Mascar chiclete deixa você 10% mais alerta e impulsiona o pensamento

Por , em 4.02.2013

Segundo um estudo japonês publicado na revista Brain and Cognition, a goma de mascar pode fazer muito bem para o cérebro.

Mascar chiclete pode impulsionar o pensamento e o estado de alerta – o tempo de reação dos mastigadores, de acordo com os pesquisadores, é até 10% mais rápido do que de não mastigadores.

O estudo

Voluntários realizaram tarefas enquanto mastigavam ou não goma de mascar. Seus cérebros foram escaneados para ver quais as áreas estavam ativas nesse período.

Durante os testes de 30 minutos, os participantes pressionaram um botão com o seu polegar da mão direita ou da esquerda, em resposta ao sentido da seta sobre uma tela.

Homens e mulheres que não estavam mastigando chiclete levaram 545 milissegundos (milésimos de segundo) para reagir, em comparação com 493 milissegundos entre os mastigadores. As regiões do cérebro mais ativas durante a mastigação eram as envolvidas com o movimento e a atenção. A pesquisa sugere que até oito áreas do cérebro são afetadas pelo simples ato de mastigar.

Uma teoria para explicar este resultado é que mascar aumenta a excitação e leva a melhorias temporárias no fluxo de sangue para o cérebro.

“Nossos resultados sugerem que a mastigação induziu um aumento do nível de excitação e alerta, além de um efeito sobre o controle motor e, como consequência, estes efeitos podem levar a melhorias no desempenho cognitivo”, concluíram os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas no Japão.

Mais evidências

Um estudo do psicólogo Serge Onyper também já havia sugerido que estudantes que mascam chiclete durante cinco minutos antes de fazer um teste têm notas melhores. Onyper disse que o impulso no desempenho acadêmico era provavelmente devido à “excitação induzida pela mastigação”, que durou, no entanto, apenas cerca de 20 minutos. Mas mascar chiclete durante o teste não era bom, provavelmente porque a mastigação atrapalha o pensamento.

Por fim, vale a pena mencionar que, apesar de mascar chiclete parecer ajudar na concentração e melhorar o desempenho cognitivo, pesquisas apontam que a atitude pode acabar com sua memória de curto prazo.

Estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, descobriu que participantes que mascavam chicletes tinham mais dificuldade para memorizar a ordem de palavras e números de uma determinada lista. No entanto, também descobriram mais dos prováveis benefícios de mascar chiclete: isso pareceu melhorar o raciocínio abstrato dos voluntários do estudo.[DailyMail]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!