Matéria escura protege galáxias

Por , em 15.03.2009

O telescópio Hubble, da NASA, descobriu novas evidências de que galáxias estão contidas e protegidas por halos de matéria escura – a forma invisível de matéria que compõe a maior parte da massa do universo.

A matéria escura é invisível, e ninguém sabe exatamente o que é, mas sua existência é comprovada pelo fato das galáxias se manterem juntas no universo. Alguma substância invisível vaga pelo espaço, concentrada em galáxias, gerando gravidade em quantidades além da matéria visível.

Olhando dentro do tumultuado coração do aglomerado de galáxias Perseu (localizado a 250 milhões de anos-luz), o Hubble descobriu uma grande população de galáxias pequenas que permaneceram intactas, enquanto galáxias maiores ao redor estão sendo despedaçadas pela força gravitacional de galáxias próximas.

“Estamos surpresos por encontrar tantas galáxias anãs no núcleo deste aglomerado, as quais estão sem nenhum sinal de distúrbio causado por gravidade”, disse o astrônomo Christopher Conselice, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e líder das observações pelo Hubble. “Estas anãs são galáxias muito antigas, que estão no aglomerado há muito tempo. Se alguma coisa iria desintegrá-las, já teria acontecido. Há uma quantidade muito grande de matéria escura nelas, provavelmente”.

As galáxias anãs podem ter quantidades ainda maiores de matéria escura do que galáxias espirais, como a Via Láctea. “Com estes resultados, não podemos dizer se a matéria escura contida nas anãs é maior do que na Via Láctea”, afirmou Conselice. “Ainda que o fato das galáxias espirais serem destruídas em grupos, enquanto as anãs não o são, sugira que este é o caso”.

Proposta inicialmente há 80 anos atrás, a matéria escura é tida como a “cola” que mantém as galáxias unidas. Astrônomos sugerem que a matéria escura fornece uma estrutura para a formação das galáxias através da atração gravitacional. [Live Science]

• VIAJANTES DA LIBERDADE » Blog Archive » Matéria escura:

[…] Fonte: https://hypescience.com/materia-escura-protege-galaxias/ […]

• evaldo:

É mesmo intrigante esta matéria escura!.. Sabemos que existe apenas
    por seus efeitos nas galáxias. O curioso, é que constituindo pelo menos
    80% da massa do universo, é chamada de materia exótica. A nossa ma-
    téria, que constitui apenas 20% do todo ( se tanto ) é que deveria ser cha
    mada de exótica ( diferente ) da maioria. hehehehe. (brincadeira)
    No livro dos Espíritos, publicado Há mais de 150 anos, Kardec nos dá no
    ticia do Fluido Cósmico Universal ( FCU ) que segundo êle é uma “subs-
    tância semi-material” ( talvez por faltar uma palavra ou conceito científico
    mais adequado na época) que seria o principio de tudo que existe.
    Não seria a mesma matéria Escura? Com a palavra os pesquisadores!

• Jean P. Carvalho:

A idéia do “Fluido Cósmico Universal” começou a ser defendida pelo “médico” Franz Anton Mesmer, no final do séc XVIII. Kardec se interessou pelos princípios do mesmerismo, e, ao q. parece, se influenciou bastante por estas teorias. Mas realmente, ao q. tudo indica o q. + se aproxima da idéia do “fluido universal” é realmente a tal da “matéria escura”… será q. é ela q. possibilita a incrível comunicação entre uma partícula e sua anti-partícula, ainda q. separadas a zilhômetros de distância??

Bem, não sou pesquisador, mas, se Kardec é assim, TÃO IMPORTANTE, é bom que vejamos aqui, algum ardoroso defensor seu, defendendo-o, pois esse indivíduo, também disse, no Livro dos Espíritos, que Vênus, Marte, Júpiter,Saturno,são habitados por seres vivos, inteligentes.Algumas dessas civilizações, seriam mais ADIANTADAS que nós, terrestres.Quem se habilita a defender HOJE, esse ponto de vista de Kardec?

• Ewerton Lima Salazar:

Não sou defensor de Alan Kardec e nem religioso, mas o que ouço falar sobre os seres que habitam estes planetas como Vênus, Marte, Júpiter e Saturno não são constituídos de matéria física como nós e sim de matéria mais sutil, eles habitam orbes mais elevados. Em teoria nossa visão e exploração desses planetas apenas nos permitiriam ver o orbe físico deles, ou seja nada de vida.

• Edemilson Lima:

É igual a história do dragão em minha garagem.

• Kimprestavel:

Se formos seguir a teoria do campo unificado de Eisntein, chegaremos a conclusão de que a matéria escura nada mais é que o restante do campo que permanece em estado natural.
    Se realmente assim for, explicaria o porque de compor 80% do universo e estariamos mergulhados em um oceano de matéria escura.