Mastigue mais para comer menos

Por , em 2.08.2011

Quer emagrecer? Então é bom que você demore mais tempo nas suas refeições. Segundo um novo estudo, quem mastiga mais, consome menos calorias.

Participantes do estudo mastigaram alimentos 40 vezes e consumiram quase 12% calorias a menos. O normal é que as pessoas mastiguem os alimentos apenas 15 vezes antes de engolir.

Os pesquisadores forneceram um almoço comum para meninos de 14 anos obesos e para garotos de 16 anos com peso normal para ver se existem diferenças na forma em que eles mastigavam a comida. Além disso, analisaram se a mastigação levaria as pessoas a comerem menos, e como os níveis de açúcar no sangue e hormônios que regulam o apetite são afetados com isso.

Pesquisas anteriores já haviam explorado a ligação entre obesidade e mastigação, com resultados variados. Alguns estudos concluíram que comer rápido e mastigar menos estão associados com a obesidade, enquanto outros não encontraram essa relação.

No estudo atual, a equipe descobriu uma ligação entre a quantidade de mastigação e os níveis de vários hormônios que dizem ao cérebro quando começar e quando parar de comer.

A mastigação mais demorada foi associada com baixos níveis de guelina no sangue – o hormônio da fome, que estimula o apetite. Aliado a isso, foram encontrados níveis mais elevados de CCK, hormônio que pesquisadores acreditam que reduz o apetite.

Como o estudo foi pequeno e incluiu apenas jovens, os autores dizem que a mastigação prolongada não necessariamente afetará a ingestão de calorias em outras pessoas. No entanto, a redução de 12% de calorias ingeridas do grupo que mastigava a comida 40 vezes poderia ser traduzida em uma perda de peso significativa. Se uma pessoa cortasse a ingestão de calorias nessa medida, ela poderia perder pouco mais de 10 quilos em um ano. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Prii:

    Experimenta mastigar um pedaço de melancia 40 vezes.

  • Mavro:

    Sá se sabia disso a muito tempo, yoga e budismo e outra religões orientais sempre pedem para comer devagar… por isso que o “slow food” está na moda…
    O nome correto do hormônio da fome é GRELINA http://pt.wikipedia.org/wiki/Grelina

  • Fabiano:

    o negocio é bater tudo no liquidificador, tenho la paciência de passar duas horas mastigando 😛

  • adelimar:

    haja paciencia ,quando a comida e gostosa mano ,eu como mesmo ,nao consigo me controlar , danece.

  • zhor:

    Ao se comer a 200 à hora, dá a sensação ainda de fome mesmo estando com o estômago cheio. Mas já é de conhecimento que comer devagar, previne engordar.

Deixe seu comentário!