Mau humor torna algumas pessoas mais produtivas

Por , em 20.07.2018

O mau humor pode ajudar na produtividade de algumas pessoas, mostra novo estudo. Estas pessoas mostram mais atenção, administram melhor o tempo e priorizam melhor suas atividades quando estão rabugentas.

Claro que isso não é verdade para todo mundo. Algumas pessoas têm temperamento mais reativo, e suas respostas emocionais são mais intensas e duram mais tempo. Outras são menos reativas, o que significa que quando elas ficam bravas, isso não dura muito tempo.

Neste estudo da Universidade de Waterloo (Canadá) publicado na revista Personality and Individual Differences, indivíduos com baixa reatividade não mostravam maior produtividade quando mal humoradas. Pelo contrário, a produtividade até caiu em dias de mau humor.

Os pesquisadores envolvidos no trabalho dizem que suas observações trazem novidades sobre como o humor afeta a execução de tarefas como memória, pensamento rápido e atenção para o detalhe.

“Nossos resultados mostram que há pessoas em que o mau humor pode melhorar as habilidades de pensamento que são importantes para a vida rotineira”, diz uma das pesquisadoras, Tara McAuley.

O estudo analisou dados de 95 participantes jovens que tiveram que completar nove tarefas diferentes e responder perguntas sobre o tipo de humor e personalidade. Para indivíduos do tipo de alta reação, um humor pior estava associado com uma performance melhor.

Já estar de bom humor não impactou a performance das pessoas reativas ou não reativas. O motivo para isso não era o foco deste trabalho, mas os pesquisadores acreditam que pessoas altamente reativas estão mais acostumadas a sentir sensações negativas, e conseguem lidar melhor com o mau humor.

A pesquisadora do trabalho alerta, porém, que os leitores de seu artigo não devem interpretar os resultados como uma desculpa para reações exageradas ou inadequadas de mau humor.

Este estudo contou com poucos participantes, portanto mais pesquisa com um público mais variado será necessária para melhor compreender o que está acontecendo aqui.

“Acreditamos que essa linha de pesquisa vai ajudar a aumentar nosso conhecimento sobre como diferenças individuais em humor moldam a aplicação de habilidades, jogando luz sobre uma área importante e pouco estudada da função humana”, diz a conclusão do trabalho. [Science Alert , Personality and Individual Differences]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 3,88 de 5)

1 comentário

  • Adalberto Silva:

    Será que qualquer produção por parte de quem está ou é mau humorado terá algum grau de aproveitamento qualitativo/positivo. Sei não, pois, em minha vivência/experiência nunca vi isso, ou soube de quaisquer notícias aceitáveis a respeito, a não ser só prejuízos, tanto para os autores da espécie, como àqueles que lhe estão próximos.

Deixe seu comentário!