida ou tem diabetes, não fique apenas no suco. E saiba que você pode até mesmo ganhar peso se exagerar com as frutas, porque elas têm seu próprio açúcar.

Se você quiser tentar essa dieta, uma de apenas três dias antes de um grande evento não deve causar problemas ao seu organismo – mas verifique com seu médico primeiro. E esteja ciente de que essas dietas podem te causar mais perda de dinheiro do que de peso (se você comprar os sucos de uma empresa especializada).

Hot yoga

dietas da moda hot yoga
Como funciona: Essa não é uma das dietas da moda, mas uma rotina de exercícios que clama ajudar a perder peso. O treino original é o Bikram Yoga, uma série de 90 minutos de 26 poses feitas duas vezes em um estúdio a 40 graus Celsius. Você pode encontrar outras classes de hot yoga, ou “ioga quente”, dadas em salas a 32 graus positivos. Os praticantes alegam que as altas temperaturas ajudam a aumentar o metabolismo.

Isso é eficaz ou seguro? “Você vai suar muito, mas vai beber muita água e recuperar o peso de água que você perdeu”, diz Peeke. Quanto às reivindicações que você vai queimar gordura mais rapidamente, ela afirma que seu metabolismo vai melhorar, pelo menos temporariamente, como faria com praticamente qualquer exercício.

Além disso, o calor pode fazer com que você se mova de forma menos vigorosa, observa B. Don Franks, membro do Colégio Americano de Medicina Esportiva. Evite hot yoga se você tiver hipertensão ou doença cardíaca, uma vez que sua pressão arterial pode aumentar.

Se você quiser tentar essa rotina de exercício, melhor optar por yoga tradicional ou aeróbica, para uma queima de gordura mais eficaz. Se quiser testar especificamente hot yoga, beba cerca de 2 litros de água extra por dia.

Acupuntura

3
Como funciona: esta antiga prática tem encontrado uma nova vida como parte de algumas estratégias de emagrecimento. A reclamação é de que as agulhas podem atingir “pontos de fome” que, quando estimulados, afetam os hormônios relacionados ao apetite.

Isso é eficaz ou seguro? “Somente em combinação com dieta e exercício [a acupuntura pode funcionar], e a magnitude da vantagem não é clara”, explica a Dra. Tieraona Low Dog, da Universidade do Arizona (EUA).

Ela sugere que os potenciais retornos podem ser na verdade resultado da interação semanal com o acupunturista. “Quando alguém está ‘te monitorando’, geralmente você tem mais sucesso [na perda de peso]”, explica. Nesse caso, um amigo pode servir a esse propósito.

Se você quiser tentar essa prática, vá a um profissional confiável. Por exemplo, cheque se ele é habilitado.

Dieta alcalina

dietas da moda dieta alcalina

Como funciona: segundo a teoria alcalina, se você obter sua proteína a partir de certas nozes, sementes e formas de soja, e comer muitos vegetais, evitando produtos “promoventes de ácido” de origem animal ricos em gordura, além de açúcar, cafeína e álcool, você vai estabelecer um pH neutro do sangue que pode ajudar a manter seu corpo saudável.

Isso é eficaz ou seguro? “A dieta alcalina é uma jogada de marketing, e a maioria das recomendações são aquelas que eu daria a meus clientes de qualquer maneira”, diz Nolan Marjorie Cohn, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética americana. Um problema com a dieta é exagerar nas nozes, sementes e abacate, que são saudáveis, mas altamente calóricos. Em qualquer caso, seu sangue tem pH naturalmente equilibrado, a menos que você tenha problemas nos rins.

Se você quiser tentar essa dieta, melhor ir ao médico, que pode te orientar em direção a um plano de alimentação mais simples para ajudar a perder peso. Se você ainda assim quiser a alcalina (que supostamente tem muitos fãs célebres, incluindo Victoria Beckham), resista à tentação de comprar “água alcalina especial”, que deveria vir com um rótulo de advertência “Para Enganar Trouxa”.

Invólucros de emagrecimento

5
Como funcionam: Um funcionário de spa aplica uma pasta de chocolate, café ou chá verde em seu corpo, e te enrola em plástico e em um cobertor aquecido por uma hora.

Isso é eficaz ou seguro? Esta técnica é semelhante ao hot yoga: “Você vai ganhar de volta qualquer peso perdido uma vez que começar a beber”, diz Peeke. “Mas é perfeitamente segura, a menos que você tenha hipertensão”. Sua pele pode parecer mais “apertada” por alguns dias depois da terapia, já que a cafeína contrai temporariamente a pele, observa a Dra. Elizabeth Tanzi, dermatologista em Washington (EUA).

Se você quiser tentar essa prática, faça um teste antes de grandes eventos, no caso de sua pele ser sensível.

Meditação

6
Como funciona: meditação tem sido praticada há séculos, mas algumas versões mais recentes são focadas em alimentação consciente. Você pode aprender uma meditação de 10 minutos que pode ser feita em qualquer lugar.

Isso é eficaz ou seguro? A meditação pode ajudar no controle de peso, segundo algumas pesquisas mostram, quando é feita de mãos dadas com uma alimentação consciente. Em um pequeno estudo de 2011 realizado na Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA), mulheres obesas que receberam treinamento em ambas as práticas mantiveram seu peso, enquanto o grupo de controle ganhou peso.

Meditação pode melhorar a função do córtex pré-frontal do seu cérebro, conhecido como comando central, aumentando sua vigilância e determinação. Enquanto isso, a alimentação consciente te torna consciente de cada pedaço de comida que você coloca em sua boca. “A maioria de nós come com pressa, devorando nossa comida sem pensar muito no gosto ou se estamos saciados”, explica a Dra. Low Dog.

Se você quiser tentar essa prática, vá em frente. Coma devagar, saboreando cada mordida e observando as sensações que surgem. Tente a meditação especialmente se você come muito quando está ansioso.

Para todas as dietas e práticas de emagrecimento que você viu aqui hoje, valem uma mesma regra: antes de encarar qualquer uma dessas dietas da moda, procure um especialista. Ele vai dizer qual é a melhor dieta para você – independente de estar na moda ou não. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 2,50 de 5)

Deixe seu comentário!